O núcleo que desenvolve as atividades na Escola Estadual Horizonta Lemos se autointulou "Os Arquimedianos" para homenagearmos o famoso e importante matemático "Arquimedes de Siracusa".
Atribui-se a ele a frase: "Dêem-me um ponto de apoio e eu levantarei o mundo", que se refere a "Lei da Alavanca".
Nós acreditamos que a Educação é o ponto de apoio capaz de impulsionar o mundo! E por isso vamos desenvolver as atividades do PIBID inspirados pela inteligência de Arquimedes!
Leia mais em "A origem do nome"
No dia 09 de fevereiro de 2023, os arquimedianos iniciaram as atividades na Escola Horizonta Lemos. A 1ª atividade foi uma apresentação de teatro com mágicas e matemática!
O objetivo era motivar os alunos a estudar matemática e também mostrar que ela pode ser divertida.
Para saber mais, clique em "Abertura Oficial"
Nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2023, os arquimedianos realizaram suas sondagens iniciais.
A aplicação da sondagem foi dividida da seguinte forma:
15/02 das 07:00 às 07:50 - Aplicação da sondagem inicial no 8º02: Miguel coordena, Ana Luisa e Laínny observam;
15/02 das 07:50 às 08:40 - Aplicação da sondagem inicial no 8º01: Ana Luisa coordena, Miguel e Laínny observam;
16/02 das 07:00 às 07:50 - Aplicação da sondagem inicial no 8º02: Celso coordena, Ana Laura e Júlio observam;
16/02 das 07:50 às 08:40 - Aplicação da sondagem inicial no 8º01: Ana Laura coordena, Celso e Júlio observam;
17/02 das 07:00 às 07:50 - Aplicação da sondagem inicial no 8º02: Gabriella coordena, Gabriel e Flaviane observam;
17/02 das 07:50 às 08:40 - Aplicação da sondagem inicial no 8º01: Gabriel coordena, Gabriella e Flaviane observam;
A partir do dia 23 de fevereiro de 2023, os Aquimedianos iniciaram suas observações, que estão salvas em documentos do tipo Portfólio e/ou Diário de Campo.
Os Arquimedianos presam pelo contato dos alunos com as tecnologias, com isso, os alunos são levados para a informática para praticar e reforçar o que aprenderam em sala de aula.
São utilizados aplicativos como: Khan Academy e Geogebra para a aplicação das atividades.
Participamos de reuniões de módulo, realizadas em sábados, na Escola Estadual Horizonta Lemos, onde aprendemos como são realizadas as reuniões e quais assuntos devem ser tratados na mesma.
O dia da paz foi realizado na escola no dia 17 de junho de 2023, sábado, com o nome de “Horizonta Lemos Pela Paz”.
No dia 16 de junho de 2023 os alunos fizeram uma atividade sugerida pela escola, que foi um desenho ou palavras e frases de acordo com a frase “A semente da paz deve germinar em mim”, para o evento “Horizonta Lemos Pela Paz”.
No dia 14 de julho de 2023, participamos da festa julina da escola, intitulada de "Arraiá do Horizonta". Ajudamos a escola com os preparativos e tivemos conhecimento de como funciona a escola com uma festa tão grande.
Tangram é um antigo jogo chinês, que consiste na formação de figuras e desenhos por meio de 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo).
O Tangram é usado como um jogo educativo para desenvolver habilidades cognitivas, espaciais e matemáticas, além de estimular a criatividade e a imaginação. Ele pode ser utilizado para desenvolver o pensamento lógico e o raciocínio espacial em todas as faixas-etárias.
Os Arquimedianos presam pelo contato dos alunos com materiais concretos, com isso, é levado materiais diversificados para os alunos conhecerem a matemática de outras formas.