Projeto de colaboração entre o grupo de mulheres que integram a Oficina Cultural da Mulher, situada na região do Campo Belo (Comunidade Menino Chorão) e professores e alunos de graduação e pós-graduação do curso de Artes Cênicas e da Faculdade de Engenharia de Alimentos.
As atividades vem acontecendo em três frentes:
1) Oficinas de teatro
Oficina semanal, realizada de abril a julho, voltada para crianças. Tiveram a participação de cerca de trinta crianças ao longo do semestre. Um dos resultados foi a criação de uma apresentação coreográfica para participar de festa junina organizada pela Oficina Cultural da Mulher. Essa apresentação foi convidada a apresentar-se em evento de comunidade parceira, extrapolando os objetivos iniciais e gerando forte engajamento das crianças e pais.
Foi criado, juntamente com as crianças, um livro de memória com registro das atividades do semestre. Uma versão em pdf desse livro pode ser acessado em:
https://drive.google.com/file/d/1BExIiQljhRp0mGZIP2oln6GEwZDRAXy8/view?usp=sharing
2) Apoio na realização de eventos culturais comunitários
A equipe Unicamp colaborou com dois eventos propostos e organizados pela comunidade: um encontro de mulheres (abril) e o 10o. Arraiá Françoã Jan (junho). Esse apoio deu-se através da criação de material de divulgação, composição da programação, divulgação em geral e apoio técnico.
3) Oficina de pão
Realizada pela equipe da FEA, a oficina teve como objetivo a preparação de pão de batata doce vegano, demanda apresentada pelas mulheres da comunidade, sobretudo por conta da grande quantidade de batata doce colhida na horta comunitária mantida no espaço.
O projeto visa aprofundar o conhecimento sobre Teatro Latino-americano no Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP, mais especificamente dos Teatros Negros e Indígenas. Pretende-se realizar isto pelo meio de pesquisas relacionadas tanto a dramaturgias quanto a textos não dramatúrgicos, assim como a pessoas e grupos vinculados ao teatro na América Latina, sejam elas residentes ou não no Brasil. Pretende diminuir o vazio de conhecimento e textos sobre o Teatro Latino-americano existente no departamento e em geral no Instituto de Artes. É uma busca por um Teatro Latino-americano plural e diverso ao que pertencemos e muitas vezes não nos sentimos parte. Este projeto faz parte de um esforço do Departamento de Artes Cênicas por abrir esse campo de estudos, inicialmente com a abertura das disciplinas obrigatórias AC 211 Teatro Latino-americano e AC 220 Teatro Negro, e agora tentado ampliar o acesso às pesquisas e materiais sobre o tema. Sigam nosso Instagram: @forumamefricaladina