Atenção! A Feira FEIA ocorrerá na Abertura do FEIA 23, na Moradia Estudantil da Unicamp, a partir das 16h!
Atenção! A Feira FEIA ocorrerá na Abertura do FEIA 23, na Moradia Estudantil da Unicamp, a partir das 16h!
DOMINGO
Bateria Alcalina
Artista: Bateria Alcalina
Categoria: Música
Data: 25 de Setembro
Horário: A partir das 19h
Local: Moradia Estudantil da Unicamp
Sinopse:
A Alcalina surge em junho de 2003 no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, a partir da vontade de fazer batucada. Um grupo de amigos – estudantes da Unicamp e artistas de Campinas e São Paulo – se juntou para tocar samba e outros ritmos adaptados para a formação de batucada de escola de samba. Surgida como uma bateria universitária, logo a Alcalina mostrou sua peculiaridade e se tornou um grupo cultural de Campinas, extrapolando o âmbito da Universidade.
Há 16 anos a Alcalina realiza ensaios abertos, recebendo novos integrantes interessados em aprender um pouco sobre percussão e cultura popular, em especial sobre samba e suas variadas vertentes.
SEGUNDA-FEIRA
Disforia Queercore
Artista: Disforia Queercore
Categoria: Música
Data: 26 de Setembro
Horário: 12h
Local: Teatro de Arena da Unicamp
Sinopse:
Banda iniciada na quarentena a partir de vivências e questionamentos de gênero de dues artistas trans. Com grande influência do hardcore, punk e do movimento riot grrrl, Disforia Queercore é uma banda TRANSgressora que pretende musicar a disforia, o desconforto do não lugar - seja no corpo, nas relações ou na sociedade.
HaaKBeats Show
Artista: HaaKBeats
Categoria: Música
Data: 26 de Setembro
Horário: 13h
Local: Teatro de Arena
Apresentação musical de Hip Hop Reggae autoral.
WRANY & GRANADEIRO
Artista: WRANY
Categoria: Música
Data: 26 de Setembro
Horário: 16h
Local: Casa do Lago, Unicamp
Sinopse:
O show propõe uma experiência visual e sonora imersiva, que coloca o ouvinte em meio a beats, guitarras, sintetzadores e texturas sonoras eletrônicas. Com duração de 90 minutos, o duo explora gêneros como o trip hop e art pop para destacar o repertório autoral de ambos artstas e covers de musicistas que os inspiram, como a cantora e compositora Céu, Gal Costa e Britney Spears. WRANY e Granadeiro se armam de uma grande paleta de texturas e sensações sonoras para envolver os ouvintes e os levar a outra esfera de percepção do espaço tempo.
Fissura
Artista: Jota Guerreiro
Categoria: Artes da Cena
Data: 26 de Setembro
Horário: 20h
Local: Sala AC04 - PAVIARTES, Unicamp
Sinopse:
Uma fissura no espaço, no tempo e no corpo. Uma fissura pelo espaço, pelo tempo e pelo corpo. Até que ponto meu corpo me pertence? Ou a partir de que ponto? O que resta se eu abrir mão de todas as ferramentas que me foram dadas para apreender minha própria materialidade? A fissura é uma falha no sistema que revela as ficções que produzem realidades. A grande mãe das ficções modernas é a ficção do humano. Há corpos que, de tanto correr do tempo que persegue, já chegaram no futuro e estão confabulando existências em outras materialidades - ou talvez nenhuma.
TERÇA-FEIRA
Bebedeira e Loucura
Artista: LUZAMBA
Categoria: Artes da Cena
Data: 27 de Setembro
Horário: 14h
Local: PB (Ciclo Básico II), Unicamp
De onde vem sua dança?
Artista: PH Veríssimo
Categoria: Artes da Cena
Data: 27 de Setembro
Horário: 19h
Local: Sala AD01 - PAVIARTES, Unicamp
Em mundos individuais, o olhar para as relações com o mundo externo se mostra urgente. As formas de presença, identidade, origens, matérias, imaginários estão em trânsitos. A retomada do olhar para a origem, transforma o toque do presente?
