A gestão da aprendizagem permite planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades educacionais para garantir que os objetivos de aprendizagem do curso de Energia e Automação da EPUSP sejam alcançados. A USP organiza a gestão do ensino de graduação através da Pró-reitoria de Graduação (PRG), responsável pela idealização, planejamento, acompanhamento e avaliação dos cursos de graduação. A PRG implementa as diretrizes de graduação definidas pelos Conselhos Centrais, regulando o funcionamento dos cursos oferecidos pela universidade.
O processo de autoavaliação permite examinar a eficácia do processo educacional. Nos cursos da EPUSP são utilizados diversos métodos, como avaliações de ensino pelos estudantes, pesquisas de feedback no início e no meio do curso, entre outros. Essas metodologias ajudam a garantir a qualidade do ensino e a promover a melhoria contínua das práticas educacionais, alinhando-se com os objetivos de gestão de aprendizagem da USP.
O PEA, por meio dos seus docentes, faz acompanhamento dos seus egressos para identificar demandas de formação do engenheiro de Energia e Automação Elétricas, compreender a percepção do mercado de trabalho sobre as competências e habilidades do egresso formado na EPUSP, e para analisar a sua inserção no mercado de trabalho. Essas iniciativas, ainda que não institucionalizadas no nível do departamento, permitem fortalecer o relacionamento com os egressos e melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem.
Os docentes do PEA reconhecem a importância da gestão da aprendizagem para atender às exigências de um ambiente educacional dinâmico, visando o desenvolvimento efetivo de competências e habilidades. Este processo é essencial para formar estudantes que atendam ao perfil profissional desejado. A gestão da aprendizagem no PEA abrange diversos componentes, cada um contribuindo para a eficiência do processo educativo, como:
Planejamento curricular: envolve o aprimoramento e a atualização dos currículos das atividades de ensino-aprendizagem, adaptados às necessidades e aos interesses dos alunos.
Desenvolvimento de recursos: inclui a criação e curadoria de materiais didáticos que apoiam os métodos de ensino.
Metodologias de ensino: implementação de estratégias que promovam uma aprendizagem ativa e envolvente.
Avaliação: medição da eficácia do ensino e da profundidade da aprendizagem dos estudantes por meio de várias formas de avaliação.
Tecnologia educacional: uso de sistemas de gestão de aprendizagem, plataformas educativas e ferramentas digitais.
Suporte ao estudante: orientação acadêmica e recursos de aprendizagem.
Capacitação profissional do docente: atualização e capacitação contínua dos professores, por meio de cursos de formação, workshops, entre outros.
As disciplinas da ênfase de Energia e Automação Elétricas da habilitação de Engenharia Elétrica são amplamente avaliadas pelos estudantes ao final do semestre, utilizando questionários nos quais os alunos analisam diversos aspectos das aulas e dos professores, como clareza, organização, conhecimento do conteúdo e habilidades de comunicação. Esse método é vantajoso, pois proporciona feedback direto dos alunos e permite identificar áreas específicas de melhoria. No entanto, as respostas podem ser influenciadas por fatores não relacionados ao ensino, como a dificuldade da disciplina e até mesmo da habilitação, além de tenderem a refletir opiniões subjetivas dos alunos. Os questionários são anônimos para garantir a honestidade e a liberdade dos alunos em expressar suas opiniões sem receio de retaliações. Além disso, os questionários são similares nas disciplinas, proporcionando consistência na avaliação entre diferentes cursos. Algumas disciplinas aplicam os formulários na última aula, permitindo discutir os pontos levantados e propor melhorias para os novos oferecimentos. Normalmente, o questionário está disponível aos alunos pela plataforma Moodle USP.
O roteiro para incorporar a avaliação da disciplina está neste link.