pERGUNTAS
- qUAL A FORMA DE AGRADECER O PRH39 nas puplicações e trabalhos/TCC/DISSERTAÇÕES/TESES?
Conforme Manual do usuário (pág. 24, item 18):
18. PUBLICAÇÕES
As publicações, trabalhos finais (trabalho de conclusão de curso, dissertação ou tese) e quaisquer outros meios de divulgação do Programa deverão obrigatoriamente citar o apoio financeiro do Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – PRH-ANP, suportado com recursos provenientes do investimento de empresas petrolíferas qualificadas na Cláusula de P, D&I da Resolução ANP nº 50/2015. Em todas as publicações deverão constar, na capa ou na folha de rosto, os logotipos da ANP, do PRH-ANP e do GESTOR, sempre que o padrão e normas da publicação permitirem.
Os trabalhos finais deverão ser enviados ao GESTOR em arquivo digital, no prazo de 60 (sessenta) dias após a defesa pública.
Observação: Mesmo que o bolsista não seja o primeiro autor, se está colaborando em um paper, patente, trabalho completo ou resumo de evento científico no momento que está com bolsa do PRH, pedimos que também incluam os agradecimentos ao PRH 39. Além disso, pedimos que todos os bolsistas mantenham seu lattes atualizado e nos informem sobre as publicações, prêmios recebidos, e participação em cursos de extensão para o nosso relatório de produtividade PRH 39 se manter atualizado.
Modelos de agradecimento PRH 39:
Agradecemos o apoio do Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – PRH-ANP, suportado com recursos provenientes do investimento de empresas petrolíferas na Cláusula de PD&I da Resolução ANP nº 918/2023 (PRH 39.1- Referente ao EDITAL Nº1/2018/PRH-ANP).” Este projeto teve o apoio financeiro da ANP, FINEP e MCTI através da bolsa de iniciação cientifica/mestrado/doutorado concedida pelo programa PRH 39.1 DEQ/UFSCar.
Ou
This work has the financial support of ANP, FINEP and MCTI, through the PRH 39.1 DEQ/UFSCar program.
Ou
The authors acknowledge the financial support from the Brazilian National Agency of Petroleum, Natural Gas and Biofuels (ANP), the Financing Agency for Studies and Projects (FINEP), and the Brazilian Ministry of Science, Technology and Innovations (MCTI), through the ANP Human Resources Program for the Biofuel Sector (PRH-39.1 ANP/FINEP).
2. qUANTAS DISCIPLINAS O BOLSISTA DE GRADUAÇÃO PRECISA CURSAR como um dos requesitos para OBTER O certificado do PRH39?
- Graduação-
Cursar 06 (seis) disciplinas relacionadas com a especialização, devendo estar obrigatoriamente entre elas as disciplinas:
Introdução à Tecnologia de Biocombustíveis
Metodologia de Pesquisa Científica
Desenvolvimento de Processos Químicos 1 e
Desenvolvimento de Processos Químicos 2
Optativa 1
Optativa 2
Optativas 1 e 2 na Graduação devem estar entre as listadas abaixo:
Produção de Biocombustíveis via Alcoolquímica
Produção de Biocombustíveis via Rotas Bioquímicas
Termodinâmica de Biocombustíveis
Introdução à Catálise Heterogênea
Tópicos em Reatores Químicos Heterogêneos
Tópicos em Biotecnologia
Operações Unitárias da Indústria Química 4 (com ênfase na utilização de simuladores e voltada para produção de etanol e biodiesel)
Controle de Bioprocessos
Aproveitamento de Resíduos e Co-produtos das Cadeias do Biodiesel e do Etanol
Análise e Controle de Qualidade de Biocombustíveis
3. qUANTAS DISCIPLINAS O BOLSISTA de mestrado PRECISA CURSAR como um dos requesitos para OBTER O certificado do PRH39?
- Mestrado-
Cursar 04 (quatro) disciplinas relacionadas com a especialização, devendo estar obrigatoriamente entre elas as disciplinas:
4. qUANTAS DISCIPLINAS O BOLSISTA DE doutorado PRECISA CURSAR como um dos requesitos para OBTER O certificado do PRH39?
- Doutorado-
Cursar 06 (seis) disciplinas relacionadas com a especialização, devendo estar obrigatoriamente entre elas as disciplinas: (Observação: não pode incluir ENQ-050 e ENQ-051)
ENQ-063 - Metodologias para a Elaboração de Trabalhos Científicos
+ 4 disciplinas escolhidas de acordo com a área de pesquisa
Opções:
ENQ-461 - Tópicos Especiais em Produção de Biocombustíveis Via Catálise Heterogênea
ENQ-758 - Tópicos Especiais em Produção de Biocombustíveis - Rotas Bioquímicas
ENQ-062 - Metodologias para análise e controle de qualidade de etanol e biodiesel
5. Sou bolsista COM TERMO DE OUTORGA VIRGENTE E tenho um trabalho ACEITO em evento científico da minha área de pesquisa. Como faço para utilizar a MINHA taxa de bancada?
Com o trabalho aceito para apresentação e aprovação do orientador para uso da taxa de bancada (desde que haja saldo suficiente), a seguinte lista de documentos precisará ser encaminhada para o coodenador Prof. Mansur e Pesquisadora Visitante. Os documentos serão analisados e após verificação do saldo da sua taxa de bancada, vamos prosseguir com o pagamento de inscrição e compra de passagem áerea e/ou terrestre conforme o local do evento.
Por favor não realize pagamento da inscrição por conta própria, o projeto não possibilita reembolso.
No email de solicitação encaminhe:
Informações do evento: data, local, site do evento;
Valor da inscrição (pode ser um print do site do evento);
Seu Login e senha do site para pagamento da inscrição;
Número de diária solicitadas preenchido conforme o Manual e valores indicados pelo anexo I do Decreto 6.907/2009 (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5992.htm#anexoi). Vide tabela do anexo I item D.
Anexar no email:
PDF com o trabalho submetido;
PDF de e-mail de aceite para apresentação do trabalho enviado pela comissão organizadora do evento;
3 orçamento das passagens de ida e volta saindo de São Carlos-SP para o local do evento contendo a data em que a busca foi realizada e o site. Recomendamos que façam a cotação de passagem aerea em Agência de viagem.
Após o evento, envie por email os certificados de apresentação, participação e comprovantes de embarque digitalizado para compor a prestação de contas do projeto.