Distritos do Conhecimento de Quarta Geração 2024

20-21 de maio de 2024, Campinas, SP

Palestrantes convidados

Benamy Turkienicz

Benamy Turkienicz é arquiteto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Desenho Urbano pelo Joint Center for Urban Design - Oxford Polytechnic e em Estudos Avançados de Arquitetura pela Bartlett School of Architecture/University College London, e doutor em Urbanismo pela Arkitektur S. da Chalmers University of Tecnology. É Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Publicou artigos e livros sobre urbanismo, arquitetura e metodologia do projeto de arquitetura e é co-autor de softwares voltados para a análise do projeto de arquitetura e urbanismo entre os quais se destaca o CityZoom. Desde sua criação, em 1995, coordena o SimmLab - Laboratório para Simulação e Modelagem em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Entre suas contribuições para a área do congresso, estão as diretrizes  para o desenvolvimento do projeto Cidade Saúde (parque tecnológico da Saúde em Porto Alegre), o estudo de viabilidade do Parque Tecnológico da UFRGS e o masterplan do 4o Distrito.

Elfide Mariela Rivas-Gómez

Mariela Rivas Gómez, Doutora em Arquitetura e Pesquisa Urbana, é professora pesquisadora da Escola de Arquitetura, Arte e Design (EAAD) do Tecnológico de Monterrey. Entre 2006 e 2016, foi professora do programa de Urbanismo da Universidad Simón Bolívar em Caracas, Venezuela, onde foi gestora do Conselho Nacional de Habitação (1999-2001) e do Instituto de Habitação, vinculado ao Governo do Estado de Miranda (2009-2016). No setor privado, coordenou na Venezuela uma dezena de projetos de Reabilitação Física de Bairros Populares e Projetos Urbano-Ambientais. O último trabalho foi desenvolvido em Monterrey, México, como líder do Projeto Arroyo Vivo. Modelo de Remediação e Reciclagem na iniciativa Campana-Altamira e no ano 2021 desenvolveu o Estudo Preliminar de Resiliência Urbana do Município de San Pedro Garza Garcia, NL, México. Em 2011 recebeu a Medalha e Diploma de Honra ao Mérito na Classe Única do Governador do Estado Bolivariano de Miranda, concedido pelo Governador Henrique Capriles Radonski, Venezuela

Flavia Curvelo Magdaniel

A Dra. Flavia Curvelo Magdaniel trabalha na prefeitura de Haia, na Holanda, onde aconselhou planejadores urbanos e formuladores de políticas sobre estratégias concretas para estimular a inovação no Distrito Central de Inovação (CID) e no Parque Tecnológico Ypenburg (TPY), coordenando espaços e políticas económicas (ou seja, estudos exploratórios CID e TYP). De 2016 a 19, foi pesquisadora de pós-doutorado em Gestão Imobiliária na Delft University of Technology. Em sua pesquisa de doutorado na mesma Universidade, ela estudou o desenvolvimento de campi tecnológicos nas cidades. Esta pesquisa posicionou o ambiente construído como um catalisador para a inovação demonstrada por decisões e intervenções imobiliárias facilitando cinco condições para a inovação. O foco principal dos seus interesses de investigação inclui o desenvolvimento urbano inovador, economias prósperas de ecossistemas de inovação e desenvolvimento de clusters de inovação.

Lars Martel Antoine Coenen

Lars Coenen é geógrafo economista e seus interesses convergem em torno da geografia da inovação. É onhecido internacionalmente pelo seu trabalho em inovação regional e urbana e, em particular, pela sua investigação pioneira sobre a geografia da inovação ambiental e das transições de sustentabilidade. Lars foi professor catedrático no CIRCLE, o Centro de Inovação, Investigação e Competência na Economia da Aprendizagem da Universidade de Lund, onde liderava um grupo de investigação que tratava de inovações e transições de sustentabilidade. Durante o seu tempo no CIRCLE na Suécia, o Professor Coenen foi um consultor científico frequente da Agência Sueca de Inovação, VINNOVA. De 2017 a 2020, ele foi o inaugural ‘City of Melbourne Chair of Resilient Cities’, no Melbourne Sustainable Society Institute da Universidade de Melbourne, Austrália. Atualmente, é Professor da HVL Business School, section for innovation studies  / Western Norway University of Applied Sciences.

Marta Rofin Serrà

Marta Rofin Serrà é a fundadora das Healthy Cities. É arquiteta e urbanista, com longa experiência profissional em planejamento, gestão urbana e incorporação da saúde no desenvolvimento urbano. Ela lidera a Healthy Cities, uma start-up da Bax & Company e é diretora do curso de pós-graduação “Planejamento urbano e saúde” da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC). É também docente do Mestrado em Promoção da Saúde Comunitária da Universidade do País Basco (UPV-EHU). No seu trabalho em Healthy Cities, desenvolve estratégias de saúde urbana, avaliação de impacto na saúde, projetos de investigação e formação e, nos últimos anos, liderou a conceção e desenvolvimento da ferramenta de avaliação de impacto na saúde “Gerador de Cidades Saudáveis”. Ela trabalhou nos setores público e privado. Durante o seu trabalho para a Câmara Municipal de Vic (Barcelona) elaborou o Plano Diretor da cidade (Prémio Catalunha de Urbanismo 2020), liderou o projeto "implementação de indicadores e avaliação do impacto na saúde do planeamento urbano" e coordenou o projeto europeu URBACT- Rede de Cidades Saudáveis. Colaborou com a Universidade de Vic, o Governo Provincial de Barcelona (DIBA), a Agência de Saúde Pública de Barcelona (ASPB) e várias Autoridades de Planejamento Urbano como assessora para a incorporação da perspectiva da saúde no planeamento urbano. É autora de diversas publicações, entre as quais o “Guia para incorporar a saúde no planeamento diretor”, “Cidades e Saúde” ou “Planejamento urbano para cidades saudáveis”.

Victor Eskinazi

Victor Eskinazi é arquiteto associado da empresa internacional Sasaki. Desde que ingressou na Sasaki em 2009, ele trabalhou em diversos projetos multidisciplinares nos Estados Unidos, Ásia, América Latina e Oriente Médio. A experiência de Victor inclui projetos de regeneração urbana, desenvolvimento de zonas ribeirinhas, campi universitários, distritos de uso misto e de inovação. Seu trabalho foi reconhecido por prêmios nacionais e internacionais, incluindo o American Institute of Architects, a American Planning Association, a American Society of Landscape Architects e a Society for College and University Planning. Victor possui mestrado em Desenho Urbano e Planejamento Urbano pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e bacharelado em Arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo, Brasil. Ele também é afiliado à Escola de Arquitetura e Planejamento do MIT, tanto como instrutor de estúdio quanto como pesquisador.