O Ciclo de Aprendizagem Portfólio é uma identidade metodológica Unicesumar.
Nele estão descritas as etapas pelas quais você passará para poder realizar a sua atividade!
1. Selecione o tema.
2. Construa a significação (Pesquise sobre a temática escolhida).
3. Eleja um método / framework.
4. Desenvolva oportunidades.
5. Avaliação.
1. Qual é a oportunidade?
2. Em qual mercado você pretende atuar?
3. Qual solução você propõe?
4. Quais são seus diferenciais?
5. O que você está buscando?
Você sabia que os professores da UniCesumar fazem projetos inspiradores para transformar a educação?
Conheça o Projeto INSPIRA!
Competência: são as características necessárias para realizar determinada atividade.
Cultura maker: é uma cultura moderna que tem como base a ideia de que as pessoas podem construir, consertar, modificar e fabricar diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos.
Edtech: é o desenvolvimento e uso de ferramentas tecnológicas, como aplicativos, produtos e plataformas, que se aplicam ao conceito de inteligência artificial, para a aprendizagem.
Framework/métodos: é uma estrutura de trabalho utilizada para definir as estratégias iniciais de um projeto.
Gestão da permanência: são formas de encontrar soluções para cativar o cliente/consumidor.
Kanban: método de gestão visual que visa aumentar a eficiência da produção e otimizar seus sistemas de movimentação, produção, realização de tarefas e conclusão das demandas.
Learning Analytics: é a análise de aprendizado, mediação, coleta e análise dos dados sobre os alunos, com o objetivo de compreender e otimizar o aprendizado.
Metodologias ágeis: abordagem que traz maior flexibilidade, dinamismo e rapidez para o desenvolvimento de projetos. Tem como característica ciclos interativos, incrementais, adaptação e melhorias de aprendizagem.
Nano learning: aprendizagem curta, de forma rápida e objetiva.
Scrum: metodologia ágil para a gestão e planejamento de projeto.
Startup: empresa em fase inicial que busca um modelo de negócio repetível, escalável e lucrativo, priorizando a inovação em um ambiente de alto risco.
STEAM: significa ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática. É considerada uma metodologia integrada e baseada em projetos que têm o objetivo de formar pessoas com diversos conhecimentos, além de desenvolver valores.
Glossário
Acesse o áudio com as informações.
O objetivo do Portfólio é estimular o desenvolvimento e aprimoramento de suas competências, habilidades e atitudes.
Esta é uma oportunidade de atribuir sentido prático aos saberes acadêmicos compartilhados ao longo de sua formação, além disso, por intermédio dessa proposta, você se tornará o protagonista de sua aprendizagem e validará seus conhecimentos, desenvolvendo oportunidades criativas, inovadoras e aplicáveis. A execução de atividades dessa natureza, voltadas à produção de bens materiais, de serviços ou projetos, contribuirá para o seu sucesso pessoal e profissional.
Criatividade
Produção de materiais, produtos ou serviços.
Resolução de Problemas:
Uso de métodos, de forma ordenada, para encontrar soluções de problemas específicos.
Inovação:
Capacidade de lidar com as adversidades e criar novas soluções para problemas existentes.
Inteligência Emocional:
Capacidade de reconhecer, identificar e saber lidar com as próprias emoções.
Liderança:
Habilidade para conduzir e motivar um grupo.
Empreendedorismo:
Competência para identificar oportunidades e realizar projetos.
O Lúdico, conceito que integra o universo infantil de todo ser humano, é definido pelo dicionário Michaelis como um termo associado a jogos, brinquedos ou divertimentos, ou seja, atividades capazes de distrair e divertir a criança.
Podemos afirmar que o lúdico não é apenas o ato de “brincar por brincar”. Este pode ser analisado como instrumento educativo. A ludicidade deve ser encarada como um aporte didático, como uma prática pedagógica, isto é, um instrumento a ser utilizado pelo educador.
Trata-se de uma prática muito importante para a criança, pois o ato de brincar precisa fazer parte do seu cotidiano, e trazê-lo para o ambiente escolar não apenas aproxima o aluno do ensino, mas também desperta sua atenção e interesse, além de facilitar o desenvolvimento de habilidades cognitivas, psíquicas e sociais.
Você conhece alguma prática lúdica, inovadora, que contribua para o desenvolvimento da criança?
Elas podem ajudar você na elaboração de seu projeto!
Uma educação inovadora se fundamenta em uma junção de propostas, baseando-se em alguns eixos que serão os grandes desafios para esse ensino, tais como implementar um conhecimento integrador e inovador, desenvolver a autoestima, o autoconhecimento, além de formar alunos empreendedores, criativos e com iniciativa.
Essa perspectiva exige que o professor redimensione seu lugar no processo educacional, agindo como mediador da aprendizagem.
Nossa proposta é que você reflita sobre o ensino que temos hoje: qual significação lógica e cognitiva as aulas e os materiais oferecem?
