* PARA VISTAR A MEMÓRIA BIBLIOGRÁFICA DO GRUPO, CLIQUE NA SETA DO LADO DIREITO DO TEMA GERAL ESTUDADO NO RESPECTIVO ANO.

sobre o grupo

O Grupo de Estudos de Filosofia Política nasceu em 2014 por iniciativa de Monica Loyola Stival e Luiz Damon Santos Moutinho e durou até 2016. Retomado em 2017 por iniciativa de Bruno Fernandes, Isabela Aline Oliveira e Luiz Damon Santos Moutinho, é hoje coordenado por este último e Celi Hirata, ambos professores do Departamento de Filosofia da UFSCar.

O alvo principal é a política contemporânea e suas formulações à luz de um permanente diálogo com a filosofia política moderna clássica. Assim, autores contemporâneos como Carl Schmitt, Leo Strauss, Claude Lefort, Michel Foucault, Giorgio Agamben e outros se fazem acompanhar de Hobbes, Rousseau, Kant, Hegel e outros.

Em cada período, se impõe um tema geral; por exemplo, em 2017: a "circunscrição do político", a retomada da "filosofia política" diante da "filosofia da história".


atualmente

Neste ano de 2021, daremos continuidade à leitura crítica do "liberalismo", que já vínhamos fazendo a partir de "O nascimento da biopolítica", de Foucault, e de "A nova razão do mundo", de Dardot e Laval. Desta feita, com Pierre Rosanvallon e seu "O liberalismo econômico. História da ideia de mercado".

Antes disso, porém, vamos retomar o clássico "Do Poder. História natural de seu crescimento", de Bertrand de Jouvenel. Ali, é elaborada uma crítica do Poder que se conclui como crítica dos "direitos sociais", a conformar, no século XX, um Minotauro indefinidamente protetor e indefinidamente autoritário.

Nos passos seguintes, vamos aprofundar a crítica do direito em duas versões:

a) foucaultiana: a critica de François Ewald em "O Estado Providência". Ewald aponta uma nova configuração do direito contemporâneo baseado no modelo da norma, e, a partir daí, suas implicações jurídicas e políticas;

b) marxiana: de Pachukanis, em "Teoria geral do Direito e marxismo", em que a crítica do direito remete a relações sociais e, nessa medida, torna se possível aproximar a forma do direito da forma da mercadoria e distinguir a categoria do sujeito como seu fundamento.

coordenadores

Celi Hirata e Luiz Damon Santos Moutinho

membros

Adam Italiano, Bruno Fernandes, Caio Ramiro, Dailson Lima Dias, Diva Rubin Perentoni, Eduardo Perali, Felipe Freller, Felipe Santana, Flávio Ottonicar, Gabriel Bertolino, Geraldo Carlos Nascimento, Gustavo Fujiwara, João Alfredo, Júlia Dos Santos, Kadichari Zoz Daju Dias, Lili Pontinta, Renan Souza, Rubens Fabrício Barbosa, Sabrina Marioto, Tatiane Vieira e Tiago Stefanuto.

informações

Nossos encontros acontecem de quinze em quinze dias, às terças pela manhã, das 10h às 12h30. Os interessados em participar podem nos enviar um e-mail (grupofilosofiapoliticaufscar@gmail.com) ou uma mensagem pela página do Facebook.

memória bibliográfica dos seminários

2021. Crítica do neoliberalismo

JOUVENEL, Bertrand de. Do Poder. História natural de seu crescimento. São Paulo: Peixoto Neto. (Apresentação de Rubens Fabrício Barbosa e Geraldo Carlos Nascimento)

ROSANVALLON, Pierre. O liberalismo econômico. História da ideia de mercado. Bauru: Edusc. (Apresentação de Celi Hirata, Gustavo Fujiwara, Bruno Fernandes e Felipe Freller)

EWALD, François . L'état providence. Paris: Bernard Grasset. (Apresentação de Luiz Damon Santos Moutinho e Tatiane Vieira)

PACHUKANIS, Evgeni. Teoria geral do Direito e marxismo. São Paulo: Boitempo.

