Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista, mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia-Toxicologia), e doutorado em Ciências Biológicas (Genética-Toxicologia) ambos pela mesma universidade. Atua como farmacêutico bioquímico e como pesquisador no Centro de Assistência Toxicológica de Botucatu (CEATOX).
Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Toxicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Toxicologia dos Metais (Pb,Cd,Hg,Al,etc), Toxicologia dos Alimentos, Toxicologia dos Agrotóxicos, Genética Toxicológica (citogenética), Drogas de Abuso e Dependência Química, Ecotoxicologia, Toxicologia Ocupacional,Toxicologia Analitica, Plantas e Cogumelos Tóxicos.
Graduada em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Botucatu. Mestre em Biologia Geral e Aplicada pela UNESP. Atuou no departamento de Ciências Químicas e Biológicas do Instituto de Biociências, com pesquisa em Biologia de tecidos mineralizados, biomateriais e biotecnologia. Atualmente ocupa o cargo de Scientist Front-end da startup CROP Biolabs.
Graduando em Biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará. Foi aluno de Iniciação científica do laboratório de Oncologia Experimental, localizado no Núcleo de Pesquisa e desenvolvimento de Medicamentos. Atual presidente da Liga Nacional dos Acadêmicos em Biotecnologia - LiNABiotec e ex-Diretor de projetos da AUGbiotec, empresa júnior da Graduação em biotecnologia da mesma Universidade. Tem experiência com cultura de tecidos vegetais e com Cultura de células humanas. Trabalhou com o projeto Alternativas ao glicerol na conservação da pele de Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) para utilização como curativo biológico. Também tem experiência com gestão de pessoas, projetos e finanças. Foi medalhista da maratona de Biohacking, no NÚCLEO'18. Já organizou vários eventos de popularização da ciência, além de eventos técnico-científicos. Foi membro da Comissão do Código de Ética do profissional em biotecnologia, comissão ligada a Liga Nacional dos Acadêmicos em Biotecnologia dedicada a compor um código de normas éticas a ser respeitado pelos biotecnologistas brasileiros, enquanto o conselho de biotecnologia não é formado
Possui graduação em Ciencias Biologicas Modalidade Medica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), doutorado em Ciências Biológicas AC.: Genética pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Completou o seu primeiro Pós-Doutorado no Laboratório de Pesquisa e Análises Genéticas do Instituto de Biotecnologia de Botucatu na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 2015, sendo que parte do seu Pós-doutoramento foi realizado no Robert Koch Institute em Berlim na Alemanha. Atualmente é Pós-Doutorando PNPD vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Genética do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Botucatu. Suas principais linhas de pesquisa são o estudo da relação do metabolismo lipídico de macrófagos com a infecção por Leishmania spp. e Genética de Populações de insetos vetores.Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia de Parasitos, Biologia Molecular, Montagem e análises de Painéis de SNPs e Sequenciamento de nova geração
Graduado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara (FCFAr) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Pesquisador colaborador vinculado ao Laboratório de Ômicas Integrativas pertencente ao Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR; CNPEM-Campinas) Co-fundador do time iGEM Unesp Brasil premiado com medalha de ouro nos anos de 2017 e 2018 na Competição Internacional de Máquinas Geneticamente Engenheiradas (iGEM) e vencedor do prêmio de Best Hardware no ano de 2018 na mesma competição com o projeto "HOPE: a framework to engineer living therapeutics". Co-fundador e líder do time CNPEM.Brazil, participante da competição iGEM Design league voltado para países da América Latina premiado com medalha de prata e prêmios "Vision Award - Special Prize" e "Best Open Project - Track Award" com o projeto "Rainbow Dots: The nanobiohybrid platform for CO2 uptake"
Graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual Paulista, mestrado em agronomia pela mesma universidade. Atualmente é químico do Centro de Assistência Toxicológica de Botucatu (CEATOX). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Instrumentação Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: amidos, derivados de mandioca, permeação em gel, cromatografia e pesticidas.
