PRH-ANP/Fapesp
Histórico do PRH-39
O Programa de Especialização em Biocombustíveis foi implantado no Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos (DEQ/UFSCar) em 2010 (PRH-44 na primeira fase do programa), por meio de um convênio firmado com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e renovado em 2019 através de novo convênio (PRH-39 na segunda fase do programa) , com a participação da FINEP até 30 de julho de 2024 e agora com a entrada da FAPESP a partir de 01 de agosto de 2024 com a assinatura do ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA Nº 16/2024.
O oferecimento do Programa de Especialização em Biocombustíveis, em níveis de graduação e pós-graduação, surgiu como uma consequência natural do trabalho já desenvolvido em pesquisa e ensino envolvendo etanol e biodiesel e também está relacionado com a localização física do campus da UFSCar, na região de Ribeirão Preto, que se destaca por ser um dos maiores polos de produção de cana-de-açúcar e etanol do país. Isso leva a uma relação natural com as usinas da região e de todo o Estado de São Paulo.
áreas de pesquisa PRH-39
- Produção de biodiesel, etanol e biogás
- Catalisadores heterogêneos e enzimáticos para conversão de biomassa, CO2, metano, óleos e gorduras em biocombustíveis
- Reaproveitamento e valorização de gases que causam efeito estufa.
- Gaseificação e pirólise
- Monitoramento ambiental
- Métodos computacionais na área de biocombustíveis
- Etanol de segunda geração
- GTL (gas-to-liquids)
- BTL (biomass-to-liquids)
- Novos combustíveis (DME, n-butanol, etc)
- Conversão de CO2
- Tratamento de efluentes líquidos e gasosos que levem à formação de compostos com potencial de utilização como combustíveis.
- Aproveitamento de resíduos e co-produtos.
- Outras fontes e processos renováveis de energia