Oficinas - 26/07

Manhã

Daiana Passoni Pinto

Funções Executivas em Sala de Aula

Possui graduação em Psicologia pelas Faculdades Associadas de Ensino UNIFAE. Especialista em Neuropsicologia pela Faculdade Metropolitana de Ribeirão Preto, com cursos nas áreas de Educação Especial, Cultura Surda, Gestão em Educação Escolar, Educação Inclusiva, dentre outros.

Eliane Mendes & Leila Oliveira

Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros em Creches e Pré Escolas

Eliane Terezinha de Castro Mendes

Graduada em Enfermagem pela Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida. Especialista em Educação em Saúde Pública; Educação profissional na área da saúde: enfermagem e Ativação de processos de mudança na formação superior. Atualmente é coordenadora do curso de graduação de Enfermagem do Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos – UNIFEOB.

Leila Barroso da Silva Oliveira

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Sagrado Coração de Jesus. Especialista em Docência do ensino superior; Educação Profissional na área de Saúde – enfermagem; Enfermagem em Saúde do Trabalhador; Enfermagem Forense; Enfermagem em Saúde Coletiva. Atuou como Coordenadora e Docente no SENAC de São João da Boa Vista. Atualmente é professora do Centro Universitário da Fundação de Ensino Otávio Bastos.

Fabiana Silveira Fernandes

O Teatro na Educação Infantil: Role-playing Como Ferramenta Para a Construção do Juízo Moral da Criança

A presente oficina vem trazer a técnica do Teatro para favorecer o desenvolvimento do juízo moral em crianças da Educação Infantil, respeitando as fases de desenvolvimento da criança, porém sem perder a ludicidade e sensibilidade que a Arte Cênica traz.

Graduada em Letras e Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Gestão Escolar e Educação Especial Inclusiva. Mestranda em Docência para Educação Básica – UNESP- Bauru. Atua como Professora de Educação Infantil na Prefeitura de Bauru, Psicopedagoga Clínica no Instituto Apreender e Professora de Pós-graduação pelo IPG.

Juliana Dominato

Era Uma Vez São João da Boa Vista: Práticas Pedagógicas e Educação Patrimonial

A oficina tem a finalidade de promover uma formação aos professores sobre como abordar a história do município de São João da Boa Vista em sala de aula, bem como ideias para desenvolver práticas pedagógicas com a temática.

Graduação em História e Pedagogia, Pós Graduação em História Cultura e Sociedade, Alfabetização e Letramento, História da África e Cultura Afrobrasileira e Pós Graduanda em Museografia e Patrimônio Cultural. Possui experiência na área da educação, atuando como docente dos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental da rede pública e privada de ensino e na área museológica, desenvolvendo projetos como educadora patrimonial. Membro da Comissão do Arquivo Histórico e Museu Histórico e Pedagógico de São João da Boa Vista. É escritora e autora materiais pedagógicos e de livros infantis dentre eles, "Era uma vez são João da Boa Vista".

Lívia Boaventura, Vera Lúcia Campos & Convidados

A Educação e o Trabalho em Rede

Lívia Dominato Boaventura e Vera lúcia da Silva Campos mediam uma roda de conversa com as convidadas da rede de serviço socioassistencial: Daniela Evangelista de Pontes Valim, Camila Roman T. dos Santos, Laíne Gabrielle da Silva Araújo, Maria Natália de Paula Corneta, integrantes dos Serviços de Proteção Básica: Serviço Social (CREAS e CRAS) e Conselho Tutelar. Serão abordados temas como a importância do trabalho intersetorial, multidisciplinar e permanente proteção integral da criança e adolescentes.

Lívia Dominato Boaventura

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Franca/SP) - 2013. Pós-graduada em Serviço e Gestão Social pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE) - 2017. Pós-graduada em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (FCE) - 2021. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica pela Faculdade Campos Elíseos (FCE) - 2022. Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE). Assistente Social do Ambulatório de Saúde Mental do município. Assistente Social da Equipe de Especialistas do AEE.

