Promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão, o Projeto Anjos da Alegria incentiva a produção de conhecimento e participação em eventos científicos locais, nacionais e internacionais. No primeiro semestre de 2023 foram 3 resumos aceitos, um deles já apresentado no Colóquio Internacional de Educação e Trabalho interprofissional em Saúde, pela estudante Gabriela Moreira.
Os outros dois resumos relatam a experiência de gravação do programa BalangandAnjos ressaltando o alcance das práticas de extensão universitária para além do Hospital Municipal e a contribuição do projeto para a formação interprofissional.
Em breve os links com os trabalhos serão postados aqui!
Resumos aprovados no 21º Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica - Univale
ST: 19 - Extensão universitária: desafios, ações e inovações no diálogo com a comunidade
Título: “Entre corpos”: ser palhaço e profissional da saúde em um ambiente hospitalar
Autores: Lorrayne Silva Felício de Moura, Gabriela Maria Rodrigues Moreira, Marcelo Xavier Coelho (coorientador), Flávia Rodrigues Pereira (orientadora)
Título: “Balangandanjos": práticas extensionistas para além dos atendimentos hospitalares
Autores: Alice Vieira Froede, Gabriela Maria Rodrigues Moreira, Samyra Cristine da Silva Santos, Karla Nascimento de Almeida, Valdicélio Martins dos Santos (orientador)
Este semestre temos uma novidade: duas estudantes extensionistas e ao mesmo tempo pesquisadoras!
Isso mesmo.
Tem um projeto de pesquisa a caminho do Comitê de Ética em Pesquisa, que quando for aprovado, será executado no semestre de 2024-1 pelas acadêmicas de enfermagem e “anjas” Gianne Tavares Neves e Giovanna Aniele Martins Pinheiro, orientadas pelos professores extensionistas do projeto.
Muita coisa boa se espera com esse projeto, dentre elas a possibilidade de contarem de forma científica, os relatos dos profissionais de saúde já lotados na pediatria e também dos estudantes em formação no mesmo setor, no Hospital Municipal de Governador Valadares, acerca do que as visitas dos Anjos da Alegria/Univale são capazes de gerar.
Além disso, por meio do diário de bordo das duas, elas poderão contar como é ser “Anjos” ao longo de um ano.
Então, aguardem!