5ª EDIÇÃO: 2007
26 a 28 de Setembro
26 a 28 de Setembro
Capa dos Anais do 5º Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Univale
O 5º Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica, promovido pela UNIVALE, ocorreu no período de 26 a 28 de setembro de 2007. A programação científica do evento se estruturou em torno de duas Conferências Magnas, duas sessões de Exposição de Trabalhos sob a forma de Pôster, duas sessões de Comunicação Oral, divididas em 16 salas de apresentação, e 16 Mesas Redondas.
O evento contou com 243 participantes inscritos, sendo 136 na qualidade de expositores de trabalhos, na forma oral ou de pôster, e 107 na qualidade de ouvintes. Em relação ao evento ocorrido em 2006, o aumento na participação foi de 41,3%. Dos 179 trabalhos apresentados, 141 (78,8%) foram produzidos na UNIVALE e 38 (21,2%) nas demais Instituições de Ensino Superior que se fizeram aqui representar, a saber: Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Espírito Santo, União de Ensino de Caratinga, Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, Universidade Estadual de Minas Gerais, Faculdade de Direito de Governador Valadares e Faculdade de Direito de Vitória.
A análise do perfil dos expositores demonstrou que 149 (61,3%) foram estudantes de graduação, 40 (16,5%) estudantes de graduação com Bolsa de Iniciação Científica, oito (3,3%) estudantes de especialização, oito (3,3%) de Mestrado, quatro (1,6%) de Doutorado e 34 (14,0%) Profissionais/Docentes. A quinta edição do Simpósio de Pesquisa e Iniciação científica da Univale teve como coordenador, o Prof. Dr. Carlos Alberto Dias. Os anais, em versão física, estão disponíveis na Biblioteca da Univale.
"Em algum lugar, alguma coisa incrível está esperando para ser descoberta.”
Carl Sagan
Carl Edward Sagan (1934/1996) foi um cientista, físico, biólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor, divulgador científico e ativista norte-americano.
Sagan é autor de mais de 600 publicações científicas e também de mais de vinte livros de ciência e ficção científica.