O EVENTO

O III SIMVALE

O III SIMVALE - Simpósio de Variação Linguística e Ensino - pretende contribuir para o aperfeiçoamento acadêmico dos alunos de pós-graduação e de graduação, além de propiciar a capacitação profissional de professores da educação básica e do ensino superior, promovendo a divulgação e o debate de pesquisas atuais, realizadas em torno da temática da variação linguística e do ensino.

Os trabalhos que serão apresentados na edição do III SIMVALE, sob organização do PLE/UEM, deverão estar inseridos em torno de um dos três eixos básicos propostos pelo simpósio:

Eixo 1: Variação linguística e ensino de línguas – enquadram-se, neste eixo, os trabalhos que atuam em torno da sociolinguística educacional, discutindo o ensino e a aprendizagem, a partir da perspectiva da variação.

Eixo 2: Variação linguística – enquadram-se, neste eixo, os trabalhos que atuam na descrição linguística, a partir das diversas perspectivas teóricas, concebendo a língua com objeto heterogêneo.

Eixo 3: Ensino de línguas – enquadram-se, neste eixo, os trabalhos que, a partir de diferentes perspectivas teóricas, tomam por objeto o ensino e a aprendizagem de línguas.

O evento homenageia o linguista Carlos Alberto Faraco (UFPR), cujos trabalhos realizados contribuíram de maneira especial para os temas da linguística aplicada e da descrição da variação linguística da Língua Portuguesa, em perspectiva sincrônica e diacrônica. Para saber mais sobre o nosso homenageado, clique aqui.

Como posso participar do III SIMVALE?

O evento está aberto à participação de estudantes, de professores da rede pública e de docentes das IES dos cursos de Letras e áreas afins.

Poderão participar com apresentação de trabalhos os seguintes pesquisadores:

1) docentes de IES;

2) alunos de pós-graduação;

3) alunos de graduação em coautoria com docentes de IES ou sob sua orientação.

As edições anteriores do SIMVALE

A primeira edição do SIMVALE

A primeira edição do evento, SIMVALE: SIMPÓSIO DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DA UENP (evento.uenp.edu.br/simvale), ocorreu em novembro de 2016, na UENP - Campus de Jacarezinho, com a participação de professores da UFJF, da UEL e da UENP. O evento, de caráter regional, propiciou um início de encontros mais amplos destinados à divulgação e à discussão de assuntos relacionados à variação e ensino. Dada a excelente participação de alunos de pós-graduação, graduação e professores no evento de 2016 e também por conta da relevância social e pertinência teórica da temática para a pós-graduação, decidiu-se por dar continuação ao evento com o objetivo de verticalizar as discussões propostas. Para visitar o site daquela edição, clique aqui.

A segunda edição do SIMVALE

Assim, de 29 de novembro a 1 de dezembro de 2017, sob organização da UEL, ocorreu o II SIMVALE, que pretendeu não somente prosseguir com as iniciativas da edição anterior, mas também ampliar a cobertura do evento. O simpósio optou por homenagear a professora Stella Maris Bortoni-Ricardo (UnB), cujo trabalho é, como se sabe, fundamental para a pesquisa na área temática da variação e do ensino. Além de trabalhos da Instituição que abrigou o evento, aquela edição contou com participação, apresentações e conferências de diversos pesquisadores de instituições como UENP, UFSC, UFRJ, dentre outras. Para visitar o site daquela edição, clique aqui.