Quais os desafios enfrentados pelo professor para que este tenha uma prática inovadora? Como o professor pode mudar a realidade educacional?
Lembre-se de que é preciso fazer com que o ensino tenha significado para o aluno!
Agilidade, experiência intensa e conectivismo inspirativo constituem os três pilares das metodologias ágeis e, por isso, elas correspondem a alternativas pedagógicas capazes de promover uma verdadeira transformação na educação superior.
Estudantes, na posição de aprendizes autodirigidos, vivenciam, em ciclos de aprendizagem pontuais, experiências, interações sobre processos e ferramentas, oportunidades de resposta à mudança e um esforço para que o processo de aprendizagem seja menos conteudista e mais focado no desenvolvimento e preparação dos estudantes para os desafios do mundo atual, ou seja, a experiência ocorre a partir do desenvolvimento de competências. (...)
A educação corporativa ultrapassa o limite de treinamentos voltados à capacitação profissional de colaboradores. Essa proposta contempla a identificação e o emprego das potencialidades individuais em benefício das organizações.
Seu objetivo é promover o crescimento institucional associado ao desenvolvimento pessoal, de modo a contribuir com a evolução contínua dos níveis de qualidade e indicadores de desempenho.
Existem diversas ferramentas utilizadas pelas empresas para que esta capacitação ocorra. Uma delas é o uso de plataformas digitais, por meio das quais as empresas interagem com o colaborador por meio de vídeos.
A UniCesumar também adota a educação corporativa na instituição. Por meio do portal Universo Corp, são disponibilizados vídeos de capacitação para todos os colaboradores.
O cotidiano dos profissionais no mercado corporativo é complexo e exige uma abordagem multidisciplinar para alcançar os objetivos organizacionais, por meio da gestão do conhecimento. Esta corresponde ao processo de criação contínua de novos conhecimentos, divulgando-os por meio das organizações e incorporando-os em produtos, serviços e tecnologias.
Registrar o conhecimento: criar repositórios de informações dispostas em documentos, memorandos, relatórios, apresentações e artigos.
Melhorar o acesso ao conhecimento: facilitar o acesso e a transparência de conhecimento entre as pessoas.
Aprimorar o ambiente organizacional: promover o incentivo ao compartilhamento do conhecimento.
Valorizar o conhecimento disponível: promover o desenvolvimento intelectual para formar a inovação.
Caminhamos para um estilo de vida on demand. Já podemos dizer que somos uma nação de nativos da era digital, na qual as pessoas veem como essência da vida a relação com o universo digital e é possível buscar opções de serviços quando, como e de onde elas quiserem.
É provável que, no futuro, poucas ofertas não sigam esse modelo sob demanda. Um setor que tem demonstrado um crescimento exponencial nesse sentido é o mercado de educação e capacitação on-line, em função do rápido avanço das tecnologias utilizadas para gerar a melhor experiência e interação nos cursos, onde quer que o aluno esteja (...)
Professores empreendedores são educadores que, além de ministrarem suas aulas e desenvolverem futuros profissionais, também buscam soluções para melhorar a área em que atuam e oferecer uma nova experiência de aprendizado. São docentes com boas ideias e espírito empreendedor. Por meio dele, é possível implementar as novidades na sala de aula de maneira eficaz.
As tendências no aprendizado podem ser ótimas e solucionar diversos problemas. Nesse viés, podemos citar como exemplo a professora Débora Garofalo, premiada na temática Especial Inovação na Educação no Prêmio Professores do Brasil e Top 10 no Prêmio Global Teacher Prize, que é considerado o Nobel da Educação, no qual apresentou o projeto “Robótica com sucata promovendo a sustentabilidade”. Desde 2016, ela leva seus alunos para as ruas do bairro, fazendo um trabalho de separação dos materiais. Com esse material, a professora e seus alunos criaram diversos tipos de robôs e máquinas, a partir do aprendizado de robótica, mecânica e programação. O resultado é um trabalho multidisciplinar e de impacto social.
Web
Conheça o trabalho da professora Débora Garofalo
Seleção do tema
A escolha do tema é fundamental para o desenvolvimento de seu projeto, pois, a partir dele, será possível definir a problematização e os objetivos a serem alcançados.
Significação
Busque informações sobre o tema escolhido, de forma a relacioná-lo com suas vivências, a fim de aprofundar seus conhecimentos.
Solução Criativa
A partir dos conhecimentos compartilhados, desenvolva uma solução criativa e inovadora para a problematização que você se dispôs a analisar.
Ação práxis
Recorde todos os conteúdos abordados durante sua trajetória, reflita sobre a problemática encontrada e desenvolva seu projeto criativo e inovador que contribua para o bem comum, de forma a relacioná-lo com a sua área de atuação.
Avaliação
Crie um template para expor o desenvolvimento do projeto e os resultados alcançados com a sua ação. Esse é apenas o início de uma grande oportunidade para sua jornada pessoal e profissional!