Oficinas - 27/07

Manhã

Eliane Mendes & Leila Oliveira

Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros em Creches e Pré Escolas

Eliane Terezinha de Castro Mendes

Graduada em Enfermagem pela Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida. Especialista em Educação em Saúde Pública; Educação profissional na área da saúde: enfermagem e Ativação de processos de mudança na formação superior. Atualmente é coordenadora do curso de graduação de Enfermagem do Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos – UNIFEOB.

Leila Barroso da Silva Oliveira

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Sagrado Coração de Jesus. Especialista em Docência do ensino superior; Educação Profissional na área de Saúde – enfermagem; Enfermagem em Saúde do Trabalhador; Enfermagem Forense; Enfermagem em Saúde Coletiva. Atuou como Coordenadora e Docente no SENAC de São João da Boa Vista. Atualmente é professora do Centro Universitário da Fundação de Ensino Otávio Bastos.

Gabriel Andrade

Tecnologia Educacional: Do Possível ao Imaginável

A oficina contará com diferentes estratégias que abordam a tecnologia, fazendo um paralelo entre o passado e o futuro, trazendo possibilidades para o professor ensinar os conteúdos formais utilizando ferramentas do possível ao imaginável.

Graduado em Pedagogia, com Pós graduação em Docência do Ensino Superior, Educação Especial e Psicopedagogia Clínica e Institucional.


João Fábio Diniz

O Storytelling e a Construção da Autonomia do Estudante

A oficina buscará trazer uma definição geral dessa estratégia didática e evidenciar de forma bem embasada, segundo as concepções da Psicologia da Educação e da Teoria Pedagógica de Ponta, como ela é útil para todos os estágios de aprendizagem, dos anos iniciais ao ensino superior. Discutiremos de que maneira essa ferramenta pode ser extremamente proveitosa para engajar os estudantes, dialogar com seu imaginário e aproximar os conteúdos trabalhados da sua visão de mundo, procurando expandi-la. Nesse processo de dialogicidade é que se constrói a autonomia e o protagonismo do estudante. Mostrar como a utilização do storytelling pode ser diferencial para que isso realmente ocorra em sala de aula é o principal objetivo da discussão a ser realizada.

Graduado em Sociologia e em Antropologia pela UNICAMP, é mestre em Energia, Ambiente e Sociedade pela UFABC. Como cientista social, atuou em uma série de estudos e pesquisas sobre temas variados, sempre em conjunto com a prática docente, que exerce desde 2002, ainda na época de graduação. Em 2011 ingressou na Educação Superior, e em 2014 na UNIFEOB: somadas as duas instituições em que trabalhou, já ministrou mais de vinte disciplinas diferentes na educação universitária, nas áreas de Ciências Humanas, Metodologia de Ensino e Metodologia de Pesquisa.


Juliana Dominato

Era Uma Vez São João da Boa Vista: Práticas Pedagógicas e Educação Patrimonial

A oficina tem a finalidade de promover uma formação aos professores, sobre como abordar a história do município de São João da Boa Vista em sala de aula, bem como, ideias para desenvolver práticas pedagógicas com a temática.

Graduação em História e Pedagogia, Pós Graduação em História Cultura e Sociedade, Alfabetização e Letramento, História da África e Cultura Afrobrasileira e Pós Graduanda em Museografia e Patrimônio Cultural. Possui experiência na área da educação, atuando como docente dos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental da rede pública e privada de ensino e na área museológica, desenvolvendo projetos como educadora patrimonial. Membro da Comissão do Arquivo Histórico e Museu Histórico e Pedagógico de São João da Boa Vista. É escritora e autora de livros infantis dentre eles, "Era uma vez são João da Boa Vista" e de materiais pedagógicos.


Juliana Gimenes Gianelli

Exemplo de Práticas Pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos a partir da Teoria Educacional Freiriana

Utilizando-se da teoria freireana, propõe-se a explanação sobre a teoria revolucionária de Paulo Freire a partir das relações do homem com a realidade. Nesse sentido, após a explanação dos princípios pedagógicos norteadores, pretende-se exemplificar a prática pedagógica a partir do planejamento participativo com estratégias de ensino que promovam a práxis educativa através de atividades interdisciplinares.