2020. A questão do poder

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo. São Paulo: Boitempo. (Apresentação de Luiz Damon Santos Moutinho, Caio Ramiro, Bruno Fernandes, Felipe Santana, Geraldo Carlos Nascimento, Sabrina Marioto, Diva Rubin e Rubens Fabrício Barbosa)

CRUZ, Fernão de Oliveira Salles dos Santos. Hayek e os escoceses. (Apresentação de Pesquisa)

HAYEK, Friedrich. Studies in philosophy, politics and economics. (Apresentação de Fernão de Oliveira Salles)

LEBRUN, Gérard. A loteria de Friedrich Hayek. O pensamento de um intransigente (e sereno) apóstolo do liberalismo. (Apresentação de Fernão de Oliveira Salles)

2019. A questão do poder

LEBRUN, Gérard. O que é poder? São Paulo: Brasiliense. (Apresentado por Luiz Damon Santos Moutinho, Thomaz Kawauche, Celi Hirata e Bruno Fernandes)

LEBRUN, Gérard. Além do homem e homem total. In. A filosofia e sua história. São Paulo: Cosac Naify. (Apresentado por Luiz Damon Santos Moutinho)

LEBRUN, Gérard. Hobbes aquém do liberalismo. In. A filosofia e sua história. São Paulo: Cosac Naify (Apresentado por Celi Hirata)

LEBRUN, Gérard. Hobbes e a instituição da verdade. In. A filosofia e sua história. São Paulo: Cosac Naify. (Apresentado por Celi Hirata)

LEBRUN, Gérard. As liberdades dentro do liberalismo. In. Passeios ao léu. (Apresentado por Celi Hirata)

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes. (Apresentado por Celi Hirata e Luiz Damon Santos Moutinho)

FOUCAULT, Michel. Segurança, território e população. São Paulo: Martins Fontes. (Apresentado por Luiz Damon Santos Moutinho)

FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes. (Apresentação de Luiz Damon Santos Moutinho, Caio Ramiro, Bruno Fernandes, Geraldo Carlos Nascimento, Rubens Fabrício Barbosa e Celi Hirata)

2018. Circunscrição do político

MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. São Paulo: Boitempo. (Apresentação de Luiz Damon Santos Moutinho)

MARX, Karl. Sobre a questão judaica. São Paulo: Boitempo. (Apresentação de Bruno Fernandes)

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo. (Apresentação de Ana Carolina Soliva Soria)

MARX, Karl. Manifesto do partido comunista. São Paulo: Boitempo. (Apresentação de Maria Cristina Longo)

MARX, Karl. Crítica ao Programa de Gotha. São Paulo: Boitempo. (Apresentação de Maria Cristina Longo)

RODRIGUES, Alexandre Amaral. Ambição e prudência: os sistemas econômicos de Adam Smith. (Apresentação de Pesquisa)

2017. Circunscrição do político

OLIVEIRA, Isabela Aline. Considerações sobre o paradoxo da representação em Marx. (Apresentação de Pesquisa)

FERNANDES, Bruno. A insuficiência da emancipação política em Marx. (Apresentação de Pesquisa)

PONTINTA, Lili. O fundamento da legitimidade das leis e do direito positivos segundo Jean-Jacques Rousseau. (Apresentação de Pesquisa)

LEFORT, Claude. A invenção democrática. Belo Horizonte: Autêntica. (Apresentação de Luiz Damon Santos Moutinho)

HOBBES, Thomas. Leviatã. São Paulo: Martins Fontes. (Apresentação de Celi Hirata)

HOBBES, Thomas. Os elementos da lei natural e política. São Paulo: Martins Fontes. (Apresentação de Celi Hirata)

HOBBES, Thomas. Do cidadão. São Paulo: Martins Fontes. (Apresentação de Celi Hirata)

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. São Paulo: Abril Cultural. (Apresentação de Lili Pontinta)

KANT, Immanuel. Sobre a expressão corrente: isto pode ser correto na teoria, mas nada vale na prática. (Apresentação de Thomaz Kawauche)

KANT, Immanuel. Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. São Paulo: Martins Fontes. (Apresentação de Wagner Barbosa de Barros)

KANT, Immanuel. A paz perpétua. São Paulo: Edições 70. (Apresentação de Wagner Barbosa de Barros)

KANT, Immanuel. Começo conjectural. São Paulo: Unesp. (Apresentação de Wagner Barbosa de Barros)

FICHTE, Johann Gottlieb. Fundamento do direito natural segundo os princípios da doutrina da ciência. Lisboa: Calouste Gulbenkian. (Apresentação de Francisco Augusto Prata Gaspar)

HEGEL, G. W. F. Linhas fundamentais da filosofia do direito. São Leopoldo: Unisinos.​​ (Apresentação de Rodrygo Rocha Macedo)