ciclo de vida

Ciclo de Vida - Ensino Superior/Graduação


O ciclo de vida das plantas terrestres envolve uma alternância entre as fases haploide (gametofítica) e diploide (esporofítica), com a reprodução sexual ocorrendo na fase gametofítica e a produção de esporos na fase esporofítica. 

Vídeos

Ciclo de vida das Briófitas


As briófitas são plantas pequenas que podem ser encontradas em diversos locais, como troncos de árvores e muros. O ciclo de vida dos musgos apresenta uma fase dominante chamada gametófito (haploide), que inicia com a germinação do esporo. Na maturidade o gametófito produz gametângios femininos e masculinos e os respectivos gametas. Essas plantas dependem da água para que os anterozoides fertilizem a oosfera formando o zigoto (diploide). O zigoto é a primeira célula do esporófito que, na maturidade, desenvolve na sua extremidade a cápsula. Dentro da cápsula as células esporogênicas sofrem meiose e posteriormente os esporos são liberados da cápsula completando o ciclo de vida do musgo.


Idioma: português

Tempo de duração: 3:00 minutos

Legenda automática em português: sim



Ciclo de vida das Pteridófitas


Pteridófitas são plantas que geralmente crescem em florestas úmidas e se reproduzem por meio de esporos. Exemplos de pteridófitas incluem samambaias e avencas. A fase dominante no ciclo de vida das pteridófitas é o esporófito (diploide). O gametófito e o esporófito nas pteridófitas são independentes um do outro, e o gametófito se desenvolve a partir da germinação do esporo.


Idioma: português

Tempo de duração: 3:53 minutos

Legenda automática em português: sim



Ciclo de vida das gimnospermas


As gimnospermas são plantas que possuem sementes nuas, como o pinheiro araucária, e apresentam um ciclo de vida que tem como fase dominante o esporófito. Elas possuem heterosporia, com esporos masculinos e femininos formados em diferentes esporângios. A fecundação ocorre quando o pólen germina e forma o tubo polínico, levando o gameta masculino ao óvulo. Após a dispersão e germinação da semente o embrião retoma o seu desenvolvimento e cresce dando origem, eventualmente, a uma nova planta adulta.


Idioma: português

Tempo de duração: 5:09 minutos

Legenda automática em português: sim



Ciclo de vida das angiospermas


Angiospermas são plantas com flores e com sementes protegidas por frutos. Seu ciclo de vida é dominado pela fase esporofítica (diploide) e o gametófito é reduzido e completamente dependente do esporófito. A reprodução sexuada ocorre após a polinização, com a formação de grãos de pólen que contêm o gametófito masculino. A dupla fecundação resulta na formação do embrião e endosperma, que fazem parte da semente. A dispersão e germinação da semente levam ao desenvolvimento de um novo esporófito adulto.


Idioma: português

Tempo de duração: 5:38 minutos

Legenda automática em português: sim



Embriogênese em plantas


A embriogênese em plantas é o processo de desenvolvimento do embrião, desde a formação do zigoto até a maturação da semente. Etapas como divisão, celular inicial, formação do suspensor, desenvolvimento de tecidos e órgãos, são todas etapas da embriogênese.


Idioma: inglês

Tempo de duração: 3:33 minutos

Legenda automática em português: sim