Possui Doutorado (2018) e Mestrado (2009) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (conclusão em julho de 2022). Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Humanas de Aguaí - FACHA (2017). Graduação em Letras Licenciatura plena em Português e Inglês pelo Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos - UNIFEOB (2004). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais no Câmpus São João da Boa Vista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), ingresso em 2007.

Lenira Camargo Buzon Grings

Recursos Especiais em Pedagogia Waldorf

Formada em Psicologia Clínica Ampliada pela Antroposofia. Educadora Terapêutica e Terapeuta Social. Realiza Psicoterapia de crianças, adolescentes, adultos e orientação de pais.


Lívia Boaventura, Vera Lúcia Campos & Convidados

A Educação e o Trabalho em REDE

A roda de conversa contará coma participação de integrantes dos Serviços de Proteção Básica: Serviço Social (CREAS e CRAS) e Conselho Tutelar e discutirá a importância do trabalho intersetorial, multidisciplinar e permanente na proteção integral da criança e adolescentes.

Lívia Dominato Boaventura

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Franca/SP) - 2013. Pós-graduada em Serviço e Gestão Social pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE) - 2017. Pós-graduada em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (FCE) - 2021. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica pela Faculdade Campos Elíseos (FCE) - 2022. Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE). Assistente Social do Ambulatório de Saúde Mental do município. Assistente Social da Equipe de Especialistas do AEE.

Vera Lúcia da Silva Campos

Graduada em Serviço Social pela Faculdade Anhanguera, concluída em 2020. Pós-graduação em Direito da Criança, da Juventude e do Idoso - FAVENI, concluída em 2021. Cursando Pós-graduação em Gestão dos Serviços Sociais no Sistema SUAS e nas Políticas da Saúde e Educação - pela UNIDOCTUM. Assistente Social da Equipe de Especialistas do AEE.

Daniela Evangelista de Pontes Valim

Camila Roman T. dos Santos

Laíne Gabrielle da Silva Araújo

Maria Natália de Paula Corneta

Lívia Oliveira Joaquim

Programa Criança Feliz: Estratégia de Ação ao Marco Legal da Primeira Infância

A oficina abordará temas como o Marco Legal da Primeira Infância, o Programa Criança Feliz e a importância da intersetorialidade na Política Pública da Primeira Infância.

Psicóloga, especialista em Gestão Estratégica de pessoas, Liderança e Coaching. Técnica do Departamento de Assistência Social, integrante da Equipe de Vigilância Socioasssitencial, supervisora do Programa Criança Feliz, Facilitadora do Programa Meu Emprego, vice-presidente do COMAD.

Lucas Delbello Santos

Libras: Entendendo a Língua

A oficina irá abordar conceitos básicos da Língua Brasileira de Sinais e a prática da convivência com a comunidade surda.

Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2015). Pós graduação em Libras (2016), aprovado no PROLIBRAS (exame nacional de proficiência em Libras (2015), Segunda graduação Licenciatura Plena em Educação Especial pela Universidade Unissanta (2019). Atualmente é interprete e professor de libras do Instituto Federal de São Paulo.

Luís Carlos Pistelli

O Sistema Braille e a Educação de Crianças com Deficiência Visual

Breve apresentação do sistema Braille e alguns aspectos históricos; demonstrações de leitura e escrita em Braille pelos participantes; discussões acerca da alfabetização em Braille; orientação e mobilidade; desenvolvimento neuropsicomotor de crianças cegas; socialização de crianças cegas.

Fisioterapeuta com Especializações em Bases Neurológicas do Movimento, Neuropsicologia, Psicologia Infantil e do Desenvolvimento. Formação completa em Braille (grau 4) pelo Hadley Institute for the Blid and Visually Impaired. Formação em teoria musical e partituras em Braille pelo Hadley Institute for the Blid and Visually Impaired. Certificado em orientação e mobilidade pela Fundação Dorina Nowill para cegos. Instrutor de Braille da equipe de Especialistas do AEE.

