Problemas matemáticos


Sobre

No final do ano de 1899, David Hilbert foi convidado para dar uma das principais palestras do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), que seria realizado em Paris no ano seguinte. Ele usou a ocasião para especular sobre as incertezas do futuro da Matemática e desafiar os exploradores matemáticos do novo século. Sua apresentação chamava-se simplesmente "Problemas matemáticos".

Hilbert acreditava que os problemas eram a força vital da matemática, mas deveriam ser escolhidos com cuidado. "Um problema matemático deve ser difícil, de modo a nos desafiar", escreveu, "mas não completamente inacessível, ou zombaria de nossos esforços. Deve servir como uma referência pelos caminhos intrincados que levam às verdades ocultas, mas, em última análise, deve nos lembrar do prazer que encontramos em sua solução". (Marcus du Sautoy. A Música dos Números Primos: A história de um problema não resolvido na matemática.)

Em sua 3ª edição, os Problemas matemáticos buscam exaltar o desafio, a dedicação e a beleza que um bom problema de matemática envolve!

David Hilbert, 1907

Como funciona?

Confira o regulamento aqui

Inscrições encerradas