Contruindo um ambiente equilibrado

No terceiro dia do V Workshop Café Plus Cerrado Mineiro, contamos com a presença do Engenheiro Agrônomo Marcelo Urtado, no qual apresentou o tema “Cafeicultura regenerativa e de baixo carbono”. Marcelo além de empresário é formado pela UNESP, mestre em Tecnologia Ambiental, pós graduado em MBA em Gestão Ambiental, é um arborista internacional pela International Society of Arboriculture e também cafeicultor.

O produtor e gestor da fazenda Três Meninas desde 2016, abordou o assunto da palestra baseando em sua experiência de trabalho na cafeicultura, onde a proposta é uma produção de café equilibrada que gera um impacto ambiental e social positivo.

Sobre o tema apresentado, Marcelo citou motivos plausíveis para se adotar uma agricultura regenerativa e de baixo carbono, tais motivos como o aumento da procura de clientes que desejam um café de produção sustentável, a necessidade do mercado em saber sobre o impacto que a sua produção terá para o ambiente e a segurança alimentar a ser garantida. Também foram frisadas diversas formas com que se pode trabalhar com o café de forma responsável e o segredo mais importante para obter o sucesso: ser resiliente. Ser resiliente é saber se adaptar as mais diversas formas de problemas e adaptar-se a mudanças, algo que é rotineiro na vida de um produtor rural. Voltando para a cafeicultura, os problemas que surgem podem ser diversos, como nematoides, broca, bicho mineiro, irrigação na florada, preço dos adubos, mas ser resiliente é produzir o café de forma responsável e escolher mudanças, como a agricultura regenerativa, biológica, orgânica, de baixo carbono, agroflorestal dentre diversas outras. Um ponto importantíssimo que o produtor deve estar ciente é saber diagnosticar (ter conhecimento da área onde a sua fazenda está inserida), regenerar (reestruturar), equilibrar e conservar.

Segundo Marcelo, os primeiros passos para a mudança é ter um solo vivo, com muitos microrganismos, biodiversidade, solo coberto, infraestrutura de trabalho, onde a relação humana é o principal. Após definir os pontos principais ter um plano de ação é essencial, preparar um ambiente saudável em geral, oferecendo boas condições de moradia, estrutura em geral e recuperar o café.