8ª EDIÇÃO: 2010
27 a 29 de Setembro
27 a 29 de Setembro
Capa dos Anais do 8º Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Univale
O 8º Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica contou com a exposição de 77 trabalhos sob a forma de Pôster, 123 sob a forma de Comunicação Oral, divididos em 32 sessões e apresentação de 13 mesas redondas. As mesas redondas contaram com 45 intervenções proferidas por pesquisadores, professores e estudantes da UNIVALE e da Prefeitura Municipal de Governador Valadares. O evento teve 269 participantes inscritos, sendo 163 (61%) estudantes de graduação, 44 (15%) Estudantes de graduação com BIC, 10 (4%) estudantes de pós-graduação Lato Sensu, 29 (11%) estudantes de pós-graduação Stricto Sensu, 15 (6%) Pesquisadores, e 8 (3%) Profissionais.
Do total de 200 trabalhos apresentados, 174 (87%) foram produzidos na UNIVALE e 26 (13%) nas demais Instituições de Ensino Superior que se fizeram aqui representar, a saber: Centro Universitário de Caratinga – UNEC, Centro Universitário do Leste de Minas – UNILESTMG, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – USP, Faculdade de Cariacica – UNIEST, Faculdade de Medicina de Petrópolis – FMP, Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças – FUCAPE, Instituto Mineiro de Educação Superior – IMES, Instituto Nacional de Telecomunicações – ITEL, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMG, Prefeitura Municipal de Governador Valadares – PMGV, Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS, Universidade Federal de Lavras – UFLA, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES e Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC.
A oitava edição do Simpósio de Pesquisa e Iniciação científica da Univale teve como coordenador, o Prof. Dr. Carlos Alberto Dias. Os anais, em versão física, estão disponíveis na Biblioteca da Univale.
A programação científica do evento foi aberta com três Conferências Magnas versando sobre temas de importância para a pesquisa e o desenvolvimento regional. As conferências foram proferidas pelos professores:
Dr. Haruf Salmen Espindola, versando sobre “A importância da Univale para o Desenvolvimento da Região do Rio Doce”;
Dr. Alexandre Sylvio Vieira da Costa, que abordou o tema “O papel da indústria no desenvolvimento científico tecnológico brasileiro”;
Dra. Lúcia Alves de Oliveira Fraga, que discorreu sobre “A internacionalização da pesquisa científica na Univale”.