LANÇAMENTO DE LIVROS

Aparecida Feola Sella; Clarice Cristina Corbari; Vanderci de Andrade Aguilera (Organizadoras)

Dez anos do Projeto Crenças e atitudes linguísticas: um estudo da relação do português com línguas em contato. Contatos linguísticos no Paraná. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 262p.

Esta obra apresenta a descrição da concepção e do desenvolvimento do Projeto CAL, dos pressupostos teóricos, dos procedimentos metodológicos e de trabalhos acadêmicos resultantes de análise dos inquéritos desenvolvidos nas localidades investigadas, bem como delineia os desdobramentos do Projeto. Possibilita mais um olhar teórico para a complexidade sociocultural e sociolinguística do nosso Paraná, cuja história conta com contato linguístico entre grupos étnicos das mais variadas origens em virtude das correntes migratórias e, nas regiões fronteiriças com outros países, das relações laborais e comerciais.

Josiane Junia Facundo e Célia Regina Vitaliano

A disciplina de libras na formação de professores. Curitiva: CRV, 2019.

Este livro traz algumas reflexões acerca do processo de implementação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores, bem como seus efeitos. Em especial, o curso de Pedagogia foi escolhido como foco, tendo em vista este ter sido um dos primeiros a adequar sua matriz curricular para a oferta da disciplina de Libras na maioria das instituições brasileiras.

Vânia Casseb-Galvão e Maria Helena de Moura Neves (Organizadoras)

O todo da língua: teoria e prática do ensino de português. São Paulo: Parábola, 2017.

O livro oferece reflexões sobre como o século XXI, com suas demandas, requer que a linguística ofereça subsídios à educação básica no Brasil. Pautas do novo milênio devem ser assumidas pelos linguistas brasileiros, na busca de respostas ou oferta de sugestões que possam ser consideradas pelos professores na sala de aula dos níveis fundamental e médio. Essa orientação de metas para o ensino da língua portuguesa requer formação mais ampla do docente da educação básica, numa prática que deve passar pelo conhecimento maior da própria estrutura gramatical, bem como das propriedades contextuais, nos níveis intra e extralinguístico, e dos processos cognitivos envolvidos nos distintos usos.

Carlos Alberto Faraco

História do português. São Paulo: Parábola, 2019.

O livro discute questões referentes à história da língua. Seu núcleo constitui-se da apresentação de aspectos da história da língua portuguesa e das culturas com ela correlacionadas. Apresenta-se uma história sociopolítica e cultural da língua portuguesa. Para cumprir esse objetivo, combina quadros conceituais oriundos da linguística, da sociolinguística, da antropologia, da sociologia e da história. O estudo da história das línguas e das respectivas culturas tem necessariamente um caráter inter- e multidisciplinar.

Francisco Eduardo Vieira e Carlos Alberto Faraco.

Escrever na Universidade: Fundamentos. São Paulo: Parábola, 2019.

As práticas de letramento dos estudantes universitários envolvem atividades de escuta, fala, leitura e escrita, todas fundamentais para o bom desempenho acadêmico. Entretanto, as atividades que costumam apresentar mais dificuldade são as de produção escrita.

Foi pensando nesse quadro que oferecemos a você a Coleção Escrever na universidade. principal: o estudante universitário brasileiro.

O primeiro volume — Fundamentos — delineia as grandes coordenadas que nos permitem entender aspectos específicos do ato de escrever.

Francisco Eduardo Vieira e Carlos Alberto Faraco.

Escrever na Universidade: Texto e Discurso. São Paulo: Parábola, 2019.

As práticas de letramento dos estudantes universitários envolvem atividades de escuta, fala, leitura e escrita, todas fundamentais para o bom desempenho acadêmico. Entretanto, as atividades que costumam apresentar mais dificuldade são as de produção escrita.

Foi pensando nesse quadro que oferecemos a você a Coleção Escrever na universidade. principal: o estudante universitário brasileiro.

O segundo volume — Texto e discurso — tem seu foco nas estratégias de organização, progressão e coesão textual.


Edson Carlos Romualdo; Marisa Correa Silva; Maria Margarete de Paiva Silva; Maria Verônica Cardoso; Maria Betânea da Rocha de Oliveira.

Imersão nas Letras: percursos literários e linguísticos. Arapiraca: Eduneal, 2019.

Imersão nas Letras: Percursos literários e linguísticos é resultado do projeto de doutorado interinstitucional (Dinter) UEM-Uneal, trazendo artigos que são resultado direto das vivências e das trocas entre docentes e discentes do programa de pós-graduação em Letras (PLE) da Universidade Estadual de Maringá e da Universidade Estadual de Alagoas. Testemunho de uma farta produção de saberes, o livro é uma comprovação de que o projeto Dinter agrega e enriquece as duas instituições

Cláudia Sabbag Ozawa Galindo (Org.)

(Des)emCONTOS. Nova Andradina: Gama Editorial, 2019.

A obra (Des)emCONTOS é resultado de um projeto desenvolvido na disciplina de Literatura Brasileira: narrativa. O livro reúne 21 contos produzidos pelos acadêmicos do 3º ano do Curso de Letras da UEM, no final do ano de 2018. Enlaçando os conceitos relativos à construção da identidade, memória e escrita de si, os autores produziram seus textos a partir das ideias de autoficção e processo epifânico, bem como elementos pertinentes à teoria do conto. O projeto esteve sob orientação da professora Cláudia Sabbag Ozawa Galindo.


Evely Libanori

Quem nos habita. Rio de Janeiro: Autografia, 2019.

Quem nos habita é um livro que fala de temas existenciais, como o tempo e a morte. E conta as histórias e os sentimentos de viver com os animais. A narradora derruba a linha divisória que separa humanos e animais quando estabelece com eles a comunicação por meio do olhar. Ela olha os animais com admiração e fascínio. Animais são seres essenciais, não conhecem a cronologia temporal, não vivem inquietações metafísicas, não têm divisões entre ser e parecer. Ser um animal é provar a vida plena.