O projeto de pesquisa “O Musicar Local: novas Trilhas para a Etnomusicologia” é um Projeto Temático apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP (Processo 2016/05318-7) desenvolvido entre agosto de 2016 e julho de 2022.


Ao longo dos últimos 6 anos, o Projeto reuniu mais de 80 pesquisadores com investigações de iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado, além de docentes e pesquisadores doutores, inclusive estrangeiros, em torno da proposta do Musicar Local. As pesquisas abordam uma gama muito diversa de musicares e de grupos, como por exemplo, performances do choro, fazeres musicais da folia de reis, grupos de carimbó, musicares de africanos em São Paulo, funk lésbico, Torés Kariri-Xocó, festas de música eletrônica, pesquisas históricas sobre musicares, Taiko, sessions de música irlandesa, para citar alguns exemplos.


O projeto teve como instituições sedes o Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp, e o Departamento de Antropologia e o Instituto de Estudos Brasileiros da USP. A pesquisadora principal e coordenadora do Projeto é a Profa. Dra. Suzel Ana Reily (IA- Unicamp), e as pesquisadoras principais a Profa. Dra. Flávia Camargo Tony (IEB - USP) e a Profa. Dra. Rose Satiko Hikiji (FFLCH - USP).



Vídeo de apresentação do Projeto