Mariângela Leocárdio Jacomini

Alfabetizando com Paulo Freire: Diversão e Consciência

Possui graduação em Letras pela Fundação de Ensino Otávio Bastos (1990) e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson (2006). É Mestre em Educação pela PUC-Campinas na linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação, fazendo parte do grupo de pesquisa Gestão e Políticas Públicas em Educação. Realizou a pesquisa "Oficinas curriculares nas Escolas de Tempo Integral da rede pública estadual de São Paulo: percepção dos gestores". É Supervisora de Ensino na Diretoria de Ensino de São João da Boa Vista. Atua no magistério público e particular desde 1988. Atualmente é professora no curso de Pedagogia presencial e EaD do Centro Universitário da Fundação de Ensino Otávio Bastos - UNIFEOB e no curso de Pedagogia da Faculdade de Casa Branca (FACAB).

Mayra Moraes Querido

Oficina de Psicomotricidade

Apresentação dos conceitos da psicomotricidade, atividades e propostas de intervenção psicomotora para educação infantil e ensino fundamental I.

Graduação em Pedagogia, pelo Centro Universitário da Fundação Octávio Bastos. Pós-Graduação em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual pela Instituição CBI OF MIAMI. Pós Graduação em Psicomotricidade no autismo e em outros transtornos do desenvolvimento pela instituição CBI OF MIAMI. Curso de extensão em Psicomotricidade pela FAAG - Faculdade de Agudos. Cursando pós-graduação em Neuropsicopedagogia pela FAAG - Faculdade de Agudos. Pedagoga e Psicomotricista da equipe de especialistas do AEE.

Ricardo Donizete Tabarin

Histórias dos Dedinhos

As histórias dos dedinhos, surgiram da tradição oral popular e vão se modificando por onde passam, possibilitam o desenvolvimento de habilidades relacionadas as áreas cognitiva, motora e emocional. São contos curtos, mas com uma riqueza de movimentos e podem ser utilizados em qualquer situação, nos mais variados locais, são muito práticos e precisam apenas das nossas mãos, da nossa imaginação e principalmente de inspiração. Os contos de dedos trazem enredos simples muito adequados para as crianças pequenas, palavras são rimadas o que traz uma grande harmonia ao texto auxiliando a memorização e apropriação do conteúdo, uma vez que as rimas, além de trazer este senso estético aos versos, nos auxiliam a relacionar uma palavra com a outra, em um processo integrado de análise e síntese. Por serem contos curtos, são muito acessíveis também para crianças atípicas, pois os movimentos que são executados durante os contos contribuem para facilitar a memorização.

Pedagogo com Especialização em Educação Especial com Ênfase na Deficiência Intelectual, Psicopedagogo Institucional, Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual. Coordenador Pedagógico na APAE de Vargem Grande Do Sul-SP. Professor do Atendimento Educacional Especializado da prefeitura Municipal de São João da Boa Vista-SP. Formação em Danças Circulares: Instituto Dança Viva de Holambra.

Robinson Mapelli Boaro

Maker - Um Universo de Criatividade

Com uma educação fundamentada no fazer, o Maker está ainda mais completo, com um portfólio maior de oficinas para todas as idades. Explorando a curiosidade, a criatividade e a autonomia de crianças, jovens e adultos, uma aprendizagem que propõe um novo jeito de aprender.

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Campus Poços de Caldas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas. Especialista em Informática na Educação (IFSP Campus São João da Boa Vista, 2018). Licenciado / Formação Educacional (CEETEPS, 2016). Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação (UNIP, 2013). Aperfeiçoamento em Pós-Graduação no Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adulto (CEETEPS, 2018). Formação em Procedimentos Básicos para o Atendimento Educacional Especializado (IF Triângulo Mineiro, 2018). É Técnico em TI, professor EBTT e coordenador de Licitações e Contratos do IFSP Campus São João da Boa Vista. É coordenador do Projeto de Extensão Educação Colaborativa - EDUK. Experiência acadêmica e Profissional: Ferramentas Digitais para Educação, Metodologia Ativas, Formação de Professores, Educação a Distância, Desenvolvedor Web e Sistemas, Redes de Computadores, Gestão de Pessoas e Licitações e contratos na área pública.

