Comece pelo começo

CHEGAMOS AO CINQUENTENÁRIO E VAMOS CONTINUAR.

Em julho de 1971, Francisco Cândido Xavier protagonizou um dos momentos mais marcantes a televisão brasileira, ao apresentar e divulgar o Espiritismo para milhões de pessoas durante sua participação no programa Pinga-fogo, da TV Tupi. Desde então, a procura por obras espíritas, especificamente de autoria do médium mineiro, obteve um crescimento significativo.

Diante desse fenômeno, Mehry Seba, publicitário e ativo trabalhador da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE), idealizou e propôs uma campanha voltada ao público em geral que tivesse o interesse de conhecer a Doutrina Espírita, valorizando as obras fundamentais de Allan Kardec.

A campanha Comece pelo Começo foi criada em 1972, por iniciativa do Conselho Metropolitano Espírita – na época, órgão regional da USE, na Capital (atual USE Regional de São Paulo), com o objetivo de divulgar as obras fundamentais do Espiritismo, codificadas por Allan Kardec e orientar os ávidos leitores que buscavam conhecer, com segurança e solidez, a natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.

As obras fundamentais representam o registro fiel e completo dos Espíritos Superiores à Humanidade. A Codificação Espírita constitui, portanto, a primeira fonte de onde jorram os princípios basilares da Terceira Revelação – o Consolador prometido por Jesus.

No ano de 2022, esta campanha completa 50 anos. Agradecemos aos colaboradores e convidamos você para continuar a divulgar a Codificação Espírita com esta temática, Comece pelo Começo, garantindo respostas ao coração e à razão.


CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRA AS OBRAS BÁSICAS DO ESPIRITISMO.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

1ª Edição publicada em 18 de abril de 1857 - (501 questões). 2ª Edição revisada, publicada em 1860 (1019 questões)

Este é o livro básico da Filosofia Espírita. Nele estão contidos os princípios fundamentais do Espiritismo, transmitidos pelos Espíritos Superiores a Allan Kardec, através do concurso de diversos médiuns.

Juntamente com as demais obras da Codificação Espírita, é adotado no ESDE - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, um programa de estudo regular da Doutrina Espírita, idealizado pela FEB - Federação Espírita Brasileira, em 1983 e aprovado pela CFN - Conselho Federativo Nacional.

O QUE É O ESPIRITISMO?

Publicado em 1859

De autoria de Allan Kardec, A obra sucedeu a publicação de O Livro dos Espíritos (1857), e apresenta, de forma sucinta, os princípios da Doutrina Espírita assim como respostas às principais objeções que lhe podiam ser apresentadas. É dividida em três partes:

  • a primeira apresenta três diálogos, em que Kardec conversa com um crítico, um cético, e um padre;

  • a segunda, noções elementares de Espiritismo; e

  • a terceira, a solução de alguns problemas do cotidiano pela doutrina espírita.

O LIVRO DOS MÉDIUNS

Publicado em 15 de janeiro de 1861

Este livro reúne o ensino especial dos Espíritos Superiores sobre a explicação de todos os gêneros de manifestações mediúnicas, o mecanismo e os meios de comunicação com os Espíritos, o desenvolvimento da Mediunidade, como uma faculdade humana, normal e orgânica, as dificuldades e os tropeços que possam surgir na prática mediúnica.

É obra fundamental para o estudo e a prática da Mediunidade, sob a ótica cristã.

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

Publicado em 06 de abril de 1864

Este livro apresenta o roteiro da Religião Espírita.

A sua leitura e estudo são imprescindíveis a todos que aspiram por um mundo melhor e que busquem um guia de orientação moral à família e, em particular aos espíritas que praticam, no lar, a reunião semanal de estudo denominada O Evangelho no Lar e no Coração.

É fonte inesgotável de sugestões positivas para construção de uma sociedade humana justa e feliz.

O CÉU E O INFERNO

Publicado em 01 de agosto de 1865

Este livro é também denominado "A Justiça Divina Segundo o Espiritismo" e seu objetivo é oferecer o exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual.

Coloca ao alcance de todos o conhecimento do mecanismo pelo qual se processa a Justiça Divina, em concordância com o princípio evangélico exposto por Jesus: "A cada um segundo as suas obras".

A GÊNESE

Publicado em 06 de Janeiro de 1868

"Esta nova obra - esclarece Allan Kardec - é mais um passo do terreno das consequências e das aplicações do Espiritismo".

Conforme o seu título o indica, ela tem por objeto o estudo dos três pontos, até agora, diversamente interpretados e comentados: A Gênese, Os Milagres e as Predições, em suas relações com as novas leis decorrentes da observação dos fenômenos espíritas.

OBRAS PÓSTUMAS

Publicado em 1890

Este livro, foi publicado pelos continuadores de Allan Kardec, em 1890, 21 anos após sua desencarnação.

Ao lado das obras que formam o "Pentateuco Espírita", Obras Póstumas é valiosa contribuição ao esclarecimento sobre a iniciação do Prof. Rivail (Allan Kardec) no Espiritismo e sobre vários temas fundamentais do Espiritismo.