Distritos do Conhecimento de Quarta Geração 2024

20-21 de maio de 2024, Campinas, SP

Mesas de Políticas públicas

O objetivo destas mesas é debater a viabilização da implantação de áreas voltadas à produção do conhecimento nas cidades, sob os pontos de vista dos governos estadual e municipal, e abordando questões relativas à sociedade e ao meio ambiente nestes territórios.

Police Neto

Carolina Baracat

Talita Bottas

Milena Serafim

Data: 21/maio

Time: 11h20-12h50

Local: CDC
Auditorio 3

Idioma: Port. c/ trad. para Inglês

Mesa 1 - Desenvolvimento Urbano e Inovação

Participantes: José Police Neto, Carolina Baracat Lazinho e Talita Bottas

Mediação: Milena Serafim

José Police Neto é Subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo. Lidera o Núcleo de Habitação e Real Estate do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper; coordenou a primeira maratona de desenvolvimento (hackathon) do setor público. São leis de sua autoria a Política Municipal de Prevenção da Corrupção (Lei no 17.273/2020) os Indicadores de Desempenho do Setor Público Municipal (Lei no 14173/2006), o "Procon" paulistano (Lei no 14029/2005) e a Política Municipal de Inclusão Digital (Lei no 14668/2008), lei da Função Social da Propriedade (Lei nº 15.234/2010) e da Regularização Fundiária (Lei nº 15.720/2013), entre outras, Estatuto do Pedestre (Lei nº 16.673/2017) e o Programa Bike SP (Lei nº 16.547/2016).

Carolina Baracat Lazinho é Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de Campinas. Formada em Arquitetura pela Faculdade Metodista de Piracicaba, é mestre em Gestão Ambiental pela mesma instituição de ensino. Antes de assumir como titular da Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Campinas (Seplurb), no final de 2021, desde 2014 já atuava na pasta como diretora do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Deplan). Com a divisão da pasta em julho deste ano (2023), Carolina Baracat Lazinho passou a responder pela Secretaria Municipal de Urbanismo. Trabalhou como arquiteta e coordenou os processos de regularização fundiária na Cohab Campinas entre os anos 2003-2008. Também foi diretora da Secretaria de Habitação na Prefeitura de Sumaré e, posteriormente, assumiu o cargo de secretária por um período de nove meses.

Talita Bottas é Secretária executiva de inovação e tecnologia da Prefeitura de Osasco, onde atua em diferentes cargos de gestão e liderança. Presidente do Conselho de Administração da Agência de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - INOVA OZ. MBA em Gestão e Empreendedorismo Social, Pós-graduação em Gestão de Projetos e Mestrado em Gestão de Políticas e Organizações Públicas. Na Secretaria executiva de inovação e tecnologia coordena a atuação das políticas para fomentar o fortalecimento do ecossistema de inovação, desenvolvimento tecnológico, de projetos de cidades inteligentes e a articulação entre os setores público, privado, acadêmico e social.

Milena Serafim é Professora Associada de Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas/UNICAMP. Livre-Docente e Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp. É Bolsista Produtividade Pq-2 - CNPq. Atualmente é Diretora Associada da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp). Trabalhou na gestão de programas do Ministério do Desenvolvimento Social e como consultora PNUD no Ministério da Saúde. Experiência em planejamento, gestão, monitoramento e avaliação de políticas públicas, administração pública e gestão universitária. Suas áreas de pesquisa são: Análise e Governança de Políticas Públicas e de Instituições; Ciências Comportamentais e Processo decisório; Ciência, Tecnologia e Sociedade; Diplomacia Científica; Universidade e Educação Superior, Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável. É também Coordenadora de parcerias do CEUCI.

Marcelo Coluccini

Sylvia Angelini

Rebecca Dantas

Tainá Bittencourt

Silvia Stuchi

Data: 21/maio

Hora: 14h10-15h40

Local: CDC
Auditorio 3

Idioma: Port. c/ trad. para Inglês

Mesa 2 - Inovação, Sustentabilidade e Participação Social

Participantes: Marcelo Coluccini, Sylvia Barbosa Angelini, Rebecca Dantas, Tainá Bittencourt

Mediação: Silvia Stuchi Cruz

Marcelo Coluccini é Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Campinas. Advogado formado pela PUC-Campinas, Marcelo Coluccini tem especialização em Direito Empresarial pela Facamp e em Engenharia Ambiental pela Unicamp. Atuou por 24 anos nas empresas Claro, Global Ambiente, Sanasa e ADP Systems. Também foi diretor regional do Secovi SP e conselheiro efetivo dos conselhos municipais de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), de Desenvolvimento Urbano (CMDU) e da Cidade (Concidade) de Campinas, além de membro efetivo da Comissão de Meio Ambiente da OAB SP. Antes de assumir o cargo de secretário municipal de Campinas, atuava na Assessoria de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade do Governo do Estado de São Paulo.