Sérgio Ricardo dos Santos

Oficina de Leitura: Uma Alternativa Prática no Domínio da Linguagem

Sérgio Ricardo dos Santos, Professor Especialista, atua a 23 anos no magistério. Possui graduação em Pedagogia, pela FACAB FACULDADE CASA BRANCA e graduação em Letras – Língua Portuguesa e Inglesa, pela UNIFEOB, São João da Boa Vista. Também, tem Especialização em Práticas de Letramento e Alfabetização, pela Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, MG e Especialização em Língua Portuguesa, pela UNIFEOB, SJBVista, ambas como pós-graduação "lato sensu". Ministrou aulas em algumas escolas da rede particular e escolas municipais de São João e Aguaí. Esteve por sete anos, na Diretoria de Ensino Região de São João da Boa Vista, como PCNP (Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico Língua Portuguesa). Atualmente está como Vice-Diretor da escola Padre Josué Silveira de Mattos, em São João e Professor do curso de Pedagogia EaD, na UNIFEOB.

Viviane Costa e Ana Karla dos Santos

Intervenção TDAH, TEA e DI

Apresentação dos principais pontos relacionados aos transtornos do neurodesenvolvimento caracterizados pelo DSM V: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Espectro do Transtorno Autista (TEA) e Deficiência Intelectual (DI). Discussão de casos e propostas de intervenção dos transtornos apresentados.

Viviane Aparecida Costa

Mestrando em psicologia – UFSCAR/dez.2021. Especialização em análise do comportamento aplicado ao Autismo, Atrasos Desenvolvimento Intelectual e de Linguagem – UFSCAR/fev.2020. Graduada em psicologia – Centro Universitário UNIFAE/ dez.2019. Curso de Aperfeiçoamento: PECS - Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (Nível 1) – Pyramid Educational Consultants/agst.2021. Método de intervenção Denver – Instituto farol/ out.2020. Treinamento em ABA – jul.2019. Avaliação e intervenção em crianças: distúrbios do neurodesenvolvimento – fev.2018. Avaliação e intervenção neuropsicológica – fev.2018. Supervisora ABA, Psicóloga Clínica e Psicóloga da Equipe de Especialistas do AEE.

Ana Karla Jacintho dos Santos

Pós-Graduação em Neuropsicologia pela FATECE - Faculdade de Tecnologia Ciências e Educação, concluído em 03/2021. Cursando pós graduação em Terapia Cognitivo Comportamental pela CBI of Miami. Graduação em Psicologia, pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – UNIFAE, concluído em 2011. Neuropsicóloga, Psicóloga Clínica e Psicóloga da Equipe de Especialistas do AEE.

Vágner Renato Rovani

O Uso do WhatsApp Como Ferramenta de Ensino e Técnicas de Segurança em Redes Sociais

Utilizando tecnologias de interação, redes sociais e uma metodologia dinâmica, é possível utilizar essas interações juntamente com o smarthphone/tablet em sala de aula. Com a geração dos nativos digitais e o WhatsApp ® é possível nessa oficina promover o exercício da leitura, concentração, trabalhos sociais interativos, contos científicos, enfim, utilizar esses recursos para tornar a sala de aula mais produtiva, participativa e com uma aprendizagem diferenciada. Nesse mesmo contexto vamos tratar também um pouco sobre segurança nas redes sociais.

Possui Mestrado em Educação, Administração e Comunicação - USM (2012), Licenciatura em Formação Pedagógica para Docentes e Docência no Ensino Superior - UNIMEP (2005), Especialização Lato-Sensu em Redes de Computadores - UFSCAR (2005), Extensão em Análise de Sistemas Gerenciais - UFLA (2006), Especialização em Gestão Pública - UCDB (2013). Graduado em Tecnologia da Informação com ênfase em Redes e Manutenção de Computadores - UNFIAN (2003). Possui ainda, magistério para professores PEB I - CEFAM (1999). Atualmente é professor do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFSP na Unidade São João da Boa Vista, está como Coordenador do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais e Coordenador da Pós-Graduação em Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis. Ingresso em 2007.