ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA ACESSIBILIDADE CURRICULAR:
Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Prezados(as), saudações!
Com o objetivo de tornar o currículo mais acessível aos estudantes pertencentes ao público da Educação Especial, nossa Unidade Escolar está empenhada em implementar políticas, culturas e práticas que respeitem a subjetividade e as especificidades educativas de cada aluno.
Nesse sentido, estamos estruturando nossa organização político-pedagógica para assegurar um atendimento educacional inclusivo, pautado nas diretrizes legais e políticas públicas que legitimam o processo de inclusão.
Flexibilização Curricular e Práticas Pedagógicas Inclusivas
É fundamental reconhecer e respeitar as variadas formas de aprendizagem. A flexibilização do currículo e das práticas pedagógicas visa garantir o acesso, a permanência, a aprendizagem e a participação dos estudantes público da Educação Especial.
Assim, reforçamos que:
● As avaliações desses estudantes podem ocorrer em diferentes formatos, respeitando seu ritmo e estilo de aprendizagem.
● As notas não precisam ser lançadas antes do Conselho de Classe (COC), permitindo um acompanhamento mais individualizado e flexível.
● Os professores possuem autonomia para definir o momento e a forma mais adequada de avaliação, conforme as especificidades de cada estudante e o seu Plano de Ensino Individualizado (PEI).
Aplicação de Avaliações Acessíveis
Durante o período de provas, adotaremos a seguinte dinâmica:
Estudantes do AEE que necessitam de avaliações acessíveis e que realizarão as provas junto às suas turmas terão seus materiais acondicionados em envelopes identificados com o símbolo de acessibilidade.
Orientações importantes:
● O professor responsável pela disciplina deve inserir o símbolo da acessibilidade na avaliação, juntamente com o nome do(a) estudante, para facilitar a identificação.
● Essa medida evita a dispersão das provas adaptadas e garante que cheguem corretamente aos alunos que necessitam desse suporte.
Exemplo prático:
O fiscal, professor Mateus, aplicará a prova na turma 10. Nessa turma há dois alunos com baixa visão que necessitam de prova ampliada. O envelope da turma 10 será identificado com o símbolo de acessibilidade e conterá a quantidade de provas adaptadas.
Importante: Essa dinâmica se aplica exclusivamente aos estudantes do AEE que necessitam desse suporte específico durante as avaliações.
Formas Alternativas de Avaliação
Para os estudantes que necessitam de mediação pedagógica (Acessibilidade para leitura, escrita, transcrição ou compreensão dos conteúdos), recomenda-se:
● A atuação direta do(a) professor(a) da disciplina, com o suporte do AEE sempre que necessário.
● Avaliações não necessariamente impressas: podem ocorrer por meio de trabalhos, apresentações, atividades práticas, produções orais, registros fotográficos, desenhos, entre outros.
● Avaliações impressas devem ser bem ilustradas, com enunciados curtos e linguagem acessível.
Nosso Compromisso
Estamos comprometidos em desenvolver práticas pedagógicas mais inclusivas, equitativas e respeitosas às diferenças. Ressaltamos que:
● O suporte de acessibilidade ofertado pelo AEE é individualizado, ou seja, de acordo com as demandas educacionais específicas de cada estudante. O processo de avaliação deve ser contínuo, flexível e significativo.
Seguimos abertos a sugestões e ideias que fortaleçam esse processo coletivo de inclusão.
Em caso de dúvidas ou necessidade de apoio, o Atendimento Educacional Especializado está à disposição!
Profª. Patrícia Andrade
AEE/DAP
E-mail: aeectur@ufrrj.br
Esta página tem como objetivo disponibilizar, aos professores e à equipe técnico-administrativa, informações importantes para o acompanhamento pedagógico de estudantes com necessidades específicas no CTUR.
📁 Repositório de Relatórios Individuais:
Está disponível, no link abaixo, o repositório contendo os relatórios atualizados de cada estudante atendido, com orientações e encaminhamentos pedagógicos individualizados.
🔗 Acessar Repositório de Relatórios
⚠️ Atenção: O acesso ao repositório está restrito a docentes e servidores logados com e-mail institucional (@ufrrj.br).