Apresentação do Grupo Fogança na VI SAU. Arquivo da UEM digitalizado.
Apresentação do Grupo Fogança na VI SAU. Arquivo da UEM digitalizado.
“A Universidade tem que ser aberta e atender a comunidade que lhe rodeia. E essa comunidade precisa do ensino, da capacitação técnica, mas ela também precisa da formação para a alma, para o espírito. Então o movimento artístico.”
- Sueli Lara, entrevista.
O Grupo Parafolclórico Fogança Teve origem em 1986 a partir da realização de um curso sobre danças populares realizado pelas Professora Sueli Lara, se firmando como projeto em 1988 e 1989.
O projeto propunha a pesquisa, coleta e reprodução das manifestações folclóricas de nosso país. Tinha como objetivo a preservação e difusão de cantos, danças e outras expressões culturais autenticamente brasileiras em suas mais diversas expressões regionais, destacando as raízes populares de nossa cultura.
“Eu sou brasileira, preta, filha de baiano e tenho o trabalho com a cultura do meu povo, com a cultura que existe na minha terra que se chama Brasil.”
- Sueli Lara, entrevista.
Apresentação do Grupo Fogança. Arquivo da UEM digitalizado..
No Brasil, o projeto se apresentou não só em Maringá e no Paraná, mas por todo território nacional como São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia.
O Fogança também foi responsável de levar o folclore brasileiro a diferentes países do mundo, com passagens por países como França, Espanha, Portugal, Bolívia, e Peru.
Gravou também os CDs Sul, Centro, Norte Fogança Dança o Brasil (1997) e Cirandando Pelo Brasil (2001).
Apresentação do Grupo Fogança. Digitalizado do Caderno de Extensão Sebastião, nº 7. 2011
Apresentação do Grupo Fogança. Arquivo da UEM digitalizado.
Apresentação do Grupo Fogança. Digitalizado do Caderno de Extensão Sebastião, nº 7. 2011
Fogança na VI SAU. Arquivo da UEM digitalizado.