Palestrantes

06/12, 14h

Thiago Nojiri

Apresenta, na abertura do VI Encontro de Pós-graduandos em Estudos Japoneses (VI EPGEJ), a palestra com o título "A tradução como hobby, a tradução como profissão". Tradutor japonês-português especializado em materiais da cultura otaku, desde mangás até light novels, trabalhou durante cinco anos na Editora JBC, participando de projetos de relançamento de clássicos como Ghost in the Shell e Akira. Em 2017, passou a integrar a equipe da NewPOP Editora para traduzir principalmente light novels, como Re:Zero e No Game No Life, bem como mangás consagrados como Devilman, Kamen Rider e Patrulha Estelar Yamato.

07/12, 14h

Aya Ohara

Dançarina e coreógrafa, iniciou na dança desde a infância com Akiko Ohara, parceira de Tatsumi Hijikata, fundadora do Balé Yuba da Comunidade homônima situada em Mirandópolis, São Paulo. Frequentou o Dance Studio Noriko Ando, em Tóquio e em seguida ingressou no grupo Shiki Theatre Company, em Yokohama, ambos no Japão. De volta ao Brasil, reintegrou-se ao Balé Yuba como dançarina e coreógrafa em apresentações por todo Brasil.

Em São Paulo, participou de trabalho do grupo Corpos Nômades e da Companhia Brasileira de Dança de Salão. Foi do corpo docente de Ballet Stagium, Voice Centro de Desenvolvimento Artística e Musical. Atuou também como intérprete e dançarina em produções internacionais do Japão. Atualmente é professora e coreógrafa da Escola Bicultural Heisei, onde vem realizando diversos projetos, e coordena o Ponto de Cultura Cultivar a Arte da Associação Comunidade Yuba desde 2009. No VI EPGEJ, apresenta a palestra "Yama: Comunidade Yuba", no segundo dia do evento.

08/12, 14h

Alexandre Uehara

Doutor em Ciência Política, abre o último dia do VI EPGEJ com a palestra "Os rumos da política contemporânea no Japão". É Coordenador Acadêmico do Centro Brasileiro de Estudos de Negócios Internacionais & Diplomacia Corporativa (CBENI & DiC) da ESPM. Na USP é membro do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa (FFLCH) e Coordenador do Grupo de Estudos sobre Ásia (GEASIA) no Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais.

08/12, 19h

Oscar Nakasato

Professor universitário e escritor, apresenta, no encerramento do VI EPGEJ, a palestra "A inserção de um escritor nipo-brasileiro no cenário da literatura brasileira". É mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada e doutor em Literatura Brasileira. Publicou a sua tese de doutorado Imagens da integração e da dualidade: personagens nipo-brasileiros na ficção (2010) e os romances Nihonjin (2011, prêmio Jabuti) e Dois (2017).