Cerrado das Águas

O primeiro dia do V Workshop Café Plus Cerrado Mineiro, contou com a presença de Fabiane Almeida, Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela UFMG, além de coordenar projetos de conservação a mais de 10 anos. O seu objetivo foi explanar sobre a iniciativa do programa Cerrado das Águas, que atua na região do cerrado mineiro, buscando formas de combater os desafios que a agricultura enfrenta mediante às mudanças climáticas.

O Consórcio é financiado por empresas, e o fornecimento de matéria prima dessa equipe depende da sustentabilidade da região. Contou também sobre, o Programa de Investimento no Produtor Consciente (PIPC), uma metodologia para se ter resiliência climática e conseguir abordar essa base que necessita de ação, como forma de intervenção para alcançar o objetivo da resiliência.

De maneira análoga a palestra de Fabiane, é possível relacionar diversos pontos a nossa atualidade. Com a suavização da fiscalização ambiental, o desmatamento cresceu minuciosamente nos últimos anos. Segundo o Instituto Imazon, responsável por calcular os dados da floresta, o desmatamento na Amazônia aumentou 30% no em 2020 comparando ao ano anterior, sendo assim o maior percentual nos últimos dez anos. Para termos noção da magnitude da situação, é como se a cidade de São Paulo fosse queimada por cinco vezes, totalizando oito mil quilômetros de floresta destruída. Todas essas informações citadas acima trazem por consequência danos incalculáveis e permanentes para a fauna e flora deste local.

Da mesma forma, é evidente que outros biomas também são afetados, como o cerrado. Segundo o site Brasil Escola, 48% da vegetação original se encontra preservado, e grande parte disso se dá por conta do grande número de queimadas, presente neste bioma.


OPINIÃO

"A palestra de Fabiane foi de suma importância para abrir novos conceitos e idéias. Como estou no inicio da graduação, acredito que toda espécie de conhecimento seja valido, ainda mais quando é passado por alguém com experiência e vivencia na área. O conteúdo da palestra é fundamental para preparar novos profissionais para o mercado de trabalho, tendo em vista os inúmeros problemas que iremos enfrentar na nova agricultura."

Rodrigo de Rizzo Albanezi.

"Ter em mente os reais desafios que os produtores rurais e até mesmo as grandes empresas enfrentam pelas consequências climáticas, é primordial para enxergar como uma cultura pode se comportar e ser resiliente ao ponto de combater tais problemas. E, saber que o Cerrado das Águas atua tão firmemente nessa área é um alívio."

Pedro Henrique Ferreira Meneguim.

Estratégias inteligentes para uma agricultura resiliente - 5º Workshop Café Plus Cerrado Mineiro