CONFERENCISTAS

Dr. David Wigg-Wolf (German Archaeological Institute - Alemanha)

Desde de dezembro de 2008 David Wigg-Wolf é Pesquisador Associado da Römisch-Germanische Kommission (RGK) do Instituto Arqueológico Alemão (DAI), Frankfurt e Editor Principal da Bericht der Römisch-Germanischen Kommission. De 1974 a 1986 trabalhou na Oriel College, Universidade de Oxford; de 1974 a 1979 com Literae Humaniores; em 1977 trabalhou com o tema honra as moderações na literatura grega e latina; em 1979 lecionou na Final Honour School of Literae Humaniores, (História Antiga e Filosofia); de 1979 a 1981 desenvolveu estudos de pós-graduação na área de Arqueologia Romana; em 1986 defendeu a tese de doutorado: "The Circulation of Bronze Coinage in N. Gaul in the Mid- fourth Century A.D.: the Numismatic Evidence for the Usurpation of Magnentius and its Aftermath, 350–361". É membro do Conselho Editorial da Revista Científica MONETA, além da Journal of Archaeological Numismatics e Journal of Ancient History and Archaeology. Publicou diversos capítulos de livros e artigos científicos nos últimos cinco anos.

Dr. François de Callatay (Gabinete Real da Bélgica - Bélgica)

François de Callatay é chefe do Department at the Royal Library of Belgium. É professor da Université libre de Bruxelles (História econômica e social da Antiguidade Clássica). É Diretor de estudos na 4ª seção da École pratique des Hautes Études (Paris - Sorbonne) (Presidente da história financeira e monetária do mundo grego). É membro da Académie royale de Belgique (Class of Letters), membro correspondente do Instituto de France (Académie des Inscriptions et Belles-Lettres). É membro da Academia Europaea (História e Arqueologia). François de Callatay tem mais de 6.000 páginas publicadas em 24 países (Áustria, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Egito, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Grécia, Hong Kong, Hungria, Israel, Itália, Líbano, Luxemburgo, Holanda, Polônia, Romênia, Rússia, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia e EUA), dos quais 24 livros (11 como autor único), ca. 230 artigos, e sobre o mesmo número de revisões, notas e prefácios (quase todos como autor único).

Professora Titular Dra. Maria Beatriz Borba Florenzano (MAE-USP)

Maria Beatriz Borba Florenzano graduada em História (1973), mestrado em Ciências Sociais (1978) e doutorado em Antropologia Social (1986) pela Universidade de São Paulo. Professora Titular de Arqueologia Clássica no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Foi Parker Visiting Scholar no Center for Old World Archaeology and Art, Brown University, E.U.A. (1988); Visiting Professor no Center for Old World Archaeology and Art, Brown University, E.U.A. (First Term de 1994); Kraay Fellow no Coin Cabinet do Ashmolean Museum, Oxford (2003) e realizou dois estágios de pós-doutoramento na Université Catholique de Louvain La Neuve , Bélgica (1991 e 1997). Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Clássica, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia clássica, numismática antiga, iconografia monetária antiga, a moeda como instrumento de troca e de valor na antiguidade, organização do espaço e sociedade na Grécia antiga. Coordenadora geral do LABECA/MAE, Laboratório de estudos da cidade antiga, sediado no MAE-USP, referência nacional em estudos de arqueologia da Grécia antiga. Foi Diretora do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de S.Paulo (mandato de 2010 a 2014).