Abelha Euglossini (Apidae) visitando flor de Centrosema sp. (Fabaceae).
As flores ocorrem exclusivamente nas Angiospermas, que por isso também são chamadas de plantas com flores. A flor é a sede da reprodução sexuada deste grupo vegetal que atualmente é o mais diverso dentre as plantas vivas, com mais de 350.000 espécies distribuídas em todos os principais ecossistemas da terra.
A principal função da flor é garantir a polinização, ou seja, a transferência de pólen até estigma co-específico. É a primeira etapa da reprodução sexuada das Angiospermas, essencial para a produção de frutos e sementes. Logo a polinização é uma interação que tem importância fundamental na manutenção da diversidade genética das florestas e da sua fauna (e.g., polinizadores, dispersores, herbívoros, predadores) e também na produção de alimentos consumidos pelos seres humanos. Ou seja, a polinização é um serviço ecossistêmico (i.e., que beneficia a espécie humana).
Os atributos florais (morfológicos, fisiológicos, ecológicos) estão geralmente relacionados aos principais grupos de polinizadores (ou vetores de pólen), que na maioria das plantas são animais, principalmente insetos (abelhas, moscas, vespas, besouros, borboletas, mariposas, etc.), mas também aves (e.g., beija-flores, passeriformes), répteis (lagartixas, lagartos) e mamíferos (p.e., morcegos).