CRONOGRAMA DETALHADO
VISITAS TÉCNICAS
INSCRIÇÕES GRATUITAS
O Parque Tecnológico Botucatu foi concebido para ser um ambiente diferenciado, promotor da inovação por meio da interação entre as bases do conhecimento (universidades, centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento) e a base produtiva (empresas). É fruto de uma parceria entre Governo do Estado de São Paulo e Município de Botucatu e se caracteriza como um instrumento integrador de parceiros de todos os segmentos da sociedade que possam contribuir decisivamente para o desenvolvimento regional sustentável. Atua, principalmente, para que a dinâmica do conhecimento aplicado, a difusão de tecnologia e a geração de negócios, reduzam as desigualdades socioeconômicas, sendo uma alavanca propulsora na geração de emprego, trabalho e renda. Botucatu possui uma grande tradição em pesquisa em ciências médicas e biológicas. A cidade abriga cinco unidades da Unesp: Faculdade de Medicina de Botucatu/ (FMB), Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia/Unesp (FMVZ), Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) e Instituto de Biociências (IB), além do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). A presença de uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) e Escola Técnica (Etec), do Centro Paula Souza, agregam diversidade de ensino e docência ao município. Além da inclinação acadêmica, o setor produtivo da região dispõe de uma liderança tecnológica expressiva que conta com a concentração de micro, pequenas, médias e grandes empresas como Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), Eucatex, Duratex, Caio Induscar e Grupo Centroflora.
O Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos da Unesp (CEVAP) é um Centro Interunidades de Unidade Complementar, prevista no estudo da Universidade, criado pelo Conselho Universitário em 27 de maio de 1993. Atua como Instituição de desenvolvimento e integração dentro da estrutura multicampus, realizando a articulação entre o Ensino, a Pesquisa, a Capacitação de Recursos Humanos e a Extensão Universitária sobre sua temática de atuação. Participam do Projeto pesquisadores da Faculdade de Medicina de Botucatu - FMB, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu - FMVZ, Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu - FCA, Instituto de Biociências de Botucatu - IBB, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara - FCF e Instituto de Biociências de Rio Claro - IB. Em 2006, inaugurou sua sede definitiva, com aproximadamente 2.000 m2 de área construída na Fazenda Experimental Lageado, na Unesp de Botucatu. O novo complexo dispõe de toda infraestrutura necessária para atender as demandas de ensino, pesquisa e extensão, tanto dentro do âmbito da Unesp de Instituições parceiras no país e no exterior.
MINICURSOS
INSCRIÇÃO POR R$ 5,00
Responsável: Ítalo Bertoni Lopes de Andrade.
Descrição: O zebrafish (Danio rerio) tem ganhado destaque como um modelo de pesquisa promissor à diversas áreas da ciência. Ao reunir várias características desejáveis, como baixo custo, fácil manejo, compatibilidade genética e alta reprodutibilidade, o zebafish se tornou um importante organismo experimental de inúmeros campos, como neurofisiologia, genética, toxicologia, além de aplicações na indústria farmacêutica. O minicurso "Zebrafish como plataforma experimental" irá introduzir esse modelo alternativo de pesquisa e abordar os principais pontos que devem ser considerados em sua utilização, mostrando como seu uso pode ser a peça-chave que falta em diversos estudos.
Responsável: Alaor aparecido e Fabio Iachel da Silva.
Descrição: A biotecnologia forense é uma importante área da biotecnologia, que visa utilizar suas inúmeras técnicas e ferramentas para a resolução de demandas legais, seja civis, penais, administrativas ou criminais. Nesse contexto, existe a toxicologia forense, que se trata de uma ciência interdisciplinar voltada à detecção, identificação e/ou quantificação de agentes tóxicos em matrizes biológicas ante mortem ou pós mortem. O minicurso "Biotecnologia forense: Noções de Toxicologia Analítica das Drogas de Abuso" dará uma introdução à essa área, abordando os conceitos básicos de toxicologia geral e forense, os agentes químicos mais prevalentes, epidemiologia, noções sobre legislação antidrogas (lei n°11343) e de vestígios (lei n° 158, 159 e 160), tipos de amostras, noções de validação, técnicas qualitativas, testes imunoquímicos e técnicas quali/quantitativa de análises - cromatografia em fase líquida e gasosa, aplicações e também interpretação dos resultados. Por fim, será feita uma visita técnica aos laboratórios de análise do CEATOX, onde serão apresentadas as noções teórico/práticas do funcionamento de equipamentos de análises lá utilizados (Cromatógrafos e Espectrômetro de Absorção Atômica).
Responsável: Diego Peres Alonso.
Descrição: Desde sua descoberta a tecnologia CRISPR-CAS9 vem evoluindo rapidamente e o escopo das suas aplicações está em constante expansão. Tendo sido originalmente empregado para a edição genômica, o sistema CRISPR-CAS9 é aplicado atualmente às mais diversas áreas da biologia molecular e da bioengenharia, impactando sobremaneira a pesquisa básica e aplicada nos campos da engenharia de vias metabólicas, engenharia de circuitos genéticos e imunoterapia contra o câncer, com o desenvolvimento de técnicas para detecção de sinalização celular, análise proteômica in situ, diagnóstico de câncer e detecção de patógenos. Esse curso tem como objetivo apresentar o histórico da descoberta e desenvolvimento da tecnologia CRISPR-CAS9, bem como destacar os principais avanços tecnológicos relacionados às diversas aplicações dessa técnica.
Responsável: Prof. Dr. Marcus Vinicius Niz Alvarez.
Descrição: A bioinformática é uma ciência multidisciplinar que atua em parceria com a ciência da computação, estatística, matemática e engenharias com a finalidade de analisar, interpretar e processar dados biológicos. Através dela, torna-se possível a compreensão de padrões e fenômenos presentes na natureza que seriam muito complexos para serem analisados sem essas técnicas. Por meio de bancos de dados como o NCBI e de algoritmos utilizados para comparar informações de sequências biológicas primárias, como nucleotídeos e proteínas, faz-se possível que esse estudo tão importante seja possível. Desse modo, o curso "NCBI e BLAST aplicado a bioinformática - conhecendo a plataforma e suas aplicações é ofertado, de forma a prover uma breve, porém enriquecedora, introdução à esse assunto. Para tanto, serão apresentadas as funcionalidades do NCBI, assim como os principais tipos de arquivos utilizados em bioinformática e disponíveis no site. Sendo apresentado os conteúdos básicos será contextualizado um exemplo utilizando o BLAST por meio do site, em seguida uma adaptação em terminal Linux. Será disponibilizado slides auxiliares, material complementar e linhas de comando com as aplicações.