O eixo de Planejamento e Avaliação Institucional busca demonstrar a transparência e a evolução nos processos de avaliação, interna e externa, bem como os formatos de participação e divulgação da comunidade acadêmica, visando a apropriação do que é planejado e executado pela CPA.
O Relato Institucional analisa e sintetiza a história da Unitins, destacando momentos marcantes da universidade. Além disso, apresenta as avaliações externas realizadas, demonstrando o desenvolvimento e a divulgação dos processos de autoavaliação que ocorrem anualmente.
O Plano de Melhorias é elaborado com base nos resultados das avaliações externas e internas, evidenciando a efetividade das ações de gestão. A articulação entre essas avaliações resulta na evolução institucional, a partir da apropriação dos agentes envolvidos.
O processo de autoavaliação na Unitins está consolidado como instrumento de gestão, atendendo às demandas institucionais dos cursos presenciais e a distância. O alinhamento com as ações acadêmico-administrativas desenvolvidas pela equipe da CPA promove tanto a melhoria contínua da própria instituição quanto o conhecimento da comunidade acadêmica sobre as iniciativas realizadas pela gestão. Essa ação favorece a evolução constante e a apropriação dos resultados alcançados e das melhorias implantadas.
O processo de autoavaliação institucional na Unitins envolve a participação da sociedade civil organizada e de todos os segmentos da comunidade acadêmica. Trata-se de um processo abrangente, com instrumentos de coleta modernos e robustos que permitem rápida compilação dos dados a serem analisados. O índice de participação do triênio apresenta um crescimento constante, o que favorece a apropriação e as melhorias implementadas pela instituição.
Os resultados da autoavaliação institucional, divulgados anualmente, refletem os avanços internos e externos de maneira sintética e analítica, buscando promover a compreensão e a apropriação da comunidade acadêmica da Unitins.