Vera Lúcia da Silva Campos

Graduada em Serviço Social pela Faculdade Anhanguera. Pós-graduação em Direito da Criança, da Juventude e do Idoso - FAVENI. Cursando Pós-graduação em Gestão dos Serviços Sociais no Sistema SUAS e nas Políticas da Saúde e Educação - pela UNIDOCTUM. Assistente Social da Equipe de Especialistas do AEE.

Daniela Evangelista de Pontes Valim

Camila Roman T. dos Santos

Laíne Gabrielle da Silva Araújo

Maria Natália de Paula Corneta

Lívia Oliveira Joaquim

Programa Criança Feliz: estratégia de ação ao Marco Legal da Primeira Infância

A oficina abordará temas como o Marco Legal da Primeira Infância, o Programa Criança Feliz e a importância da intersetorialidade na Política Pública da Primeira Infância.

Psicóloga, especialista em Gestão Estratégica de pessoas, Liderança e Coaching. Técnica do Departamento de Assistência Social, integrante da Equipe de Vigilância Socioasssitencial, supervisora do Programa Criança Feliz, Facilitadora do Programa Meu Emprego, vice-presidente do COMAD.

Luís Carlos Pistelli

O Sistema Braille e a Educação de Crianças com Deficiência Visual

A oficina consiste em breve apresentação do sistema Braille e alguns aspectos históricos; demonstrações de leitura e escrita em Braille pelos participantes; discussões acerca da alfabetização em Braille; orientação e mobilidade; desenvolvimento neuropsicomotor de crianças cegas; socialização de crianças cegas.

Fisioterapeuta com Especializações em Bases Neurológicas do Movimento, Neuropsicologia, Psicologia Infantil e do Desenvolvimento. Formação completa em Braille (grau 4) pelo Hadley Institute for the Blid and Visually Impaired. Formação em teoria musical e partituras em Braille pelo Hadley Institute for the Blid and Visually Impaired. Certificado em orientação e mobilidade pela Fundação Dorina Nowill para cegos. Instrutor de Braille da equipe de Especialistas do AEE.

Mariângela Leocárdio Jacomini

Alfabetizando com Paulo Freire: Diversão e Consciência

Possui graduação em Letras pela Fundação de Ensino Otávio Bastos (1990) e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson (2006). É Mestre em Educação pela PUC-Campinas na linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação, fazendo parte do grupo de pesquisa Gestão e Políticas Públicas em Educação. Realizou a pesquisa "Oficinas curriculares nas Escolas de Tempo Integral da rede pública estadual de São Paulo: percepção dos gestores". É Supervisora de Ensino na Diretoria de Ensino de São João da Boa Vista. Atua no magistério público e particular desde 1988. Atualmente é professora no curso de Pedagogia presencial e EaD do Centro Universitário da Fundação de Ensino Otávio Bastos - UNIFEOB e no curso de Pedagogia da Faculdade de Casa Branca (FACAB).

Maria Carolina C. Sanches Rodrigues

A Rotina Intencional e Planejada na Educação Infantil Como Base Para a Construção do Juízo Moral na Criança Bem Pequena

A oficina vem para mostrar como a organização da rotina planejada e intencional na educação infantil, com crianças bem pequenas (de 2 e 3 anos) pode auxiliar na construção do juízo moral, ou seja, no desenvolvimento do diálogo, na resolução de conflitos e na própria interação entre os pares, durante toda a rotina escolar.

Graduada em Pedagogia pela UNESP Bauru (2010), especialização em Psicopedagogia pela UNIMES, Mestranda no Curso de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica – UNESP. Atua como professora Especialista em Educação Básica – Infantil no Munícipio de Bauru desde 2012.

