Requerimento de Saída Técnica: https://forms.gle/K5fUMoYTwJ5FNByz8
Requerimento de saída interna ou translado para dentro da universidade: https://forms.gle/rjQdnL7YCgcsEGc48
Relatório de conclusão de visita técnica: https://forms.gle/VHj9SmGmEof79q138
As solicitações de visitas técnicas internas e externas devem ser cadastradas com antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis para análise.
Pedidos enviados fora desse prazo poderão ser automaticamente indeferidos. Situações emergenciais, devidamente justificadas, poderão ser avaliadas pela DAG, DAP e setor de transporte.
A Visita Técnica tem como objetivo propiciar ao estudante a oportunidade de aprimorar sua formação profissional e pessoal, além de ampliar o conhecimento de mundo, despertando maior motivação em relação à área do conhecimento desenvolvida em sala de aula.
Preferencialmente, as Visitas Técnicas deverão estar previstas no plano de ensino do(s) componente(s) curricular(es) a que estão vinculadas.
O organizador da Visita Técnica deverá ser um docente, sendo este o responsável pelo acompanhamento da atividade.
A Visita Técnica será concedida apenas a estudantes com matrículas ativas no Colégio Técnico.
Poderão participar colaboradores eventuais, servidores e estudantes da UFRRJ, desde que autorizados pelo Diretor.
É obrigatória a presença de, no mínimo, um(a) servidor(a) responsável para cada grupo de até 25 (vinte e cinco) estudantes.
Nos casos que envolvam pernoite fora da instituição, é obrigatória a presença de, pelo menos, uma servidora do sexo feminino, independentemente do número de estudantes. Essa medida visa garantir suporte adequado às alunas, bem como assegurar condições apropriadas de acompanhamento. Trata-se de uma exigência indispensável para a aprovação da atividade pela Direção do CTUR, tendo em vista a promoção da segurança, do cuidado e do acolhimento a todos(as) os(as) estudantes.
Os formulários necessários para viabilizar as Visitas Técnicas estarão disponíveis no site do DAP, sendo de responsabilidade do Proponente o acesso aos documentos e os respectivos preenchimentos.
As solicitações de Visita Técnica serão submetidas à apreciação e anuência da Coordenação de Curso e da Divisão de Assuntos Pedagógicos (DAP).
Após a aprovação pela Coordenação de Curso e pela DAP, o processo será encaminhado à Divisão de Assuntos Gerais (DAG) para manifestação quanto à disponibilidade orçamentária.
Havendo disponibilidade orçamentária, o processo seguirá para a DAP e para o Setor responsável pelo transporte, visando à realização da viagem.
O atendimento à solicitação está condicionado à disponibilidade de recursos para tal fim.
Em caso de indisponibilidade de recursos institucionais, a Visita Técnica poderá ser realizada desde que os participantes assumam as despesas relacionadas à viagem.
Deverá-se priorizar a realização de Visitas Técnicas que não acarretem ônus financeiro para os estudantes, a fim de garantir a participação ampla e igualitária.
É responsabilidade do Professor Proponente estruturar todas as etapas da Visita Técnica, incluindo o contato e agendamento com a empresa ou instituição, a verificação de acessibilidade e a entrega do Relatório Final.
A DAP deverá informar ao Proponente quanto ao deferimento ou indeferimento da solicitação.
Caso a Visita Técnica previamente confirmada não possa ocorrer, o Proponente deverá comunicar o cancelamento ou adiamento aos envolvidos com, no mínimo, cinco dias úteis de antecedência.
Havendo motivos institucionais que inviabilizem a realização da Visita Técnica, o Proponente será informado com, no mínimo, cinco dias úteis de antecedência, sendo permitida a remarcação da data.
Os alunos somente poderão participar da viagem se apresentarem o Termo de Responsabilidade e Declaração de Saúde devidamente preenchido ao Professor responsável pela atividade, uma vez que o documento contém informações importantes sobre os estudantes e atesta sua ciência quanto às regras de comportamento.
O Proponente deverá recolher os Termos de Responsabilidade e Declarações de Saúde de todos os participantes com, no mínimo, cinco dias úteis de antecedência ao primeiro dia de deslocamento. Os documentos deverão ser encaminhados à DAP, por meio de link de pasta compartilhada, para o e-mail dap.ctur@ufrrj.br.
Após a realização da Visita Técnica, o Proponente deverá preencher o formulário de Relatório de Visita Técnica.
A não entrega do relatório implicará a vedação de nova autorização para saída.
Para informações sobre diárias e passagens, acesse: https://drive.google.com/file/d/1ngvTC6xOhEz535bwpZ2t7HW-S4J2qkMC/view