Graduando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela UNESP - Botucatu, participou de pesquisas com Biologia Molecular e Virologia, desenvolveu projeto de pesquisa de análise de novos compartimentos biológicos para ZIKA Vírus, com projeto iniciação científica no Laboratório de Biologia Molecular do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, com participação no grupo de pesquisa de Virologia e Imunologia Molecular. Ainda na graduação ingressou no programa de pós-graduação em Pesquisa e Desenvolvimento (Biotecnologia Médica) na Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB). No âmbito de empreendedorismo e inovação participou do programa de aceleração de startups realizado pela Roche e conquistou o segundo lugar no no Desafio Nacional de Empreendedorismo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), além de ser sócio da startup CROP, a qual possui hoje um projeto PIPE Fase I, para validação de uma plataforma vegetal de expressão de peptídeos com potencial de redução de LDL da corrente sanguínea, ocupando o cargo de Chief Strategy Officer (CSO).
Graduado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista, Campus Botucatu (2017) com três premiações, incluindo prêmio de "Primeiro lugar" na turma de ingresso. Mestre em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista, Campus Botucatu (2020). Doutorando em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista, Campus Botucatu. Tenho experiência em Bioinformática, Bioestatística e Genética de populações. Sou programador nas linguagens R, C++ e Shell Scripting. Tenho experiência em docência em Bioinformática e Análise de dados Biológicos.
Engenheira de Bioprocessos e Biotecnologia graduada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS - RS. Possui experiência profissional na área Ambiental, envolvendo Gerenciamento de Resíduo Sólidos, Tratamento de Efluentes e Legislação. Foi indicada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul ao Prêmio Pesquisador Gaúcho - categoria Jovem Pesquisador (FAPERGS) no ano de 2018. É mestre e doutoranda em Fisiologia e Bioquímica de Plantas pela ESALQ/USP. Realiza estudos moleculares no entendimento das interações planta-patógeno. Atualmente é CEO da startup Biohealth Machine, com foco na produção de spirulina
Formado em Engenharia de Produção. Está realizando sua pós-graduação em Big Data e Marketing Intelligence na ESPM em parceria com a IBM. É sócio fundador na Fábrica Meatz e sua missão é transformar a forma como nós vemos a carne.
A Fábrica Meatz é resultado da fusão entre a Behind, uma das pioneiras na produção de carne plant-based no Brasil, e a Meatz, empresa especializada em produtos alimentícios à base de jaca. Essa Foodtech brasileira inovou lançando a primeira carne louca feita 100% de fibra de fruta com a mesma aparência e o mesmo sabor da carne animal.
Líder de grupo de pesquisa desde 2008 no CNPEM (2008-2016 LNBio e 2016-atual LNBR). Atuou entre 2008 e 2016 como Coordenador de instalações científicas de grande porte dedicadas à Cristalografia de Macromoléculas do LNLS e LNBio (linhas de luz MX1 e MX2, e instalação de cristalização de macromoléculas ROBOLAB). Entre 2016 e 2017, foi Coordenador da Divisão Molecular do Laboratório Nacional do Bioetanol (CTBE) e desde 2018 é Diretor Científico do Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR). No início de sua carreira contribuiu no desvendamento dos mecanismos de modulação da coagulação sanguínea por drogas em fase clínica como Protac, rNAPc2 e NAP5. Seu foco de pesquisa atual está na elucidação de mecanismos moleculares para despolimerização da parede celular vegetal por meio da descoberta e desenho de enzimas e engenharia genética de fungos filamentosos. Coordena um projeto temático FAPESP neste tema e é responsável por projetos de grande porte de P&D com empresas do setor de Biotecnologia, além de liderar programas interdisciplinares institucionais voltados a solucionar problemas estratégicos ao País na área de bioenergia e biorrenováveis. Livre Docente pelo Instituto de Biologia da UNICAMP (2013), membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2020-atual) e membro da Comissão Técnica Nacional da Biossegurança (CTNBio/MCTI) atuando na setorial vegetal/ambiental (2021-atual). Estudos recentes do grupo resultaram em quebras de paradigmas na área de CAZymes e na descoberta de famílias CAZy e mecanismos enzimáticos inéditos. Na área aplicada, plataformas biotecnológicas desenvolvidas pelo grupo vêm sendo validadas em larga escala, seja em planta piloto como em experimentos de campo
