APRESENTAÇÃO


A Estação Experimental de Ciências Florestais de Itatinga foi fundada em julho de 1988, quando a ESALQ/USP recebeu, por doação do governo do Estado de São Paulo, o Horto Florestal de Itatinga até então da extinta Ferrovia Paulista S.A. (FEPASA). Descontando a área pertencente à Rodovia Presidente Castelo Branco que corta a região norte da Estação, a propriedade possui 2.175 ha [u1] dos quais 437 ha estão destinados à reserva legal (RL) e/ou às áreas de preservação permanente (APP). Ela se distancia 6 km do centro urbano da cidade de Itatinga-SP e 160 km [u2] do Campus da ESALQ em Piracicaba-SP.

Desde a sua fundação a Estação Experimental atua, assim como a Universidade de São Paulo, em prol da promoção de ensino, pesquisa e extensão universitária.

Regularmente é utilizada para aulas práticas dos cursos de graduação e de pós-graduação da USP, a ESALQ em particular, e por outras instituições de ensino, como UNESP, UNICAMP, UFSCar, UFU, UFRRJ, UFES, UDESC, UNICENTRO, Colégios Técnicos, entre outras.

Constitui-se em importante centro de geração de informação e de desenvolvimento tecnológico, promovendo pesquisas de vanguarda em parceria com instituições públicas e privadas de âmbito nacional e internacional, como IPEF, EMBRAPA, SABESP, CIRAD-França, North Carolina State University-EUA, entre outras.

Além disso, promove o treinamento e a capacitação de técnicos de nível médio e superior por meio dos programas de estágios que são oferecidos no decorrer do ano e concentrados nos períodos de férias.

O uso múltiplo florestal é uma das estratégias para promover o melhor aproveitamento do uso do solo. Neste sentido, as suas áreas experimentais são utilizadas tanto para a produção científica como para a produção de bens madeireiros e não madeireiros, como por exemplos: madeira, mel e sementes de espécies arbóreas.


Missão de Departamento de Ciências Florestais

Formar profissionais sintonizados com as demandas socioeconômicas da sociedade, capaz de avaliar, planejar e gerir os recursos florestais, garantindo sua perpetuação e a manutenção das formas de vida animal e vegetal. Desenvolver pesquisas e tecnologias que visam a conservação e restauração dos ecossistemas naturais, ao manejo sustentável de florestas plantadas e ao beneficiamento racional dos produtos naturais.

Objetivo do Departamento de Ciências Florestais

A promoção de educação, do desenvolvimento científico e da extensão universitária é o principal objetivo das Estações Experimentais de Ciências Florestais. Para isto, uma série de atividades tem sido prioridades e aperfeiçoadas ao longo dos anos como apoio ao ensino e pesquisa, oferecimento de estágio e promoção de eventos técnico-científicos.

Site do Departamento de Ciências Florestais:

Videos Estação:

Siga a ESALQ nas redes sociais: