Analisar e discutir melhorias quanto ao panorama industrial no município de Jaú. Através da utilização de indicadores, busca-se encontrar e relacionar as influências do setor industrial do município com seu desenvolvimento socioeconômico, à fim de caracteriza-lo. E assim, a partir de um mapeamento, serão analisados as qualidades e defeitos de suas escolhas no seu desenvolvimento, a fim de desenvolver soluções e possíveis melhorias. Nesse âmbito, tal projeto enfatiza o cenário industrial de Jaú e sua grande diversidade de ramos.
Ana Clara dos Santos Rosa, Eduarda Semões Lazarin, Gilberto Carlos de Campos Junior, Mariana Pires de Almeida e Victor Hugo Cardoso Valentas.
Para a obtenção de dados e maior compreensão da conjuntura socioeconômica do município, o grupo realizou visitas e entrevistas em diversos órgãos em Jaú, incluindo o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Jaú e Região, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) - Regional Jaú, e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo e Inovação (SEDEMPI). Houve tentativa de contato com o Sindicato da Indústria de Calçados, mas não obtivemos sucesso.
Após as entrevistas, foram realizadas pesquisas em bases de dados como o IBGE, CAGED, SEBRAE, e Econodata.
Foi observado que o município de Jaú possui uma economia diversificada, principalmente composta pelo comércio e serviços, que são os maiores contribuintes no PIB do município, o setor representa 73% do total de empresas de Jaú.
Inferiu-se, ainda, que o município de Jaú tem um panorama industrial caracterizado por empresas locais de pequeno e médio porte, não possuindo multinacionais. Dessa forma, o setor industrial não contribui tanto para a formação do PIB da cidade.
Ao final do projeto, foi constatado que a indústria calçadista compõe 41% do total de indústrias do município, e é o maior setor quanto a empregabilidade industrial. No entanto, o faturamento dessas empresas não é tão expressivo.
É prevista maior mudança de seu panorama, tanto social quanto econômico, daqui a alguns anos, com os resultados dos novos cursos profissionalizantes do SENAI e os formandos da faculdade de medicina UNOESTE.
Clique aqui para acessar o boletim completo.