Coletâneas

Dossiê O musicar como trilha para a etnomusicologia – 2019

Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. São Paulo, n.73, ago. 2019, pp. 16-168.

Organizadores: Alice Villela (PPGAS/USP); Flávia Toni (IEB/USP); Lorena Avellar de Muniagurria (IA/Unicamp); Vi Grunvald (PPGAS/UFRGS)

Link para publicação/ revista/ mais informações: https://www.revistas.usp.br/rieb/issue/view/11256

Dossiê Musicar Local - 2021

GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia. São Paulo, v. 6, n. 1, 2021.

Organizadores: Rose Satiko Hikiji (USP), Vi Grunvald (UFRGS) e Érica Giesbrecht (USP)

Link para publicação/ revista/ mais informações: https://www.revistas.usp.br/gis/issue/view/11632

The Routledge Companion to the Study of Local Musicking - 2018

Editoras: Suzel A. Reily; Katherine Brucher

LEIA MAIS

Este dossiê se filia a um projeto coletivo que procura ampliar o escopo de investigação sobre práticas musicais, de maneira a incluir distintos modos de engajamento com a música e, em particular, de explorar a passagem de uma perspectiva mais centrada na música enquanto produto, e em seus aspectos puramente formais, para a música como prática e processo. O volume reúne artigos de integrantes do Projeto Temático Musicar Local, que exploram a ideia de musicar (originalmente cunhada por Christopher Small), focando na relação entre música e localidade a partir das práticas das pessoas envolvidas nos musicares. A partir de distintos casos, e com variadas perspectivas teórico-metodológicas, tais trabalhos investigam como o musicar constrói a localidade e como ele, por sua vez, é construído por ela, destacando o papel da música na articulação de contextos, independentemente da origem do estilo em questão.

LEIA MAIS

O dossiê reuniu contribuições que trabalham com a noção de musicar local e suas interfaces, apresentando elaborações teóricas do conceito em questão, além de discussões de casos etnográficos específicos a partir dos quais essa noção ganha luz. O dossiê conta com apresentação das organizadoras, artigos de diversos membros do Projeto Temático (Suzel Reily, Renan Bertho et al., Raquel Mendonça Martins, Luiza Fernandes Coelho, Mariana Santos Teófilo, Paulo Menotti Del Picchia), resenhas de Gibran Teixeira Braga, Érica Giesbrecht e Alice Villela, além de artigos de pesquisadores externos que dialogam com a temática por nós construída.

LEIA MAIS

Nesta coletânea de fôlego, as editoras Suzel A. Reily e Katherine Brucher apresentam um vasto panorama composto por dezenas de artigos oriundos de diversas partes do globo, que trazem em comum o esforço de discutir as várias possibilidades de conexão entre as noções de musicar e localidade. O livro conta com contribuições de vários membros do Projeto Temático, como Érica Giesbrecht, Evanthia Patsiaoura, Jasper Chalcraft e Rose Satiko G. Hikiji, além da organizadora Suzel A. Reily. Ao longo destes vários artigos, apreendemos o papel da música para além das leituras mais restritas que tendem a focar apenas na obra, no produto. A articulação entre a produção da localidade e o musicar como um complexo emaranhado de construção de significados e de encontros sociais é apresentada nos mais diversos contextos nesta coletânea.

Dossiê Musicar, Audiovisual e Multimodalidade - no prelo

Proa- Revista de Antropologia e Arte

Organizadores: Alice Villela (PPGAS/USP), Mihai Leaha (PPGAS/USP) e Yuri Prado (PPGAS/USP).


No prelo a ser publicado pela Revista Proa

https://ojs.ifch.unicamp.br/index.php/proa

Dossiê São Paulo, lugar de encontros: conhecendo patrimônios musicais - no prelo

Revista Música e Cultura

Organizadores: Lorena Avellar de Muniagurria (IA/Unicamp), Luca Fuser (DPH/SMC SP) e Rose Hikiji (PPGAS/USP)


No prelo a ser publicado pela Revista Música e Cultura https://www.abet.mus.br/musicaecultura/

LEIA MAIS

Os fazeres musicais ou musicares são atividades corporais e sensoriais que, se exploradas pelas tecnologias audiovisuais e multimodais, podem contribuir para a construção de um conhecimento experiencial e multissensorial dos contextos etnográficos investigados. Adotamos aqui a ideia de musicar, tradução da palavra “musicking”, cunhada por Christopher Small (1998), para nos referirmos aos fazeres musicais de forma ampliada, como qualquer forma de engajamento com a música. Neste dossiê, esperamos reunir artigos e ensaios audiovisuais que reflitam sobre os diversos usos da prática audiovisual e multimodal nas pesquisas sobre musicares, seja como ferramenta metodológica ou como produto de pesquisa (filmes etnográficos, trabalhos com plataformas de mídias digitais, abordagens sensoriais, entre outras possibilidades). Questões ligadas à exploração de novas tecnologias, ao papel do corpo na produção do conhecimento e à dimensão autoral dos trabalhos (colaboração, autoridade, devolutiva) também são de interesse deste dossiê.

LEIA MAIS

Este dossiê reunirá as contribuições presentes no seminário homônimo, realizado na Biblioteca Mário de Andrade (São Paulo/SP) entre os dias 30/03 e 01/04 de 2022, resultado de um convênio entre o Departamento de Antropologia da USP e do Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo, e fez parte das atividades do Projeto Temático. Tal como o evento, o volume reúne contribuições de pesquisadores, músicos e ativistas para, conjuntamente, refletir sobre os patrimônios musicais da cidade de São Paulo. Ele oferece contribuições de distintas naturezas (artigos acadêmicos, relatos de experiências e ensaios visuais) que se aproximam por oferecerem reflexões qualificadas sobre a relação entre música e patrimônio em uma megalópole como é a cidade de São Paulo.