A performance busca tensionar o local do agora e seus desdobramentos, usando a matéria morta mais viva do corpo humano: o cabelo, para trilhar os possíveis corpos-memórias.
Olhar de onde vem a sua dança, pode te mostrar o real motivo para estar em trânsito.
Paulo Microfonia
Artista: Paulo Microfonia
Categoria: Música
Data: 27 de Setembro
Horário: 20h
Local: Teatro de Arena da Unicamp
Durante 40 minutos, Paulo Microfonia se apresenta acompanhado por um Dj, que, com os toca-discos, faz o background instrumental. A integração fica completa pela presença de um MC convidado - geralmente é um dos artistas que participaram da construção do disco -, que fica responsável pelas ‘dobras’ musicais das canções.
QUARTA-FEIRA
“Existo, logo descolonize” – 2022 – Tania Sayri
O seguinte trabalho tem como objetivo repensar sobre as violências coloniais que se alastraram nos corpos dos povos originários mesmo com a independência dos países ainda existe muito violência sobre estes, o qual pode se referir com o conceito de “colonialidade”. Nas fotos vemos a artista vestida com um vestido preto e carrega um aguayo/awayo em suas costas, o qual é um tecido andino industrializado em que nesse tecido representa a riqueza cultural, histórica, identitária e arte. Em relação a escolha pela roupa preta está relacionado com a estética que as mulheres que são companheiras (mama talla) dos líderes/representantes das comunidades (mallku) costumam usá-la em reuniões ou eventos importantes.
Ela faz uma paráfrase a famosa frase de Descartes “Penso, logo existo”, o qual marca na história ocidental a racionalidade da ciência, a teorização dos conceitos e o desdobramento da experimentação da racionalidade, em que a razão guiaria o desenvolvimento da humanidade e que marca o período do iluminismo na sociedade ocidental. Em que tal argumento também é usado para levar “conhecimento ou sabedoria” para os povos considerados pelo ocidente como “primitivos”, estes que na visão colonizadora não tinham sabedoria e que precisavam ser “civilizados”.
A artista repensa-se e reflexiona o seu tempo presente em que a costura a atravessou desde a sua chegada ao território brasileiro, pois como bem se sabe a comunidade boliviana está inserida nesse sistema de confecções e têxteis, e que normalmente costuma explorar tal mão de obra imigrante. Ela assume a costura como sua poética e usa-a dentro de seu trabalho nas diferentes linguagens artísticas.
Existo, logo descolonize
Artista: Tania Sayri
Categoria: Artes da Cena
Data: 28 de Setembro
Horário: 12h
Local: PB (Ciclo Básico II), Unicamp
PARTERRE - a trajetória de um parto
Artista: Rosa Moreno
Categoria: Artes da Cena
Data: 28 de Setembro
Horário: 17h
Local: Casa do Lago, Unicamp
O parto de parir e o parto de partir
Emoções presas no centro do corpo, em uma tentativa incessante de serem expelidas. Entre o conflito das inseguranças e confortos de dizer o que sente, o que pensa e o que transborda. A resistência e a incerteza de parir, que quando acontece, se diluem no espaço em instantes.
Eu parto um pedaço de minha história, que nunca foi contada, para que ela possa partir em um piscar de olhos.
QUINTA-FEIRA
Os Fonsecas
Artista: Os Fonsecas
Categoria: Música
Data: 29 de Setembro
Horário: 12h
Local: Teatro de Arena da Unicamp
Os Fonsecas fazem um show enérgico e autoral, composto pelas músicas de um álbum ainda em gestação e músicas do EP "Fundo da Meia", lançado em 2020, em novos arranjos esquizos e rockeiros.
Gunnin' for you
Artista: Rud Fiamino
Categoria: Artes da Cena
Data: 29 de Setembro
Horário: 17h
Local: PAVIARTES, Unicamp
Você sabe o que é drag king? O transformismo drag é muito mais rico do que você imagina. Além das figuras femininas das drag queens, também existem personas masculinas, chamadas drag kings, drag queers, burlescas... Drag é uma arte independente de gênero e orientação sexual. Você está pronto para ver a pistola desse cowboy?
