Atlas

Através das análises e da modelagem proposta no artigo desenvolvido, teve-se a ideia de correlacionar o índice de vulnerabilidade social (IVS) com a mortalidade para os municípios do Estado de São Paulo. A taxa de mortalidade é convencionalmente contabilizada como o número de mortes para uma determinada população (comumente adotada como morte por 100.000 habitantes). Dessa maneira, esse índice demográfico pode ser utilizado para comparar a quantidade de mortes entre cidades, regiões, estados, dentre outros. Para os óbitos provenientes do SARS-CoV-2, contabilizou-se a mortalidade por município no Estado de São Paulo.

Nota-se que houve maior mortalidade em municípios do litoral, sudeste, norte e noroeste paulistas. Através da consulta e elaboração do IVS (em inglês IPVS), pode-se construir um mapa desse índice para cada município do estado de São Paulo.

Do mapa de IVS, há indícios de que existe correlação entre a mortalidade e o índice, pois ambos os mapas compartilham de regiões e municípios críticos, o que já era esperado, porque saúde é um dos principais componentes do índice. Ou seja, quanto mais alto for o índice de vulnerabilidade social, pior poderão ser as condições sanitárias.

Brasil - 08/2021