CAFÉ

Quando falamos em flores, geralmente vem ao nosso pensamento as cores, aromas, beleza...🌷🌺atributos, muitas vezes,  voltados à ornamentação, mas nem todas as floradas são esperadas apenas para deixar o ambiente mais bonito. Há flores comuns na primavera (setembro a novembro) que são ansiosamente esperadas, não pela beleza,  mas pelo prenúncio de produtividade. É o caso do café.

Somente quem já passou por um cafezal,  na época da florada,  sabe o que é ter a sensação de ver uma vegetação repleta de neve em plena primavera brasileira; isso porque as flores brancas contrastam com as folhas  verdes e brilhantes das plantas, formando uma paisagem, no mínimo,  inusitada; paisagem essa, que alegra os olhos, principalmente, dos produtores,  pois quanto mais flores, maiores são as chances de polinização e posterior formação dos frutos.

São  conhecidas  cerca de 103 espécies de café. 

No Brasil,  as espécies mais comuns são: o café-arábica (Coffea arabica) e o café-robusta ou conilon (Coffea canephora), sendo o maior produtor e exportador mundial de café, seguido pelo Vietnã e a Colômbia.

O café é uma planta que tem a sua origem no continente africano, na região da Etiópia. Estima-se que a região da Cafa, na Etiópia, é quem originou o nome de Café. 🌏

Sua chegada ao Brasil se deu a partir de mudas do Jardim Botânico de Amsterdã que chegaram na Guiana Francesa (Onde hoje é o Suriname). A partir desse plantio, o Sargento Francisco de Mello Palheta transportou uma muda para o Brasil, chegando até a cidade de Belém, no Pará, em 1727.