De Mariazinha à Verônica
Artista: Brenda Felipeti e Jaqueline Gianinni
Categoria: Artes da Cena
Data: 29 de Setembro
Horário: 18h
Local: AC04 - PAVIARTES, Unicamp
Mariazinha é uma solteirona de classe média baixa que mora em um pensionato de moças. Verônica é uma jovem bem nascida, estudante de teatro. Mariazinha é comportada, trabalhadora e nunca se relacionou com homem nenhum. Verônica é indisciplinada, sustentada pela mesada do pai, já viveu diversas experiências e é amante de seu professor, Marcelo, que tem mais do dobro de sua idade. Mariazinha é religiosa e valoriza a sagrada família. Verônica quer destruir esses pilares de poder da sociedade. Numa noite, enquanto Mariazinha se prepara para dormir e é surpreendida por um homem armado invadindo seu quarto, em outro canto de São Paulo, Verônica espera Marcelo no apartamento em que costumam se encontrar, após revelar a esposa e filha dele que são amantes. Desses confrontos se evidencia os impasses de toda ordem que as condensam - materiais, profissionais, sexuais, éticos - e o percurso transgressor de cada uma delas nas narrativas.
*Experimento cênico que surgiu como desdobramento da Iniciação Científica “De Mariazinha à Verônica: as potencialidades transgressoras do corpo feminino na ditadura militar”
Trio Boi Gemeu - Sambas e Batuques
Artista: Trio Boi Gemeu
Categoria: Música
Data: 29 de Setembro
Horário: 19h
Local: Teatro de Arena da Unicamp
A apresentação "Trio Boi Gemeu - Sambas e Batuques", propõe um repertório voltado a ritmos e gêneros tradicionais da musica popular do interior do Brasil, a partir da execução de arranjos diversificados e originais para realização em formação reduzida de voz, violão e percussão.
O espetáculo exalta as tradições das manifestações culturais brasileiras, sem perder de vista a originalidade, criação e assimilação de novas formas de fazer, tocar, recriar e reverenciar canções, ritmos, compositores, compositoras, interpretes, mestres e mestras, por vezes, tão esquecidos do grande público.
SEXTA-FEIRA
Sopa BR
Artista: Laís Efstathiadis
Categoria: Artes da Cena
Data: 30 de Setembro
Horário: 13h
Local: PB (Ciclo Básico II), Unicamp
Há um alarme soando nos ouvidos deste país: o coração brasileiro é uma bomba-relógio.
Buscando remexer as entranhas do processo de conformação do Brasil, a partir de questionamentos que perpassam o individual e o coletivo, origens, colonização e contradições, “Sopa BR” propõe a reflexão acerca da construção da identidade do povo brasileiro. Fragmentos de imagens, objetos e falas são ingredientes de uma receita que ora se contrastam, ora se complementam e, com o auxílio do público, vão sendo preparados para compor essa complexa sopa chamada Brasil.
Jakhana & Serizo: Músicas do Mediterrâneo Oriental
Artista: Jakhana & Serizo
Categoria: Música
Data: 30 de Setembro
Horário: 17h
Local: Museu Exploratório de Ciências, Unicamp
Jakhana & Serizo apresentam ao público uma viagem musical sobre um repertório que passeia por canções do Mediterrâneo Oriental. O duo surge como uma ramificação da pesquisa dos artistas com a banda Egrégora Mundana, na qual Jakhana (Jac Carvalho) é vocalista e Serizo (Leandro Serizo) é acordeonista e diretor. O duo conta com a participação de convidades especiais para o segundo bloco do show que somam afetos e conexões com o repertório do show.
Roda de Samba, com Grupo Saracuteia
Artista: Grupo Saracuteia
Categoria: Música
Data: 30 de Setembro
Horário: 19h30
Local: Cantina do Gatti (ao lado do PAVIARTES)
O grupo Saracuteia fará uma roda de samba aberta no FEIA!! Se você toca algum instrumento, canta, gosta de dançar ou de ouvir samba, esse é o momento de fazermos um som juntes. Vem conosco!