Maria Elena M. Mariño

Práticas de Educação Infantil na perspectiva inclusiva para crianças de 0 a 3 anos com TEA

A presente oficina vem ao encontro do direito da criança desde a mais tenra idade, focaliza a criança de zero a três anos, cujas necessidades no processo de desenvolvimento implicam, de um lado, a atenção aos cuidados peculiares ao período da vida, dada a condição de dependência, como por outro lado com as demandas de estímulos para que ocorra seu pleno desenvolvimento, nas áreas motoras, cognitivas e social. No cenário Educacional sob a perspectiva inclusiva de crianças com TEA são inúmeras as lacunas existentes quanto as práticas de ensino. Sendo assim, tem-se como objetivo para oficina nortear as práticas inclusivas para crianças de zero a três anos no contexto da Educação Infantil com TEA.

Graduada em Pedagogia, MBA- Gestão de Pessoas, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização e Letramento e Ensino Mestranda em Docência para Educação Básica. Atua como Professora de Educação Básica Especialista em Educação Infantil na Prefeitura de Bauru SP, Coordenadora Geral na FAAG – Faculdade de Agudos.

Magna de Fátima da Silva

Vamos aprender Juntos: Currículo Lattes e Linkedin

Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário UNIFEOB (2016) com a aprovação no exame do CRC, graduando no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós Graduada Gestão Estratégica de Negócios, Finanças e Controladoria e Pós graduando em Gestão de Pessoas e Inovação. Atualmente trabalho como Tutora da Escola de Negócios do Centro Universitário UNIFEOB. Possuo a Certificação da Anbima - CPA 10 com o prazo de vencimento em (10/2023), também possuo a Certificação Google Nível 1 com vencimento em (01/2023) e Certificação Google Nível 2 com vencimento em (06/2023). Carreira desenvolvida atuando na área administrativa, financeira e acadêmica com funções operacionais e suporte ao cliente. Perfil comunicativo, com apreço por atividades que envolvam atendimento, suporte, negociação, desenvolvimento de pessoas, gestão de contratos, planilhas, relatórios.

Marcus Alvarenga & Lyvia Alvarenga

Matemática Lúdica – Recursos Para o Aprendizado de Matemática

Por meio de atividades lúdicas busca-se trabalhar, dentro das unidades temáticas da BNCC, com materiais que irão explorar habilidades variadas de aritmética, geometria, entre outras áreas. A oficina busca apresentar materiais que visam estimular o conhecimento matemático do estudante entendendo que, por meio de tais estímulos se pode estruturar com mais eficácia o processo cognoscente do mesmo e, ainda, oportunizar a reestruturação da percepção matemática na busca da compreensão de conhecimentos e conteúdos mais estruturados do Ensino Fundamental.

Lyvia Alvarenga

Graduada em Matemática e em Pedagogia, autora de material didático de Matemática e coordenadora pedagógica das séries iniciais do Ensino Fundamental. Tem experiência na escola pública e privada, tanto nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Autora do livro “Alfabetização Matemática: atividades lúdicas para a Educação Infantil”

Marcus Alvarenga

Graduado em Matemática, especialista em Educação Matemática, mestre em Educação, membro do PSIEM-GEPEMAI (Psicologia da Educação Matemática e Formação de Professores) da Faculdade de Educação da UNICAMP. Autor de materiais lúdicos e didáticos de matemática. Atualmente atua como coordenador pedagógico de curso superior de Pedagogia da UNIFAE, coordena a formação de professores de Matemática e Educação Infantil da I9-C Assessoria Educacional e no cursinho pré vestibular da rede Externato. Co-autor do livro: “Alfabetização Matemática: atividades lúdicas para a Educação Infantil”

Mayra Moraes Querido

Oficina de Psicomotricidade

Apresentação dos conceitos da psicomotricidade, atividades e propostas de intervenção psicomotora para educação infantil e ensino fundamental I.

Graduação em Pedagogia, pelo Centro Universitário da Fundação Octávio Bastos. Pós-Graduação em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual pela Instituição CBI OF MIAMI. Pós Graduação em Psicomotricidade no autismo e em outros transtornos do desenvolvimento pela instituição CBI OF MIAMI. Curso de extensão em Psicomotricidade pela FAAG - Faculdade de Agudos. Cursando pós-graduação em Neuropsicopedagogia pela FAAG - Faculdade de Agudos. Pedagoga e Psicomotricista da equipe de especialistas do AEE.

