Quem foram essas importantes figuras na mitologia viking?
Por Elayne Cristina
Deus Odin
Odin, com seus corvos Hugin e Munin, segundo manuscrito do século XVIII.
ODIN. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Odin. Acesso em: 15 ago. 2024.
Considerado o mais velho e poderoso deus, Odin era conhecido por diversos nomes na mitologia nórdica, o Pai de Todos, o deus da forca e o senhor dos mortos. Era dito que para conseguir o conhecimento das coisas, o deus teria sacrificado um dos seus olhos, além de si mesmo para adquirir o poder e sabedoria através do aprendizado das runas e seus mistérios, no qual por meio de nove dias e noves noites de agonia, ó deus por fim teria passado a dominar a magia das runas e consequentemente possuiria o domínio do mundo.
É mencionado que Odin frequentemente se disfarçava entres os humanos durante viagens por diferentes lugares, ao seu lado estariam os seus dois corvos, Munin e Hugin, memória e pensamento respectivamente, estes que levariam conhecimento de todos os locais para o deus.
Lobo Fenrir
Odin e Fenrir (1909) por Dorothy Hardy
FENRIR. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fenrir. Acesso em: 15 ago. 2024.
Segunda a mitologia nórdica, o lobo Fenrir teria sido um dos filhos de Loki com a gigante Angrboda. Conta-se na Edda em prosa, no Gylfaginning 34, que Fenrir teria apresentado durante muito tempo uma ameaça para os deuses, conseguindo até mesmo escapar duas vezes de correntes que tentaram o aprisionar, antes de finalmente ter sido aprisionado, ao ser enganado pelos deuses.
É dito, que após se libertar de suas correntes mágicas durante o Ragnarök, Fenrir ao ter comido a Abóbada Celeste teria partido posteriormente atrás do deus Odin, culminando assim na batalha representada na fonte acima, onde o mesmo derrota e mata Odin.
Serpente Jörmungandr
"Thor combatendo a Serpente Jormungand" por Henry Fuseli (1788) .
JÖRMUNGANDR. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%B6rmungandr. Acesso em: 15 ago. 2024.
Segundo filho de Loki com Angrboda, na mitologia, Jörmungandr era conhecida como Serpente de Midgard (o maior dos perigos), após ter sido banida por Odin para viver nas profundezas dos oceanos, teria crescido tanto ao ponto de morder a própria cauda.
Acredita-se que a monstruosa serpente possuiria o papel de proporcionar “equilíbrio” e “ordem cósmica”, visto que em todas as narrativas que citam a pescaria de Thor, no qual o mesmo puxa a serpente para matá la, haveria agitação no mar e na terra. Esta mesma situação também se repete nos eventos ocorridos durante o Ragnarök, (ao sair para a terra, Jörmungandr teria provocado tanto maremotos como terremotos na terra), estes que representariam a renovação e o surgimento de um novo mundo, visto que a mesma simbolizaria a ideia de tempo, de começo e de fim.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
OLIVEIRA, Leandro Vilar; OLIVEIRA, Angela Albuquerque de. O simbolismo do lobo e da serpente no Ragnarök. Diversidade Religiosa, v. 7, n. 1, 2017, p. 216-240.
VIEIRA, Leonardo Gonçalves. O Legado da Mitologia Nórdica no Heimskringla. In: Anais do 31° Simpósio Nacional de História [livro eletrônico]: história, verdade e tecnologia/organização Márcia Maria Menendes Motta. 1. ed. São Paulo : ANPUH - Brasil, 2021.
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário abaixo!