Fatores de Risco

Fatores de risco são aquelas condições que implicam em maior probabilidade do desenvolvimento ou agravamento de uma doença. Os principais fatores de risco associados ao SARS-CoV-2 são idade avançada e doenças crônicas graves, tais como diabetes, doenças pulmonares e doenças cardiovasculares. Esta página tem o intuito de explorar quais são os fatores associados ao agravamento da doença em pessoas que deram entrada ao serviço médico portando o vírus no Estado de São Paulo. Serão exibidos histogramas e gráficos de barra, apresentando a frequência versus a presença e ausência dos fatores agravantes.

Um dos fatores de risco que mais se destacaram desde o surgimento da pandemia é a idade. Nota-se que o aumento da faixa etária implica em um aumento da frequência relativa de óbitos. Na população acima dos 81 anos, isso se torna mais crítico, pois temos mais óbitos do que recuperados da doença.

Age

Gender

Destaque para os grupos de risco portadores de asma (asthma), cardiopatia (cardiopathy) e diabetes.

Asthma

Cardiopathy

Diabetes

Hematological Disease

Liver Disease

Neurological Disease

Kidney Disease

Immunosuppression

Obesity

Lung Disease

Puerperal

Down's Syndrome

O treemap abaixo exibe os óbitos atrelados às faixas etárias para cada fator agravante da doença.

Índice de Vulnerabilidade Social - IVS

É um indicador que permite aos governos um detalhamento sobre as condições de vida nas camadas socioeconômicas, identificando aquelas que se encontram em vulnerabilidade e risco social. Caracterizam o estado de vulnerabilidade social, as condições de moradia e saneamento, presença ou ausência de um ambiente familiar, meios de subsistência, dentre outros. Dessa maneira, denota-se estágio de risco social quando um indivíduo deixa de ter condições de usufruir dos direitos e deveres dos outros cidadãos devido ao desequilíbrio socioeconômico. Quanto maior o IVS, mais vulnerável e em risco está um cidadão.

Os dados da comparação de mortalidade por COVID-19 em função do IVS foram sumarizados para cada cidade do estado de São Paulo, com a finalidade de encontrar uma relação entre óbitos, comorbidades e o índice. O treemap abaixo exibe os óbitos atrelados ao Índice de Vulnerabilidade Social para cada fator agravante da doença.

Brasil - 08/2021