A transmissão dos conhecimentos gerados na EECF-Itatinga, em retribuição à sociedade que é responsável pela sua manutenção, sempre foi uma das prioridades da Estação e, para isto, uma série de atividades de extensão universitária tem sido promovida ao longo dos anos. Como parte dessas atividades, a EECF-Itatinga promove, há mais de 20 anos, dois programas de estágio que têm como princípio o aprender como consequência da realização. Esses programas são:
PREPI (PRograma de Estágio Profissionalizante de Itatinga): também conhecido como “residência florestal”, é um estágio de longa duração no qual os estudantes podem vivenciar diferentes experiências relacionadas à atividades operacionais e principalmente relacionadas à atividades de pesquisa; e
PREFERI (PRograma de Estágio de FÉRias de Itatinga): estágio vivencial de curta duração, concentrado nos períodos de férias escolares e feriados, caracteriza-se por proporcional aos estudantes a oportunidade de vivenciar atividades relacionadas às pesquisas desenvolvidas neste período assim como atividades específicas para a sua formação.
Em ambos os programas os estudantes recebem alojamento e alimentação.
A EECF-Itatinga já recebeu 1083 estagiários, sendo 344 no PREPI e 739 no PREFERI, 31% e 69% respectivamente. Os estagiários atendidos foram provenientes de 46 instituições de ensino, sendo 11 de nível técnico e 35 de nível superior. A relação das instituição de ensino e a quantidade de alunos de cada instituição que participaram dos programas encontra-se no final desta página.
Os programas de estágios são mecanismos de extensão repercutentes no Brasil e no exterior e encontram-se consolidados. Ambos os programas oferecem apoio logístico aos estudantes (alojamento e alimentação).
Relação das instituições que tem participado dos programas de estágios da EECF-Itatinga, com as respectivas quantidades de alunos atendidos. Entende-se: R = residência e F = férias.