A Nossa Uespi é a instituição com maior capilaridade em todo o estado do Piauí. Presente de norte a sul do estado, oferta o ensino superior na modalidade presencial, especial e a distância.
A instituição foi criada em 1984, por meio da Lei Estadual nº 3.967/1984, que estabeleceu a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação do Estado do Piauí (FADEP), entidade mantenedora dos Centros de Formação de Recursos Humanos, para o ensino da rede pública estadual em nível superior. Em 1985 a universidade passou a funcionar como Centro de Ensino Superior através do Decreto Federal nº 91.851. A partir da aprovação da Lei nº 4.230/88 foi criada as condições necessárias para instalação e funcionamento.
Em 28 de julho de 1986, a UESPI realizou sua primeira aula inaugural, proferida pelo professor Dr. Luís Soares Araújo Filho, subsecretário de Desenvolvimento Educacional do Ministério da Educação (MEC), integrante da equipe que elaborou o projeto de criação da FADEP, na época. Os primeiros cursos instituídos na universidade na cidade de Teresina foram Pedagogia/Magistério, Ciências Biológicas, Matemática, Letras/Português, Letras/Inglês e Bacharelado em Administração.
A partir do decreto de 25 de fevereiro de 1993, estabeleceu o funcionamento em formato multicampi, com instalação de unidades nas cidades de Floriano, Parnaíba, Picos e Corrente. Neste mesmo ano, foi realizado o primeiro vestibular para ingresso de alunos.
Ao longo de mais de 30 anos, a universidade passou a ter campi em outras cidades do estado. O ensino regular é ofertado cursos nas cidades de: Teresina, Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Picos, Oeiras, Floriano, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Bom Jesus e Corrente.
No ensino a distância são mais de 180 municípios com oferta de cursos através do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), da Universidade Aberta do Piauí (UAPI) e do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Além de oferta de especializações, mestrados e doutorados.
Com foco no Ensino, Pesquisa e Extensão, a UESPI oferece oportunidade de formação nas áreas de Ciências Humanas e Letras, Ciências da Natureza, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Educação, Comunicação e Artes, Ciências da Saúde, Ciências da Tecnologia e Urbanismo e Ciências Agrárias.