Objetivos

A USE não é um Centro Espírita, mas a soma de Centros Espíritas que, através de suas lideranças, deliberam sobre o que é melhor para o movimento espírita na região da intermunicipal de Ourinhos. Sem impor ou interferir nas atividades das sociedades adesas sugere, orienta, aproxima e divulga experiências.

Tem como principais objetivos unir as instituições espíritas; manter a divulgação doutrinária conforme a base encontrada nas obras básicas doutrinárias; difundir o Espiritismo nos aspectos filosófico, científico e religioso e realizar trabalhos que não possam ser realizados individualmente pelas instituições espíritas.

Desta forma, favorece a aproximação dos espíritas e propicia a troca de experiências; proporciona maior estabilidade e eficácia do movimento espírita, desestimulando a disseminação de práticas exóticas; evita o desvirtuamento do Espiritismo por conta de personalismos, estimulando a humildade e contribui para assegurar a preservação dos princípios doutrinários, de acordo com o legado de Allan Kardec.

Podemos destacar ainda, como objetivos:

  • Concorrer eficientemente para o desaparecimento do personalismo individual ou de grupos no meio espírita, facilitando e estimulando o desenvolvimento da humildade e da renúncia, virtudes tão necessárias à estabilidade dos trabalhos coletivos.

  • Gerar uma imagem pública institucional consciente, permanente e atuante, através da sinergia entre as instituições unidas, em defesa dos princípios do Espiritismo.

  • Evitar o desvirtuamento do Espiritismo, por conta de interpretações equivocadas, personalistas e práticas nocivas, que visem interesses e ambições pessoais, com evidente desprezo aos seus postulados fundamentais.

  • Possibilitar uma rede de contatos de qualidade para ações da sociedade espírita.

  • Desestimular, ainda a proliferação de práticas exóticas e estranhas, que nada têm a ver com o Espiritismo.

  • Garantir a independência do Movimento Espírita e sua autossuficiência, em todos os seus setores de atividades e, em qualquer época e circunstâncias.

  • Ampliar o espaço que a Doutrina Espírita ocupa dentro da sociedade e oferece acesso a fontes seguras que possam falar em nome do Espiritismo.

  • Dar sustentação ao meio espírita para uma sintonia maior com as forças espirituais que dirigem o Planeta e, em particular, o próprio Movimento Espírita.

  • Contribuir para assegurar a preservação dos princípios doutrinários, de acordo com o legado de Allan Kardec e dá pleno desempenho às finalidades do Espiritismo.