9ª EDIÇÃO: 2011
26 a 29 de Setembro
26 a 29 de Setembro
Capa dos Anais do 9º Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Univale
A programação científica do 9º Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica contou com três Conferências Magnas, três Conferências em Mesa Redonda, apresentação de 47 trabalhos sob a forma de Pôster, 86 sob a forma de Comunicação Oral, divididos em 13 sessões, e 79 palestras, divididas em 25 mesas redondas. O evento contou com 266 participantes inscritos, sendo 131 (49%) estudantes de graduação, 56 (21%) estudantes de graduação com BIC, 12 (5%) estudantes de pós-graduação Lato Sensu, 21 (8%) estudantes de pós-graduação Stricto Sensu, 31 (12%) pesquisadores, e 15 (6%) profissionais.
Dos 133 trabalhos divulgando resultados de pesquisas, 86 (39%) foram na modalidade Comunicação Oral e 47 (22%) na modalidade pôster. Do total dos trabalhos apresentados, 115 (86%) foram produzidos na UNIVALE (Sendo alguns em parceria com a UFMG, HEMOMINAS, UFLA e FIOCRUZ) e 18 (14%) nas demais Instituições de Ensino Superior que se fizeram aqui representar, a saber: Centro Universitário do Leste de Minas – UNILESTMG, Faculdade de Cariacica – UNIEST, Faculdade de Engenharia de Minas Gerais – FEAMIG, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMG, Prefeitura Municipal de Governador Valadares – PMGV, Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC.
A nona edição do Simpósio de Pesquisa e Iniciação científica da Univale teve como coordenador, o Prof. Dr. Carlos Alberto Dias. Os anais, em versão física, estão disponíveis na Biblioteca da Univale.
As Conferências Magnas, ministradas na noite de abertura do evento, foram proferidas pelos professores Alberto Simon Schvartzman, Fabio Fernandes Brasileiro e Antônio Vaz, versando sobre "A importância da pesquisa interdisciplinar em prol do desenvolvimento sustentável e preservação dos recursos hídricos”, "Políticas e ações pelo uso sustentável e preservação do Rio Doce”, e "O papel do judiciário no processo de inserção de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho”, respectivamente.