Conhecer e mapear as ações que o município de Botucatu realiza para fomentar o empreendedorismo, correlacionando com as demandas no âmbito da sustentabilidade que o município recebe, assim como o mesmo lida com elas.
Marcelo Passos Cardoso, Nathan Alavarado Rosinholi, Pedro Augusto Oliveira Pakes e Thales Fascinelli Baesso.
Para conhecer a conjuntura socioeconômica do município atual e poder mapear as ações que este toma para fomentar o empreendedorismo local, foram realizadas visitas em alguns órgãos públicos e privados do município a fim de coletar dados e informações que corroborassem com o objetivo do trabalho.
Dados secundários que contextualizam o cenário atual do município e até mesmo dos últimos anos foram, em grande parte, coletados da internet.
Constatou-se que o município de Botucatu tem o setor de serviços como o setor econômico predominante, sendo sua parcela de 57,60% do total, seguido do setor industrial com 27,90% do total, o que indica uma relevante participação das indústrias na economia, no entanto, ainda pode ser mais presente.
Foi observado que Botucatu pode ser definido como um case de sucesso quando o assunto tratado é o oferecimento de ambientes de inovação para micro e pequenos empreendedores, pois possui o Parque Tecnológico de Botucatu contendo 20 empresas instaladas, além da Incubadora Botucatu e a Incubadora Prospecta que juntas possuem 18 empresas instaladas.
O município conta com a presença do APL de Apicultura e se trata do 2º maior produtor de mel do Brasil, além de possuir o APL de Biotecnologia, pois também conta com o IBTEC - UNESP Botucatu.
A cidade de Botucatu ainda apresenta instituições que fomentam o empreendedorismo, como o SEBRAE que contém diversos projetos relacionados ao apoio a micro e pequenos empresários, e o SENAI que possui mais de 100 cursos voltados para os empreendedores e colaboradores do município.
Clique aqui para acessar o boletim completo.