projetos científicos

Projetos de pesquisa

Novos sistemas construtivos, antigos saberes: Um olhar para as coberturas de edificações prediais sob a ótica sustentável


Coordenador: Prof. Dr. Christian Souza Barboza

Faculdade: Faculdade de Engenharia - FAEN

Curso: Engenharia Civil

Início Previsto: 01/04/2020 Término Previsto: 31/03/2022


RESUMO

A construção civil passa por um processo de grandes transformações, considerando outros paramentos fundamentais além dos tradicionalmente adotados: tempo, qualidade e custo. Influenciada fortemente pelas discussões mundiais acerca da sustentabilidade das ações humanas, esta indústria, que historicamente gera grandes impactos ao meio ambiente, está imersa em um processo de revisão de seus processos, considerando outras abordagens que levem em consideração os prismas sociais, ambientais e econômicos, em conformidade as novas expectativas da sociedade para com o setor produtivo. Há a necessidade de se desenvolver métodos e produtos que busquem preservar tanto a resiliência dos ecossistemas como a historicidade, as manifestações culturais e qualidade de vida local. Neste sentido, o presente projeto de pesquisa busca estreitar a distância entre o conhecimento técnico e científico vinculado aos sistemas construtivos de edificações prediais às tecnologias construtivas adotadas por comunidades tradicionais, desenvolvidas e repassadas por gerações (na maior parte das vezes por meio de manifestações culturais e tradição oral). Se é adotada a hipótese de que as soluções construtivas tradicionais possuem, por sua longevidade, um alto grau de aprimoramento técnico, aliado à baixos impactos ambientais e custos produtivos. Nesta etapa, as investigações serão concentradas em sistemas de vedação horizontais destinadas à coberturas sendo previstos, para futuros projetos, a investigação das demais partes de uma edificação. Desta forma, por meio da revisão da literatura, documentos históricos, visitas in loco e a promoção de rodas de conversas semiestruturadas, se pretende promover o aprendizado de técnicas construtivas não estudadas tradicionalmente pelas escolas de engenharia, assim como, levar noções acerca de materiais tradicionais a estes povos. A partir desta troca de saberes, em um segundo momento, estas técnicas serão estudadas micro e macroscopicamente, por meio de modelagens computacionais, prototipagem em escalas reduzidas e ensaios de laboratoriais. Esta fase originará um arcabouço técnico rico e que possibilitará a adoção de estratégias inovadoras para a produção de novos sistemas e materiais construtivos. Ao final, se pretende ter como resultado a criação de uma estrutura que servirá de auxílio para profissionais da área na seleção de processos mais sustentáveis, por meio da construção de um banco de dados de acesso público.





Análise e dimensionamento de estruturas de concreto armado sujeitas a descontinuidades


Coordenador: Prof. Ms. André Felipe Aparecido de Mello

Faculdade: Faculdade de Engenharia - FAEN

Curso: Engenharia Civil

Início Previsto: 02/03/2020 Término Previsto: 01/02/2024


RESUMO

Quando se faz o dimensionamento de uma viga em concreto armado, normalmente se leva em conta a Hipótese de Bernoulli, ou seja, se considera que as deformações se distribuam linearmente ao longo da seção transversal. No entanto, esta simplificação não pode ser aplicada a certos tipos de estruturas, caracterizadas pela existência de cargas concentradas ou mudanças bruscas na seção transversal, que fazem com que a distribuição de deformações ao longo da seção seja não-linear. Como exemplos destas regiões, simplesmente denominadas por regiões “D”, pode-se citar as vigas-parede, consolos curtos e blocos de fundação. Para este tipo de estrutura, deve-se partir para métodos mais arrojados de análise, como o Método das Bielas (MB), o Método dos Elementos Finitos (MEF) ou o Método Biela-Painel (MBP). Este projeto de pesquisa visa estudar e apresentar métodos eficazes para o dimensionamento das regiões “D” nas estruturas de concreto, bem como apresentar resultados numéricos de simulações efetuadas a partir do MEF. Uma atenção especial será dada ao MBP, visto que este já foi aplicado com sucesso tanto em análises computacionais robustas quanto em simples análises elásticas manuais.

"É praticamente impossível elaborar uma monografia, ou um artigo, ou um estudo de caso, ou um estudo de jurisprudência sem ter feito antes um projeto de pesquisa. É o projeto que norteia todo o trabalho que será desenvolvido. Isso envolve a especificação do tema, do problema, da hipótese, dos objetivos, da justificativa, da metodologia etc." (DE SORDI, JOSE OSVALDO. Desenvolvimento de projeto de pesquisa. Saraiva Educação SA, 2017.)

"Compreende a uma das fases da pesquisa. É a descrição da Estruturas" (NBR 15287) ABNT, 2011.

Desta forma, um projeto de pesquisa é o resultado da estruturação pensada para se investigar uma problemática científica. Em nossa universidade esses projetos são liderados, em sua maioria, por docentes com grande expertise na área tema do projeto. Os projetos são acompanhados pela Prorreitoria de Pesquisa (PROP)

Projetos de extensão

Nome do projeto


Coordenador:

Faculdade: Faculdade de Engenharia - FAEN

Curso: Engenharia Civil

Início Previsto: Término Previsto:


RESUMO


"Art.2° Caracteriza-se como extensão universitária toda atividade mencionada a seguir que: I - propicie a troca de experiências entre a Universidade e a sociedade em consonância com a sua função social; II - atualize, aperfeiçoe e realize educação e formação continuada dos profissionais e outras pessoas da sociedade a fim de promover trocas de saberes visando transformações sociais; III - promova o desenvolvimento artístico, o desporto e o lazer da comunidade universitária interna e/ou a comunidade externa da universidade; IV - atenda diretamente à comunidade ou às instituições públicas ou particulares, pelos órgãos de administração, de ensino ou de pesquisa; V - divulgue, discuta e publique estudos e trabalhos sobre aspectos da realidade local ou regional; ou VI - estimule a produção literária, artística, científica e tecnológica."

(https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/PROEX/altera%C3%A7%C3%A3o%20normas%20de%20extens%C3%A3o%20APROVADO%20NO%20CEPEC.pdf)

Projetos de ensino

Nome do projeto


Coordenador:

Faculdade: Faculdade de Engenharia - FAEN

Curso: Engenharia Civil

Início Previsto: Término Previsto:


RESUMO


Projeto de Ensino de Graduação (PEG), no âmbito da UFGD, é toda programação que contribua para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, correlacionada a uma ou mais disciplinas dos cursos de graduação, utilizado como mecanismo de sistematização e operacionalização de iniciativas e experiências com vistas à efetivação da melhoria estrutural, organizacional e funcional do ensino.

(https://portal.ufgd.edu.br/coordenadoria/cograd/peg#:~:text=Projeto%20de%20Ensino%20de%20Gradua%C3%A7%C3%A3o,e%20experi%C3%AAncias%20com%20vistas%20%C3%A0)

Iniciação científica

Em Construção

"A Iniciação Científica é uma porta de entrada para jovens estudantes que desejam ter contato com a pesquisa acadêmica. Para oferecer um direcionamento e apresentar as teorias e métodos científicos aos jovens, é necessário que professores pesquisadores se disponibilizem a orientar a Iniciação Científica."

(https://portal.ufgd.edu.br/noticias/estao-abertas-as-inscricoes-para-bolsas-de-iniciacao-cientifica)