Marcado por um forte engajamento social e um compromisso de integração entre ensino, pesquisa e extensão, o CPEI também é sede de diversas atividades extensionistas realizadas em parceria com as populações junto às quais atuamos. Para saber sobre possibilidades de participação em projetos ou oportunidades de bolsas, entre em contato diretamente com os/as responsáveis pelas iniciativas.
Projeto voltado à produção colaborativa de materiais didáticos e de apoio didático em língua indígena junto à comunidade escolar do povo Kalapalo do Alto Xingu.
Responsáveis: Antonio Guerreiro, Veronica Monachini e Marina Pereira Novo
O projeto busca enfrentar as dificuldades de acesso à eletricidade no Baixo Rio Oiapoque (AP) e na Calha Norte (PA), que limitam a produção econômica e a qualidade de vida nessas comunidades. O projeto se estrutura em três pilares: 1) geração de energia elétrica sustentável, 2) fortalecimento das cadeias produtivas de artefatos tradicionais e 3) integração entre conhecimentos indígenas e não indígenas.
Responsável: Artionka Capiberibe
Realização de plantios para conservação on-farm de variedades de cultivares indígenas e de comunidades tradicionais.
Responsável: Joana Cabral de Oliveira
O projeto tem como objetivo geral articular ensino, pesquisa e extensão na resposta às demandas presentadas pelas famílias indígenas pankararu residentes no município de Mogi Mirim (SP) por um diagnostico academicamente embasado sobre sua situação social, histórica e territorial. O projeto se insere em pesquisa de longo prazo sobre migração ou mobilidade indígena, seus pressupostos e transformações cosmológicas, organizacionais e identitárias. Este projeto de extensão prevê ações em 3 frentes: recenseamento étnico-participativo, caderno de histórias de famílias e vídeo-documentário.
Responsável: José Maurício Arruti
O projeto tem como objetivo (a) fazer registro, monitoramento e análise tanto das políticas públicas destinadas às comunidades quilombolas, quanto das violências movidas contra elas e suas respostas coletivas, bem como (b) contribuir para a construção e veiculação da memória do movimento quilombola nacional, por meio da formação de um banco de entrevistas com suas principais lideranças.
Responsável: José Maurício Arruti