Robinson Mapelli Boaro

Metodologias Ativas e Ferramentas Digitais

A oficina irá abordar como trabalhar ferramentas digitais dentro do contexto das metodologias ativas com os alunos do ensino infantil e fundamental.

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Câmpus Poços de Caldas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas. Especialista em Informática na Educação (IFSP Câmpus São João da Boa Vista, 2018). Licenciado / Formação Educacional (CEETEPS, 2016). Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação (UNIP, 2013). Aperfeiçoamento em Pós-Graduação no Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e adultos (CEETEPS, 2018). Formação em Procedimentos Básicos para o Atendimento Educacional Especializado (IF Triângulo Mineiro, 2018). É Técnico em TI, professor EBTT e coordenador de Licitações e Contratos do IFSP Câmpus São João da Boa Vista. É coordenador do Projeto de Extensão Educação Colaborativa - EDUK. Experiência acadêmica e Profissional: Ferramentas Digitais para Educação, Metodologia Ativas, Formação de Professores, Educação a Distância, Desenvolvedor Web e Sistemas, Redes de Computadores, Gestão de Pessoas e Licitações e contratos na área pública.

Viviane Costa e Ana Karla dos Santos

Intervenção TDAH, TEA e DI

Apresentação dos principais pontos relacionados aos transtornos do neurodesenvolvimento caracterizados pelo DSM V: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Espectro do Transtorno Autista (TEA) e Deficiência Intelectual (DI). Discussão de casos e propostas de intervenção dos transtornos apresentados.

Viviane Aparecida Costa

Mestrando em psicologia – UFSCAR/dez.2021. Especialização em análise do comportamento aplicado ao Autismo, Atrasos Desenvolvimento Intelectual e de Linguagem – UFSCAR/fev.2020. Graduada em psicologia – Centro Universitário UNIFAE/ dez.2019. Curso de Aperfeiçoamento: PECS - Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (Nível 1) – Pyramid Educational Consultants/agst.2021. Método de intervenção Denver – Instituto farol/ out.2020. Treinamento em ABA – jul.2019. Avaliação e intervenção em crianças: distúrbios do neurodesenvolvimento – fev.2018. Avaliação e intervenção neuropsicológica – fev.2018. Supervisora ABA, Psicóloga Clínica e Psicóloga da Equipe de Especialistas do AEE.

Ana Karla Jacintho dos Santos

Pós-Graduação em Neuropsicologia pela FATECE - Faculdade de Tecnologia Ciências e Educação, concluído em 03/2021. Cursando pós graduação em Terapia Cognitivo Comportamental pela CBI of Miami. Graduação em Psicologia, pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – UNIFAE, concluído em 2011. Neuropsicóloga, Psicóloga Clínica e Psicóloga da Equipe de Especialistas do AEE.

Vinicius Iuri de Menezes

O Ensino de Números Por Intervenção de Objetos Digitais de Aprendizagem: Uso do Wordwall

A presente oficina vem ao encontro da necessidade em ampliar os recursos digitais que podem promover a aprendizagem de números naturais nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A oficina foi desenvolvida após uma pesquisa que surgiu da percepção das contribuições em que a tecnologia vem trazendo para a educação e de encontro com as dificuldades vividas pelos alunos com relação a aprendizagem da matemática, em específico aos números. A utilização das novas tecnologias aliada à necessidade de se ensinar de forma contemporânea que atendam alunos das novas gerações, os nativos digitais. Nesse sentido, a principal questão que rege a oficina é: “Como elaborar um objeto de aprendizagem que possa contribuir com o aprendizado dos números com alunos do 1º ano do ensino fundamental através da plataforma Wordwall?”

Graduado em Sistemas de Informação, Administração de Empresas, Pedagogia e Matemática. Especialista em Alfabetização e Letramento e Ensino de Informática. Mestrando em Docência para Educação Básica. Atua como Professor de Educação Básica Especialista em Informática na Prefeitura de Pederneiras, Professor Tutor em Cursos da FC/Unesp Bauru e Professor Facilitador na UNIVESP.