Escolher o tipo certo de solicitação é um bom começo para que seu pedido seja analisado mais rapidamente.
Quando estiver criando uma solicitação, clique na caixa Tipo de Solicitação para ver as opções disponíveis.
Caso não haja uma categoria que você procura, é provável que seu pedido não seja uma atribuição da SEF. Nesse caso, procure a Prefeitura do campus ou o setor de manutenção de sua Unidade.
Caso o tipo escolhido seja equivocado, a equipe da SEF irá adequar o tipo às reais necessidades de sua solicitação.
Explicaremos a seguir os tipos disponíveis.
caixa de seleção de tipos de solicitação
O Plano Diretor Espacial é um conjunto de informações que orientam a Unidade no seu processo de expansão e/ou reconfiguração. O Plano estabelece áreas de preservação, ampliação, demolições, eixos de circulação, áreas livres etc., de modo a orientar futuros empreendimentos com vistar a maximizar a qualidade espacial e ambiental das dependências da Unidade.
Se a Unidade precisa avaliar a viabilidade espacial e econômica de uma proposta nova, pode encaminhar uma Solicitação deste tipo. O resultado pode ser utilizado como embasamento para outros trabalhos.
Opção indicada caso seja necessária a construção ou reforma de praças, calçamentos, vias, estacionamentos ou redes de infraestrutura (como drenagem ou alimentação elétrica) nas áreas externas da Unidade (exceto redes de infraestrutura de cabeamento de lógica, que devem ser solicitadas à STI).
Este tipo de solicitação visa dar à Unidade autorização para a utilização de espaços, internos ou externos, para o oferecimento de serviços ou realização de eventos a serem executados por terceiros.
Levantamento topográfico e cadastro de redes são feitos para mapear o relevo, a vegetação e as construções existentes no terreno nas áreas envoltórias das edificações da Unidade, bem como as redes existentes nestes locais (conforme mencionado no item anterior). Esse tipo de levantamento é fundamental para os trabalhos de manutenção e planejamento de novos empreendimentos.
A SEF armazena em seu arquivo cópias de boa parte dos projetos desenvolvidos para a Universidade de São Paulo (construídos ou não), e disponibiliza estas informações para toda a comunidade USP.
As Unidades podem utilizar o sistema Acrópole para solicitar estes desenhos, planilhas e memoriais, seja em arquivo digital ou versão impressa.
Se sua Unidade definiu expandir suas atividades em um novo prédio, a partir de seu Plano Acadêmico, esta é a opção mais adequada. A SEF conduzirá o planejamento e as avaliações de viabilidade, além do projeto e a execução da obra, conforme o caso.
Para que a SEF possa fazer a verificação de um projeto encaminhado pela Unidade, o projeto de arquitetura deverá conter:
A verificação das demais disciplinas do projeto executivo (todas acompanhadas das RRTs e/ou ARTs dos responsáveis técnicos) será efetuada após a aprovação do projeto de arquitetura.
Para maiores detalhes, acesse o escopo descrito nas normas e diretrizes de projeto.
Para reformar e ampliar uma edificação, alterando espaços pré-existentes e criando novos espaços em uma construção anexa e justaposta à atual (sem recuos). Exceto por estas características, ampliações seguem os mesmos cuidados de empreendimentos para edificações novas.
Opção específica para casos de reformas e ampliações a serem executadas em bens tombados por órgãos de patrimônio histórico (CONPRESP, CONDEPHAAT e IPHAN), nos quais são necessários cuidados especiais no projeto de intervenção e recuperação de desempenho.
Similar à opção anterior, exceto pelo fato de não se pretender alterar as áreas internas do bem tombado.
Para que a SEF possa fazer a verificação de um projeto encaminhado pela Unidade, o projeto de arquitetura deverá conter:
A verificação das demais disciplinas do projeto executivo (todas acompanhadas das RRTs e/ou ARTs dos responsáveis técnicos) será efetuada após a aprovação do projeto de arquitetura.
Para maiores detalhes, acesse o escopo descrito nas normas e diretrizes de projeto.
Para modernizar uma edificação, adequá-la à legislação vigente ou remodelá-la para novos usos, sem acrescentar novas áreas. Reformas são racionais do ponto de vista econômico, evitando expansões desnecessárias através da reconfiguração de áreas subutilizadas, mas requerem maiores cuidados para intervenção, pois impactam diretamente no cotidiano das Unidades, nas estruturas e sistemas prediais da edificação.
Escolha esta opção se o objetivo é modernizar os sistemas prediais (instalações de hidráulica, elétrica e redes de gases) para atender às atividades da Unidade, atingir melhores requisitos de segurança, aumentar a capacidade ou, simplesmente, recuperar o desempenho perdido. Diferentemente da opção anterior, este tipo de Solicitação visa chegar a esses resultados sem a necessidade de reformas em outras partes da edificação, sempre que possível.
Um tipo específico de reforma, voltado à recuperação de desempenho dos elementos estruturais de uma edificação, como pilares, vigas, lajes e fundações, que apresentam patologias como ferragens expostas, infiltrações, rachaduras etc.
São necessários cuidados específicos para restaurar e/ou reformar bens tombados por órgãos de patrimônio histórico (CONPRESP, CONDEPHAAT e IPHAN). Diferentemente das opções da Categoria B, neste caso não há previsão de ampliação da área construída.
Caso específico para planejamento, obras e aquisições de estruturas e equipamentos mecânicos de transporte vertical (elevadores e plataformas elevatórias). Serão previstas, também, adequações na interface com a edificação existente.
Caso específico para planejamento, obras e aquisições de instalações e equipamentos de climatização, exaustão e renovação de ar de ambientes. Serão previstas, também, adequações na interface com a edificação existente.
Nos casos de reforma e restauro, o projeto de arquitetura deverá conter:
A verificação das demais disciplinas do projeto executivo (todas acompanhadas das RRTs e/ou ARTs dos responsáveis técnicos) será efetuada após a aprovação do projeto de arquitetura.
Nos demais sub tipos não há necessidade da aprovação prévia da arquitetura.
Para maiores detalhes, acesse o escopo descrito nas normas e diretrizes de projeto.
Utilize esta opção caso encontre algum problema decorrente de obra ainda em andamento, e que não possa ser solucionada diretamente com a equipe de Fiscalização da obra.
Em um período de até 5 anos após a entrega da obra, a construtora é responsável pelos serviços entregues. Isso se aplica a problemas decorrentes de inadequações de execução, mas não por mal uso ou por alterações realizadas pela Unidade ou por terceiros a seu pedido.
Quer realizar uma visita guiada a uma obra? Professores, estudantes e profissionais devem solicitar um agendamento à SEF para que tudo ocorra com segurança.
Se os edifícios de sua Unidade apresentam problemas como danos aos componentes, infiltrações, mal-funcionamento de sistemas etc., ou ainda caso a Unidade tenha sido notificada por algum órgão de fiscalização, como Corpo de Bombeiros, Ministério Público etc. com relação a problemas nas edificações, solicite uma vistoria de averiguação da SEF escolhendo esta opção.