Sylvia Barbosa Angelini é Diretora do Departamento de Urbanismo da Prefeitura de Jundiaí. Arquiteta e urbanista (USP, 1995) com Especialização em Urbanismo Moderno e Contemporâneo (PUC-Campinas, 1997), Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental (USP, 2001), pós-graduação lato sensu no Master em Liderança e Gestão Pública pelo Instituto Singularidades e CLP - Centro de Liderança Pública (2019). Servidora pública na Prefeitura de Jundiaí desde 2004, atuando na concepção e gestão de políticas públicas nas áreas de planejamento urbano, meio ambiente e educação. Diretora de Urbanismo desde 2017, com destaque para os trabalhos: Política pública da Criança  na Cidade (2017); Política de mitigação das mudanças climáticas, com os programas Pé de Árvore, Horta Urbana e Jardins de Chuva (2021). Coordenação do Plano de Bairro Novo Horizonte e região (Lei 9.817, de 2022).

Rebecca Dantas é Assessora para políticas públicas na Secretaria de Governo Municipal da Prefeitura de São Paulo. Mestra em Desenvolvimento Urbano pela UFPE e especialista em Urbanismo Social pelo Insper, é Arquiteta e Urbanista com experiência em gestão pública nas prefeituras do Recife e de São Paulo, onde atualmente é assessora para políticas públicas na Secretaria de Governo Municipal. Tem experiência em gestão urbana, elaboração e monitoramento de políticas públicas, engajamento comunitário e processos participativos com metodologias colaborativas.  Possui também experiência no desenvolvimento de parcerias público-privadas e utiliza habilidades criatividade, estratégia, comunicação e pesquisa para integrar práticas acadêmicas e profissionais no desenvolvimento de cidades sustentáveis, compartilhadas e justas.

Tainá Bittencourt é Consultora e assessora técnica da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos. Engenheira civil pela Universidade Federal do Paraná, realizado em parte no Institut National des Sciences Appliquées de Lyon, e doutora em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é pesquisadora vinculada ao Laboratório de Geoprocessamento da Escola Politécnica da USP e ao Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Tem como focos principais de pesquisa o planejamento urbano e de transportes públicos e suas relações com desigualdades socioespaciais. Também atua como consultora e como assessora técnica para mobilidade urbana na Frente Nacional de Prefeitos.

Silvia Regina Stuchi Cruz Atualmente é Pesquisadora no CEUCI, com bolsa da FAPESP. De 2018 a 2022, realizou pós-doutorado em Sustentabilidade na EACH-USP, com enfoque na mobilidade ativa. Bacharel em Gestão Ambiental, pela Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) e Mestre e Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizou estágio de doutorado sanduíche no Centre Lillois dEtudes et Recherches Sociologiques et Economiques (Clersé-USTL), à lUniversité des Sciences et Technologies de Lille 1. Foi pesquisadora visitante do VTT Technical Research Centre of Finland. Desde 2014, é diretora- fundadora do Instituto Corrida Amiga, organização social que promove o transporte a pé e temas relacionados; tais como: o direito à cidade, ocupação do espaço público, ética, cidadania e o direito de ir e vir de todas as pessoas. Desde 2016 coordena o projeto Como Anda, que tem como objetivo compreender o cenário da mobilidade a pé no Brasil. De 2015 a 2017 foi secretária executiva da Comissão Técnica Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP. Em 2016 e 2017 foi membro da Câmara Temática de Mobilidade a Pé do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte na cidade de São Paulo. Desde 2021 é membro do comitê executivo da International Federation of Pedestrians - IFP. Ganhadora do prêmio Estadão "Vozes da Mobilidade", "Descarbonário" da Climate Reality Brasil e recebeu menção honrosa do prêmio CAU Educa, todos em 2021.2 lugar no prêmio "Inovação em Mobilidade" da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos, 2023.