Introduzir o aluno ao projeto visual ambiental, explorando as relações existentes entre sistemas de identidade visual, ambientação e sinalização.
Desenvolver a capacidade do estudante de realizar projetos de design visual ambiental relacionados ao edifício e à cidade.
Promover o desenvolvimento de habilidades para realização de projetos de design visual ambiental, relacionados à arquitetura.
Desenvolver projetos de design visual ambiental relacionados à cidade, incluindo os projetos de ambientação e sinalização. Disciplina a ser ministrada no sexto semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo, tendo como pré-requisito a disciplina AUP0340 — Projeto Visual Gráfico.
Aprendizado prático e teórico de manipulação das linguagens visuais e processos.
Desenvolvimento de trabalhos.
Interlocuções com os professores.
Discussões conjuntas e avaliação crítica dos trabalhos ao longo do curso.
A avaliação será continuada. Serão considerados: participação nas aulas; realização dos trabalhos solicitados segundo critérios e prazos constantes no cronograma; compreensão do problema proposto em cada exercício; experimentação; competência técnica; qualidade da apresentação.
Cada atividade corresponde a 1 ponto na composição da média final da disciplina. Total = 4 pontos
● Mapeamento do espaço
● Painel semântico e de referências
● Seleção de tipos, hierarquia tipográfica e paleta de cores + Setas e Pictogramas
● Desenvolvimento e projeto de suportes de informação
Entrega Final (grupo):
Corresponde a 6 pontos na composição da média final da disciplina (compilado dos resultados
revistos dos exercícios anteriores + pranchas finais do projeto) .
Apresentação do projeto de sinalização + Manual de orientação e normatização (deve conter a simulação digital de
peças físicas com escala humana).
Os critérios de avaliação são:
Pesquisa: levantamento sistemático de informações em pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e de aspectos culturais
Análise: compreensão e interpretação dos dados coletados
Conhecimento sobre o tema: compreensão e aplicação dos princípios adquiridos, tanto do campo do design visual como do tema relacionado ao projeto
Experimentação: predisposição para a resolução de problemas, tomada de risco, geração de alternativas para criar formas a partir de conceitos
Competência técnica: habilidades para executar ideias adequadas aos suportes e mídias
Comunicação e apresentação: clareza de objetivos, habilidades, consciência das convenções apropriadas, sensibilidade para as necessidades das diversas audiências
Desenvolvimento pessoal e profissional: capacidade de reflexão crítica, organização do trabalho, capacidade de auto-direção, assiduidade e participação nas aulas, engajamento e comprometimento.
NORMA DE RECUPERAÇÃO: Oferecimento de recuperação aos que obtiverem frequência mínima de 70% e nota mínima 3,0 (três).
BIBLIOGRAFIA
CALORI, Chris 2007. Signage and wayfinding design: a complete guide to creating environmental graphic design systems. Hoboken, N.J.: John Wiley.
SMITSHUIJZEN, Edo 2007. Signage design manual. Baden: Lars Müller.
D’AGOSTINI, Douglas 2017. Design de Sinalização. São Paulo: Blucher.
FRUTIGER, Adrian 1999. Sinais & símbolos: Desenho, projeto e significado. São Paulo: Martins Fontes.
GIBSON, David 2009. The Wayfinding Handbook: Information Design for Public Places. New York: Princeton Architectural Press.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
LONGO, Celso 2014. Design Total Cauduro Martino. São Paulo: Cosac Naify.
SAMARA, Timothy 2011. Guia de tipografia: manual prático para o uso de tipos no design gráfico. Porto Alegre: Bookman.
MANUAIS
IPHAN, Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional 2013. Sinalização do Patrimônio Mundial no Brasil: Orientações técnicas para aplicação. Brasília: IPHAN. Disponível em <http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Manual_Sinalizacao_Patrimonio_Mundial.pdf>.
SPORT ENGLAND. Wayfinding and signage for sports facilities. 2013. Disponível em: https://sportengland-production-files.s3.eu-west-2.amazonaws.com/s3fs-public/wayfinding-and-signage-2013.pdf