Retorno docente com lançamento do livro para a comunidade acadêmica e familiares. O livro foi escrito pelos professores Flávia Rodrigues e Valdicélio Martins e teve apoio do Ministério Público do Trabalho, Univale e FPF para impressão e distribuição gratuita nas escolas da cidade.
Os Anjos da Alegria estão chegando! E desta vez eles vão invadir o Elipse com a alegria e irreverência de sempre. Nessa prosa, eles vão contar um pouquinho da história do grupo, que recentemente lançou o livro “O Palhaço e a Menina”. A trupe já possui uma atuação consolidada dentro de Governador Valadares, sendo um dos mais belos projetos de extensão da Univale, levando diversão para pacientes, familiares e funcionários do Hospital Municipal da cidade. Artístico, humano, sensível, essencial. Diversos são os adjetivos disponíveis para descrever esse belíssimo trabalho.
Do HMGV para as TVs de Governador Valadares e região. Essa turma não resiste a uma chamado como esse e se aprontou toda para uma visita às crianças com o acompanhamento de uma emissora que gravou os bastidores da trupe no camarim e ainda aproveitaram para divulgar o livro “O Palhaço e a Menina”.
Pensa só essa palhaçada toda aparecendo naTelevisão pra lançar o livro, gente? Oportunidade das boas pra divulgar um projeto que contribui tanto para formação interprofissional dos estudantes e a humanização na assistência à saúde.
Com o livro o projeto ultrapassa os muras da universidade e do HMGV e chega às escolas e biblioteca pública , levando alegria por meio da literatura!
Viva a Literatura! Viva os Anjos da Alegria!
Foi incrível o encontro dos palhaços professores do nosso Projeto com os professores, pedagogos, supervisores, seus familiares no dia 20 de junho.
Um encontro na casa da arte: o Teatro Atiaia, nosso teatro municipal.
A palhaçaria hospitalar alcançou a educação infantil e das séries iniciais, por meio do nosso livro: O Palhaço e a Menina-que alecrim é esse?! na I Mostra de Ensino-Serviço-Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares.
A extensão universitária de mãos dadas com a comunidade, percebida pelos jogos e reprises.
Sim, houve "COM" e não "PARA". Jogamos juntos.
A arte resiste, persiste e insiste!
E nosso livro, cada vez mais, alcançando a comunidade e territórios diversos. Desta vez, estivemos na aula magna (dia 07/08) do Mestrado Gestão Integrada do Território, com um público animado e a presença ilustre de três professores da Bahia, Santa Catarina e Portugal.
O livro O paçhaço e a Menina passeou e encantou os participantes do EnfSudeste, (superior à esquerda) encontro organizado pela @aben_mg , levado pelo coordenador do Curso de Enfermagem, professor Micael Alves. À direita, foi a vez da professora Karla Nascimento, palhaça Felizbina, levar o livro para a professora e artista @lili.castro.lili , que juntamente com os alunos do Projeto de Extensão Palhaçaria Hospitalar, da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, fizeram uma intervenção no Congresso Brasileiro de Educação Médica/COBEM.
São muitas histórias lindas vivenciadas no Hospital Municipal de Governador Valadares durante as visistas quinzenais dos professores e extensionistas do Projeto Anjos da Alegria!
E pensando na potência dessa conexões, a palhaçada resolveu criar o quadro Casos e Acasos.
Passe lá no nosso Insta e confira essas histórias!
No dia 04 de outubro os Anjos anteciparam as comemorações pelo Dia das Crianças com muita música e brincadeiras no Hospital Municipal.
E a campanha de arrecadação de brinquedos teve o envolvimento de muitas pessoas, o que possibilitou a distribuição de brinquedos para todas as crianças da ala da pediatria.
Obrigada a você que nos ajudou a tornar esse dia ainda mais feliz para as crianças!
Foram realizadas ao longo do ano de 15 em 15 dias, intercalado com as visitas hospitalares, oficinas de Palhaçaria na brinquedoteca da UNIVALE onde professores e estudantes puderam desenvolver habilidades e competências acerca da palhaçaria hospitalar, fundamental para aumentar o conhecimento e a relação do aluno/professor com o palhaço e o paciente. Foram realizadas oficinas de música, contação de histórias, jogos teatrais e corporeidade para estimular, desenvolver e potencializar nos alunos e professores, por meio de múltiplas linguagens, a arte da palhaçaria hospitalar, possibilitando novos horizontes e novas estratégias de ações para as visitas presenciais.
A estudante Evelise, palhaça Babete, do curso de Enfermagem, fez uma surpresa cheia de carinho para os professores, demonstrando sua habilidade na arte do croche. Um cuidado especial em cada ponto, com as cores e as características de cada palhaço. Ficou uma lindeza danada e deixou o coração dos professores quentinho e feliz!
O Natal chegou mais cedo no HMGV. Professores e estudantes levaram uma cantata que rimou música, poesia e o verdadeiro sentido do Natal. Crianças, acompanhantes, funcionários entraram no clima natalino, se divertindo com as apresentações. Ahh, e ainda teve presentes para todas as crianças também. Feliz Natal!!!