Identificar o panorama industrial do município de Agudos/SP e analisar os seus impactos econômicos, sociais e ações ambientais. Em específico, o grupo focou na identificação dos efeitos sociais e econômicos das indústrias em Agudos.
Frederico Cunha Galvao de França , Gabriel Vieira Otaviani, Luis Afonso Dionisio e Mateus Batista Vieira da Silva.
Além do levantamento de indicadores, foram realizadas entrevistas e visitas técnicas nas duas maiores indústrias do município (Dexco e Ambev) e uma reunião online com a atual secretária de Desenvolvimento Social e Econômico (SEDES) de Agudos.
Essas atividades tiveram como objetivo conhecer o funcionamento operacional e os impactos das duas indústrias que representam a maior parte da arrecadação de impostos e geração de empregos da cidade, bem como as ações da prefeitura para atrair e manter as indústrias.
Foi identificado um cenário industrial positivo em Agudos, em comparação com outros municípios da região. Este representa cerca de 70% da arrecadação de impostos no município e gera um número significativo de empregos.
Embora seja um município de porte pequeno (aproximadamente 37 mil habitantes), contém duas grandes indústrias com filiais nacionais e internacionais.
O município tem um espaço dedicado “Desenvolve Agudos” que agiliza os procedimentos burocráticos para os diversos tipos de empresa (48 horas).
Incentivos para indústrias: novo parque industrial, concessão de áreas, isenção de impostos, parcerias para capacitação de mão de obra.
A prefeitura em colaboração com as indústrias foca em capacitar a população que se encontra na linha de extrema pobreza, para contratação pelas indústrias, gerando um ciclo de inclusão e desenvolvimento social<->econômico.
Além da geração de empregos e renda, as indústrias desenvolvem uma série de projetos sociais e ações ambientais no município.
Algumas dificuldades vivenciadas: falta de novas áreas da prefeitura para concessão, baixa escolaridade dos cidadãos, falta de atrativos, serviços e disponibilidade de imóveis para fixar trabalhadores das indústrias como moradores.
Clique aqui para acessar o boletim completo.