Doutor pela Michigan State University-1987 e Pós-doutor pela University of Oxford. Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A do CNPq. Membro titular da Academia Nacional de Engenharia (ANE) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, sendo bolsista por dois anos de iniciação científica do PRH-05 (MCT/FINEP/ANP/UNESP-Rio Claro). Possui mestrado e doutorado em Ciências Biológicas - Microbiologia Aplicada (UNESP, campus Rio Claro), sendo bolsista do convênio Petrobrás e PRH-05. Desenvolveu atividade de pesquisa de doutorado por dois anos na Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA), sendo bolsista da CAPES nesse período. Atualmente, é docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (CCA - DCNME) e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - Microbiologia Aplicada da UNESP (Rio Claro). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Aplicada, Ambiental e Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: biorremediação de ambientes contaminados, produção e aplicação de biossurfactantes, ecotoxicologia e biotransformação de fluorcarbonados
Bacharel em Biotecnologia e também Engenheira de Biotecnologia (UNESP-Assis 2007 e 2011), mestre e doutora em Microbiologia Aplicada (UNESP - Rio Claro 2009 e 2014) tendo realizado parte experimental do doutorado na Universidade Federal do Paraná (Cultivo submerso de fungo filamentoso em bioreator para produção, extração, purificação, caracterízações química, fisica e biológica de carboidratos). Atualmente é professora Assistente na Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Botucatu. Tem experiência na área de fermentações aeradas puras, otimização de desempenho fermentativo e purificação de biomoléculas. Foi Analista de Controle de Qualidade em multinacional alemã fornecendo produtos para a área de Pharma e Food, sendo responsavel pela qualidade microbiologica de 3 instalações fabris de grande escala e pela qualidade produtos intermediários e finais. Natural de Iturama (MG)
Pós-Doutorado pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Botucatu (2011). Atua como docente na graduação desde 1999; e na pós-graduação desde 2004. Atualmente é vinculada à Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" atuando no Curso de Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Responsável pelo Laboratório de Biologia Molecular do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). Coordenadora do Laboratório de Biotecnologia Aplicada (LBA) do Núcleo de Pesquisa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu. Responsável pelo Laboratório de Biologia Molecular do LBA-HCFMB. Responsável desde 2020 pela implementação do diagnóstico molecular para o SARS-CoV-2 no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu.
Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Química (habilitação em Química Tecnológica) pela Universidade Federal de Viçosa (2000-2004), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2005-2007) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2007-2010) com um período de sanduíche no Institut National de la Recherche Agronomique (INRA), Narbonne, França (2009). Desenvolveu seu pós-doutorado em Lunds Universitet, Lund, Suécia (2010). Foi Pesquisadora (2010-2018) e Coordenadora da Divisão de Processos Tecnológicos (2016-2018) do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) (hoje, Laboratório de Biorrenováveis (LNBR)), pertencente ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Campinas/SP, atuando na área de processamento químico e biotecnológico de biomassas lignocelulósicas visando a produção de biocombustíveis e químicos renováveis, em escala laboratorial e piloto. Atualmente é Professora Assistente Doutora no Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da UNESP/Campus de Botucatu e coordenadora do Laboratório de Bioenergia e Produtos Renováveis (LBPR) atuando na área de bioeconomia, com foco na produção de biocombustíveis e produtos biobaseados de alto valor agregado. Tem experiência no desenvolvimento de projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em parceria com Empresas do ramo Químico, Biotecnológico, Cosmético e Saúde Animal. No ano de 2011 recebeu o Prêmio Capes de Tese na área de Engenharias II e o Grande Prêmio Capes de Tese na área de Ciências Exatas e da Terra. É bolsista de Produtividade 2 do CNPQ desde 2018 e membro da GreenBiotech Network, uma rede de colaboração científica entre jovens professores de diferentes unidades da UNESP e de outras instituições de pesquisa.
Graduado em Biomedicina pelo UniFSP. Especialização em Citologia Oncótica pela Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP (2019); Mestre em Patologia Toxicológica pela FMB, UNESP (2021); Atualmente cursa doutorado pelo mesmo programa no Núcleo de Avaliação do Impacto Ambiental sobre a Saúde Humana (TOXICAM), UNESP.